terça-feira, 5 de outubro de 2010

Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Flamengo

Após dois dias de negociações, Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Flamengo. O contrato tem duração de 27 meses, ou seja, dura até o fim da gestão de Patrícia Amorim. Junto com o treinador, chegam ao clube também o preparador físico Antônio Melo e o auxiliar Antônio Lopes Júnior, filho do técnico Antônio Lopes.

Vanderlei Luxemburgo já comandará o treino desta tarde, no Ninho do Urubu. Ele volta ao Flamengo após 15 anos para tentar, finalmente, fazer sucesso em seu time do coração e impedir que o time caia para a Série B do Brasileiro - no momento, é o 15º, com 30 pontos. Ele deixou o Atlético-MG no 18º lugar, com a pior defesa do torneio: 45 gols sofridos. Em 24 jogos, conquistou 21 pontos, um aproveitamento de 29,1%.

Essa será a terceira vez que o treinador comandará a equipe rubro-negra. Como jogador, defendeu as cores do clube entre 1971 e 1978. A relação de Luxa com o Fla começou cedo, ainda na infância, uma vez que ele sempre assumiu ser torcedor do clube. Profissionalmente, entretanto, teve início quando tinha apenas 19 anos e chegou à Gávea no início da década de 70.

Conflitos com o Baixinho

Apesar de jogar pelo Flamengo durante oito anos, a passagem mais marcante de Luxemburgo pelo clube se deu em 1995. Naquele ano, foi contratado pelo recém-empossado Kleber Leite a peso de ouro e com fama de treinador moderno, após conquistar os bicampeonatos brasileiro e paulista pelo Palmeiras em 1993 e 1994.


Luxemburgo no Flamengo como treinador
PeríodoPartidasVitóriasEmpatesDerrotas
Janeiro de 1991 a agosto de 199152241414
Janeiro de 1995 a julho de 1995462899

Na Gávea, porém, encontrou uma estrela maior: Romário desembarcou no clube no mesmo mês em que era eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. Além dele, Luxemburgo contava no elenco com estrelas como Sávio e Branco. Nos primeiros meses, parecia que daria certo. A conquista da Taça Guanabara, com três gols do Baixinho na decisão contra o Botafogo, dava indícios de que o Flamengo voltaria a seus grandes dias glórias. Mas o título foi o único do curto período do técnico no clube.

Na decisão do Estadual, o Flamengo jogava pelo empate com o Fluminense. Saiu atrás, sofrendo dois gols no primeiro tempo, mas conseguiu reagir e empatou na segunda etapa. Minutos antes do final da partida, porém, Renato Gaúcho e sua barriga entraram para história e tiraram o caneco que era dado como certo na Gávea no ano do centenário do clube.

O fracasso foi demais para dois gigantes egos como Romário e Luxemburgo. Discutiram, trocaram farpas pela imprensa, e o treinador saiu derrotado na queda de braço com o atacante, maior nome do Rubro-Negro na segunda metade da década de 90. Semanas depois da derrota para o Fluminense, sete meses após ser anunciado pelo clube, o técnico era demitido durante a disputa da Copa dos Campeões Mundiais em Brasília.

Em várias oportunidades, Luxemburgo já se mostrou arrependido. Para o treinador, sua falta de experiência para conduzir a situação o atrapalhou na Gávea. A mesma opinião é dividida por Romário, seu principal desafeto na época. Para o Baixinho, que aprova o retorno de luxemburgo, os problemas entre os dois já estão resolvidos.

Menos badalada e polêmica, porém igualmente discreta nos gramados, foi a primeira passagem de Luxemburgo como treinador do Flamengo. Em janeiro de 1991, assumiu o clube após a conquista da Série B e do Campeonato Paulista pelo até então desconhecido Bragantino. Era o primeiro clube grande da vitoriosa carreira de Vanderlei. Levou o time ao nono lugar no Campeonato Brasileiro e caiu no início do Estadual, após empate por 1 a 1 com o Itaperuna. Na ocasião, Carlinhos assumiu e levou o Rubro-Negro aos títulos do Carioca (1991) e do Brasileiro (92).

Três títulos como reserva

A relação entre o treinador e Flamengo, no entanto, começou muito antes da década de 90. Mais precisamente em 1971, quando o então lateral-esquerdo desembarcou na Gávea com 19 anos. A estreia foi no ano seguinte, no empate sem gols com o Santa Cruz, em amistoso, no Arruda. Na ocasião, começou como titular e foi testado na vaga do consagrado Rodrigues Neto.

Mas o grande concorrente na Gávea foi Junior, considerado um dos maiores laterais da história do futebol mundial. Luxemburgo conquistou três Campeonatos Cariocas no clube, mas pouco teve oportunidades como titular. No total, foram 153 jogos e 9 gols com a camisa rubro-negra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário