sábado, 19 de outubro de 2013

Laprovittola brilha novamente, e Flamengo bate Macaé em jogo igual até o final

A preocupação do técnico José Neto após a vitória sobre Campos não era por acaso. Numa partida complicada, cheia de alternativas e disputada até os últimos segundos, o Flamengo teve de usar todas suas armas para derrotar a forte equipe de Macaé, por 80 a 74 (40 a 32), neste sábado, no Ginásio Juquinha, no Norte Fluminense, e chegar à sexta vitória consecutiva no Campeonato Carioca.  Classificado para a final por antecipação, a equipe Rubro-Negra terminou a fase de classificação de maneira invicta.

Assim como na vitória sobre Campos no dia anterior, o argentino Nicolas Laprovittola foi o nome do jogo com 21 pontos e cinco assistências. Além do camisa 7, Benite, com 18 pontos, e Olivinha, que anotou 17 e quatro rebotes, também se destacaram. Pelo lado dos donos da casa, Márcio Dornelles e o argentino Espinoza, ambos com 15, foram os maiores pontuadores.

O JOGO

Com Marcelinho entre os titulares pela primeira vez desde que o ala se recuperou da cirurgia no joelho direito, o Flamengo entrou em quadra dormindo. Macaé se aproveitou disso e, com um aproveitamento quase perfeito nas bolas de três, abriu 11 a 2 num começo fulminante. O pedido de tempo do técnico José Neto até quebrou o ritmo da equipe do Norte Fluminense, mas não impediu que os donos da casa continuassem com o domínio da partida.

Aos poucos, porém, os atuais campeões cariocas foram entrando no jogo. Novamente com o argentino Nicolas Laprovittola e o armador Benite inspirados nos arremessos de longa distância, o Flamengo foi diminuindo o prejuízo até passar à frente pela primeira vez com Olivinha, a pouco menos de três minutos para o fim do período.

A virada abalou os donos da casa, que ficaram mais de dois minutos sem marcar. O Flamengo não tinha nada com isso, e, comandados por Olivinha, o destaque do primeiro quarto com dez pontos, abriu 24 a 19. O técnico Léo Costa trocou por atacado e pôs Fred, Márcio Dornelles e Juan Torres nos lugares de Jamaal, Duda e Atílio. As mudanças deram certo e a diferença caiu para 24 a 21 no fim do período.

flamengo x macaé basquete  (Foto: Marcello Pires) 
Rubro-Negro segue invicto no começo da nova temporada (Foto: Marcello Pires)

Se de um lado as mudanças surtiram efeito, do lado Rubro-Negro também. Com Shilton e Cristiano Felício nas vagas de Jerome Meyinsse e Olivinha, respectivamente, o Flamengo voltou para o segundo período com o mesmo volume de jogo e aumentou a vantagem para 11 pontos. Na mesma hora, José Neto aproveitou para descansar Marcelinho. Mesmo sem sua maior estrela em quadra, o time carioca administrou a diferença e foi para o intervalo vencendo por 40 a 32.

Se o jogo já era bom no primeiro tempo, pegou fogo de vez no terceiro período. Com apenas 16 pontos anotados, o Flamengo caiu de produção e permitiu que os donos da casa, liderados pelo experiente ala Márcio Dornelles, diminuíssem a diferença para apenas três pontos (56 a 53) e encostasse perigosamente no placar ao término do terceiro quarto.

Mesmo com a aproximação no placar de Macaé, José Neto voltou para o último período com Marcelinho no banco de reservas.O Macaé chegou ao empate em 58 a 58 numa bola de três do argentino Espinoza. Mas a alegria dos donos da casa durou pouco. No ataque seguinte, seu compatriota Laprovittola deu o troco na mesma moeda e recolocou o Flamengo na frente por 61 a 58.

 flamengo x macaé basquete  (Foto: Marcello Pires) 
Laprovittola fez 21 pontos e deu cinco assistências no duelo (Foto: Marcello Pires)

Então, foi a vez do ex-Rubro-Negro Duda responder por Macaé com outra bola de três. O jogo, assim, passou a ser lá e cá e o placar se manteve igual até pouco mais de quatro minutos para o fim. Foi quando o Ginásio Juquinha quase veio abaixo com Márcio Dornelles anotando dois lances livre e colocando os donos da casa à frente por 67 a 65 pela primeira vez desde o primeiro período.

Daí em diante as duas equipes se alternaram na liderança, até Benite, com uma bola de três, e Laprovittola, num jogada de cesta e falta, dar ao Flamengo quatro pontos de vantagem a menos de um minuto para o fim. Quando o pivô Atílio errou o ataque de Macaé a 45 segundos do fim, a esperança dos donos da casa de acabar com a invencibilidade do time rubro-negro chegou ao fim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário