terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Zico é surpreendido com homenagem aos campeões cariocas de 1974

Zico no Flamengo (Foto: Thales Soares)No dia 22 de dezembro de 1974, um empate em 0 a 0 com o vasco garantiu ao Flamengo a conquista do Campeonato Carioca, diante de mais de 165 mil pessoas no Maracanã. Foi o primeiro título de Zico como protagonista, que completou 40 anos nesta segunda-feira, como o início de uma era inesquecível para os torcedores do clube.

Zico foi surpreendido nesta terça-feira com uma homenagem no CFZ. Ex-jogadores que participaram daquela conquista, entre eles Júnior e Jayme de Almeida, marcaram presença. O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e o secretário nacional do futebol, Antonio Nascimento Filho, também compareceram.

- Primeiro foi o Zé Mário, que me disse que o Paulinho receberia a camisa dele. Depois, o Bira (Ubirajara Motta), que me mandou um e-mail perguntando o caminho. Não entendi nada - brincou Zico, ao receber a camisa das mãos de Bandeira.

Na época da conquista, Zico tinha apenas 21 anos de idade. Em 1972, ele havia participado da conquista do Carioca, mas atuando em apenas dois jogos, como substituto. Para ser campeão em 1974, o Flamengo derrotou o América por 2 a 1 na primeira rodada do triangular e empatou com o vasco.

Zico no Flamengo (Foto: Thales Soares) 
Ídolo rubro-negro recebeu o carinho dos ex-companheiros do time campeão em 1974 (Foto: Thales Soares)

- Lembranças como essa ficam dentro do nosso coração. Quero agradecer aos velhos daquele time que seguraram a onda e ao Joubert, que nos ensinou muita coisa - comentou.

Foram exibidas imagens da conquista em um telão e o Flamengo levou as taças para o auditório do CFZ. Camisas com o número 74 e os nomes dos campeões foram entregues aos presentes. Até adversários naquela temporada foram ao local, como Dé e Edu, irmão de Zico.

- Tenho minha participação. O gol do empate do América com o vasco foi meu. Ajudei na conquista. O George Helal até queria me dar um bicho - brincou Edu, que também recebeu uma camisa do Flamengo com o número 74 e o seu nome.

Atual técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo também participou da conquista do título carioca de 1974, sendo titular em muitos jogos. Em processo de planejamento da próxima temporada, ele não compareceu ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário