terça-feira, 15 de outubro de 2013

Indolente ou azarado? Negueba fracassa em SP e tem futuro incerto


Negueba tinha em 2013 a esperança de deixar de ser apenas mais uma promessa das categorias de base do Flamengo. Mas, dez meses, só cinco jogos e nenhum gol depois, o atacante deixa o São Paulo pela porta dos fundos. Indolente para alguns, azarado para outros, o jogador retorna ao Rio de Janeiro nos próximos dias com o futuro ainda mais incerto.

A aposta em se firmar no novo clube estava no reencontro com Ney Franco, técnico com quem viveu grande fase na seleção sub-20. No entanto, logo no terceiro dia de treinos na pré-temporada, realizada no CT de Cotia, o jogador rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e perdeu todo o primeiro semestre.

Negueba São Paulo (Foto: Marcos Ribolli) 
Negueba, observado por Muricy, ao fundo (Foto: Marcos Ribolli)

Quando voltou a treinar com bola, em junho, Negueba reencontrou um grupo mudado. Ney entrou em atrito com vários jogadores, perdeu força com o presidente Juvenal Juvêncio e acabou demitido. Os quatro jogos nos quais atuou com Paulo Autuori não foram suficientes para firmá-lo como titular ou ao menos como uma boa opção. Com Muricy, tudo piorou.

O “tratamento de choque” proposto pelo técnico pegou Negueba e alguns atletas de surpresa. Muricy gosta de exigir o máximo do elenco, com atuações “no limite”, como gosta de dizer. Negueba foi a campo nos 25 minutos finais da partida contra a Ponte Preta, estreia do treinador, e decepcionou. Errou passes, dribles e nada ajudou. Não mais voltou.

Sem espaço, o atacante se desmotivou, irritando dirigentes e membros da comissão técnica. Um deles classificou o jogador como indolente, pela falta de empenho nos treinamentos e por pouco se importar com o momento ruim da equipe, seriamente ameaçada pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

As reclamações chegaram aos ouvidos do presidente Juvenal Juvêncio, agora mais presente no dia a dia dos atletas, a pedido de Muricy. Com a famosa mão de ferro, o mandatário chegou a cobrar pessoalmente mais vontade do jogador, mas não teve a resposta que esperava e optou por antecipar a liberação.

Negueba não conseguiu espaço em um ataque bastante criticado. Apenas Luis Fabiano tem lugar cativo na equipe e, mesmo assim, sem fazer grandes apresentações. Aloísio, Ademilson, Osvaldo e Welliton não conseguem se firmar. Silvinho, outro encostado, também tem os dias contados.

Com os salários pagos pelo São Paulo até o fim do ano, Negueba vive agora um período de incertezas. O Flamengo não pretende aproveitá-lo tão cedo, e a solução pode ser esperar uma nova proposta para tentar fazer que 2014 seja diferente.

Negueba se manifestou via assessoria de imprensa sobe a dispensa, mas não quis conceder entrevista ao GLOBOESPORTE.COM para falar dos argumentos que levaram a diretoria do São Paulo a liberá-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário