quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Welinton ganha apoio de zagueiros campeões no Flamengo



header 30 anos do Mundial Interclube (Foto: arte esporte)
Para quem anda contestado por grande parte dos torcedores rubro-negros, até que Welinton acabou de ganhar um estímulo para seguir na luta de manter o seu espaço no Flamengo em 2012. O jovem zagueiro recebeu, em festa na quadra da Mangueira pelos 30 anos do título mundial rubro-negro, apoio de dois supercampeões na posição e de um dos maiores ídolos da história do Flamengo.

Treino do Flamengo - Welinton (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Rondinelli, o Deus da Raça, Marinho, campeão do mundo em 1981, e Adílio, ídolo da camisa 8 que ganhou tudo ao lado de Zico, Junior & Cia., pedem paciência à torcida e apostam que o zagueiro pode superar as dificuldades.

- Vejo virtudes no Welinton. Ele tem disposição e velocidade para a posição, se antecipa bem e, outra qualidade, sabe sair rápido com a bola da defesa empurrando o time. Sinceramente, acho que ele é muito jovem e recebe muita pressão da torcida e da imprensa. Penso que ainda pode ser útil e dar muitas alegrias, é ter paciência com ele - disse o eterno camisa 3, campeão carioca em 1974, tri carioca em 1978-79-79 (Especial), Brasileiro em 1980 e da Libertadores em 1981.

Tricampeão carioca em 1979, além de mais um Carioca (1981), três Brasileiros (1980-82-83), uma Libertadores e um Mundial, Marinho também dá força ao jovem jogador.

- Acho que tem tudo para dar certo. É bom, rápido, tem tamanho. A torcida precisa ter paciência com ele. Lembro bem que, quando jogávamos eu, Rondinelli e Manguito, depois o Mozer, subiu o Figueiredo.Excelente jogador das divisões de base, prestava atenção em tudo que fazíamos até entrar no time e começar a pegar experiência. Acabou se tornando um grande zagueiro. O Welinton só teve o Angelim, que já está saindo, e o Alex Silva, de referência. O Flamengo precisa contratar mais um para ajudá-lo, até se firmar. Acredito nisso. Welinton é rápido, como eu era. Pensa que era fácil cobrir Leandro de um lado e Junior do outro? - brincou o ex-zagueiro, de 56 anos.

marinho festa flamengo mundial festa (Foto: André Durão/Globoesporte.com) 
Marinho foi um zagueiro técnico e de boa colocação na área (Foto: André Durão/Globoesporte.com)

Marinho lembrou Figueiredo, zagueiro que acabou morrendo tragicamentee em 1984 em um acidente de helicóptero em Nova Friburgo, e de um outro detalhe qiue pensa ser decisivo para a evolução de Welinton.

- O preparador físico da época, o Francalacci, mandava darmos piques de 100 e 200 metros para aumentar a velocidade. Depois, o Zico ficava centrando bolas na área para treinarmos cabeçadas. Olha nos vídeos para ver se levávamos muitos gols de cabeça. Nossa impulsão era ótima. Isso tudo é questão de treinamento.

.Marinho torce por Welinton, que no início do ano, na pré-temporada em Londrina, fez questão de pedir a Marinho, morador da cidade, que posasse com ele para uma foto. O campeão do mundo ganha coro com as palavras de Adílio, outro incentivador do jovem zagueiro rubro-negro.

- Fui treinador dele nas divisões de base. Também acho que precisa de mais experiência para se firmar. É um bom zagueiro, acho que a torcida precisa ter paciência com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário