quarta-feira, 30 de abril de 2014

STJD marca julgamento que pode rebaixar a Portuguesa para a Série C



O STJD confirmou a data do julgamento da Portuguesa por conta do abandono de jogo na primeira rodada da Série B. A Lusa estará no banco dos réus na próxima quarta-feira e poderá até ser excluída e rebaixada à Série C do Brasileirão. O caso estará a cargo da Quinta Comissão Disciplinar, com a relatoria do auditor José Nascimento.

A Portuguesa foi enquadrada no artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (abandono), além do artigo 69 do Código da Fifa, que prevê rebaixamento a quem manipular, seja de qual forma for, o resultado de uma partida.

O técnico Argel, que na visão da procuradoria agiu contra a ética desportiva, foi denunciado no artigo 243-A, assim como o presidente Ilídio Lico e o filho dele, Marcos Lico. Por ter invadido a área destinada à arbitragem, o filho do mandatário ainda foi denunciado no artigo 258-B. Argel e os dirigentes podem ficar suspensos.

A Portuguesa deixou o gramado na partida contra o Joinville aos 17 minutos do primeiro tempo, alegando que uma liminar concedida a um torcedor na Justiça de São Paulo a impedia de disputar o jogo.

A procuradoria do STJD contesta a atitude da Lusa porque há uma decisão do STJ de que só decisões da 2ª Vara Cível do Rio são válidas no imbróglio sobre a queda da Portuguesa na Série A-2013. Além disso, o que intriga é o fato de a Lusa ter, no dia anterior, declarado que não jogaria, dizendo que não fazia parte da Série B. Mas o clube entrou em campo, saiu e, com o abandono, fez o Joinville perder a chance de marcar gols e ficar com a bilheteria da partida, pois o valor dos ingressos vendidos teve que ser devolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário