quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Heróis de 1974 se reencontram no CFZ

Em 1974, o Flamengo conquistou o 17º título carioca de sua história. Hoje, o Mais Querido coleciona quase o dobro (33 estaduais) e cada taça tem o seu enredo. Naquele ano, Zico, que já havia sido campeão em 1972, conquistou a primeira taça como titular pelos profissionais do Flamengo. Ao mesmo tempo, Junior, Geraldo e Jayme debutavam em conquistas. Aquele seria o único título do assoviador pelos profissionais, que morreria em 1976. Um certo Vanderlei Luxemburgo também fazia parte do elenco.

Quarenta anos depois, na tarde desta terça-feira (23.12), os heróis daquela conquista se reencontram no CFZ para relembrar a conquista. A surpresa começou ao reunir os campeões sem que Zico soubesse. O Galinho viu novamente os companheiros, que não sabiam do que estava por vir, assim como não poderiam adivinhar como seriam suas carreiras.

Junior se tornou o atleta que mais vezes vestiu o Manto Sagrado, Jayme seguiu os passos do pai e se tornou ídolo do Flamengo, Zico virou Zico, Zicão, Zicaço, e Luxemburgo voltou para ocupar o lugar de Joubert, técnico daquele título. O sentimento dos campeões pelo treinador de 1974 é uma das coisas que não mudou. Ele continua querido pelos ex-jogadores como um pai.

Para celebrar a conquista e esse sentimento, Joubert gravou um depoimento para a TV Fla, que foi exibido aos atletas nesse reencontro. "Vocês estão vendo aqui um grande amigo de vocês. Não se esqueçam como pegava no pé de vocês. O trabalho era cobrado, forte e vocês corresponderam. Foi uma troca com muito carinho e amor, sem isso não tem como", falou o técnico. Antes da exibição, todos puderam também rever os gols da conquista.

O irmão de Zico, Edu, recebeu um Manto Sagrado e participou da surpresa. Ele fez um gol decisivo pelo América contra o Vasco, que acabou sendo fundamental para a conquista rubro-negra. O empate tornou possível ao Mais Querido ser campeão com um empate. Além dele, familiares de Liminha, Geraldo e Doval receberam um Manto Sagrado em homenagem aos eternos craques, assim como todos os campeões presentes.

"É sempre uma emoção muito grande rever esses amigos, pessoas que fizeram parte da nossa vida, da nossa história. Agradeço ao Flamengo por essa homenagem. É a lembrança dessa geração que ganhou um dos títulos, ao meu ver, mais importantes das nossas vidas, já que era o início da confirmação do time que vinha das categorias de base. Essa geração depois veio a marcar história no clube. Somos gratos ao veteranos que nos ensinaram o que é ser jogador do Flamengo", disse Zico.

O título

A disputa de 1974 não ocorreu em uma final, mas em um triangular, entre América (campeão da Taça GB), vasco (campeão do 2º turno) e Flamengo (campeão do 3º turno, após vencer o América por 2 a 1, com gols de Junior e Zico). o Mengão garantiu o título ao vencer o América (2 a 1 - gols de Junior e Jayme) e empatar com o vice,  vasco (0 a 0).

Entre os atletas fundamentais para a conquista, três já morreram. Além de Geraldo, Liminha e Doval também participaram do título.




Nenhum comentário:

Postar um comentário