domingo, 23 de setembro de 2012

Após ciclo de contratações tenso, Zinho tenta planejar 2013 do Fla


zinho flamengo  (Foto: Bernardo Monteiro / VipComm)
Cleber Santana, Renato Santos e Wellington Bruno. Foi com jogadores pinçados na Série B que o Flamengo fechou o ciclo de contratações e vai até o fim da temporada. A partir de agora, o técnico Dorival Júnior sabe exatamente as cartas que terá na manga para conduzir o time na reta decisiva do Campeonato Brasileiro e tentar eliminar o risco de rebaixamento. Como o prazo para inscrições acabou e não há mais como contratar, o diretor de futebol Zinho diz que o clube já começou a trabalhar a formação do elenco para 2013. Cabe a ressalva de que trata-se de um ano eleitoral no clube e que a presidente Patricia Amorim ainda não confirmou se tentará a reeleição. Ou seja, o corpo diretivo pode ser totalmente modificado.

- Depois de muitas dificuldades, mas de muito empenho de várias pessoas que participaram para concretizarmos a negociação, a coisa aconteceu. Estou muito feliz pela chegada do Cleber e do Renato, foi um pedido especial do Dorival, que já vinha acompanhado os atletas no Avaí. Fui assistir a alguns jogos, acredito que ambos vão dar retorno ao Flamengo para o nosso objetivo no restante do campeonato e a formação do elenco do próximo ano – afirmou Zinho nesta sexta, durante a apresentação do meia Cleber Santana e do zagueiro Renato Santos.

Com a chegada da dupla, do meia Wellington Bruno e as saídas de Thiago Medeiros (emprestado ao Avaí), Deivid (rescindiu) e Diego Maurício (negociado), o grupo do Flamengo é formado hoje por 32 atletas, além de quatro goleiros. Alguns estão inativos. O volante Maldonado, por exemplo, está em recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo e não joga mais em 2012. O contrato dele termina em dezembro e não deve ser renovado. Já o atacante Adriano, que tem um vínculo de produtividade assinado até dezembro, está em recuperação física e ainda não tem prazo para estrear.

O diretor de futebol agora vai ter de pensar exclusivamente na montagem do elenco para 2013. Desde 11 de maio no cargo, Zinho teve de administrar problemas sérios, de extrema repercussão e que geraram enorme desgaste. O embate e a saída conturbada de Ronaldinho Gaúcho, o processo de fritura e queda de Joel Santana, o fracasso nas negociações com o meia Diego e o zagueiro Juan, a ausência da contratação de um camisa 10 e a condução do caso Riquelme são alguns dos exemplos de turbulência do comandante do futebol rubro-negro.

A política fervilhante do clube também respinga no futebol, já que algumas crises internas envolveram o vice-presidente de finanças, Michel Levy, e o vice de futebol, Paulo Cesar Coutinho, demitido após a derrota por 1 a 0 para o Santos. Apesar de sempre ter defendido o trabalho do dirigente, Zinho não conseguiu conter a pressão sobre Coutinho e chegou a colocar o cargo à disposição da presidente Patricia Amorim, que até agora não ocupou a pasta da vice-presidência de futebol.

Zinho tenta arrumar a casa rubro-negra, mas não conseguiu ficar imune aos questionamentos. Tem o carinho e respeito dos jogadores pela forma de falar olho no olho. Ganhou moral com a presidente Patricia Amorim, já que segura algumas cobranças que seriam destinadas a ela. Mas, em pouco tempo, o diretor sentiu na pele a dificuldade de colocar ordem no clube, em funções que nem grandes ídolos como Zico e Junior vingaram. Zinho não pensa em abandonar o barco rubro-negro antes de dezembro, que ainda precisa fugir da tormenta chamada Segundona. Hoje, o Flamengo é o 16º colocado, com 28 pontos, só uma posição à frente do Z-4.

- Pus meu cargo à disposição dela (Patricia) e da direção. Disse que, se achassem que o trabalho não estava correto, ficassem à vontade (para demiti-lo). Se acharem que estou atrapalhando, não estou desenvolvendo meu trabalho, conseguindo o que os dirigentes estão pensando, que fiquem à vontade. Quero ajudar o Flamengo. Se minha permanência junto com o Coutinho não está ajudando, para o Flamengo melhorar, se não atingir o que estão esperando... Mas continuo, e com 100% de dedicação – revelou Zinho ao GLOBOESPORTE.COM, no último dia 14 de setembro.

Zinho tem deixado a família de lado pelo Flamengo. Nos bastidores da Gávea, ele já tem seu trabalho questionado. Desgastado, o diretor não baixa a guarda. Entre os fatores para o insucesso do time, aponta os desfalques de jogadores experientes por lesões, convocações e suspensões e a falta de dinheiro para contratações de peso. Depois de Diego e Riquelme, o clube cogitou Paulo Henrique Ganso, mas logo desistiu. Era um sonho alto e caro demais. O meia trocou o Santos pelo São Paulo, e o Flamengo teve de se contentar com Cleber Santana.

Léo Moura encabeça a lista de renovações. Negueba irá para o São Paulo

Capitão do time, Léo Moura alcançou neste Brasileiro a marca de 400 partidas com a camisa do Flamengo. A continuidade, no entanto, não é certa. As conversas sobre a renovação do lateral-direito já começaram, mas ainda não houve um desfecho. O Flamengo pensa em ampliar o vínculo com o jogador de 33 anos por mais uma temporada. Léo espera um contrato maior e planeja encerrar a carreira no clube.

Além do camisa 2, outros atletas terão o futuro definido em dezembro. Pouco aproveitados, Amaral, Hernane e Wellington Silva têm contrato até o último dia do ano. O clube tem a opção de renovação em todos os casos. A permanência de Darío Bottinelli também é incerta. O Flamengo já tentou envolver o meia argentino em alguns negócios, mas ele se recusou a sair.

leo moura flamengo treino (Foto: Mauricio Val / Vipcomm)
Negueba fez o mesmo quando o clube quis emprestá-lo ao Avaí. Em baixa com Dorival Júnior, o atacante vai jogar no São Paulo em 2013. O Flamengo envolveu Negueba na negociação com o Tricolor para ter o meia Cleber Santana, e o atacante vai jogar no clube do Morumbi por empréstimo de um ano a partir de janeiro, com preço fixado em 3,5 milhões de euros (R$ 9,1 milhões, equivalente a 70% dos direitos econômicos).

Para ficar com 70% dos direitos econômicos de Cleber, que tinha contrato com o São Paulo até janeiro e estava emprestado ao Avaí até dezembro, o Rubro-Negro deu ao clube paulista a opção de escolher um jogador do seu elenco. O técnico Ney Franco optou por Negueba, que foi treinado por ele na seleção brasileira sub-20 em 2011. Como já havia disputado mais de seis partidas pelo Flamengo no Brasileirão, o meia-atacante de 20 anos só vai se transferir na próxima temporada. Os outros 30% ficarão com o Flamengo em caso de uma futura venda. O contrato de Negueba com o Fla vai até 2015.

No discurso, o trabalho de Zinho para 2013 começou, mas o novo ano pode chegar carregado de mudanças e despedidas, inclusive a dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário