quinta-feira, 14 de maio de 2009

Comandante do policiamento do Maracanã é encaminhado a delegacia como réu

Uma confusão no portão 13 do Maracanã antes da partida entre Flamengo e Internacional, pelas quartas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, levou o comandante do Grupamento Especial de Policiamento de Estádio (Gepe), Major Busnello, ao Juizado Especial Criminal (Jecrim). Ele deu entrada no Jecrim acusando um funcionário da Suderj de desacato a autoridade, mas acabou sendo encaminhado para a 18ª Delegacia de Polícia, na Praça da Bandeira, como réu, acusado de lesão corporal dolosa (com intenção de agredir), prevaricação e abuso de autoridade.

O autor da acusação é o funcionário da Suderj José Maurílio Durães. Ele era o réu no Jecrim, mas a promotoria conseguiu descaracterizar a acusação do major. Com isso, o caso ultrapassou a esfera do Juizado, que fica no estádio, e Durães, Busnello e mais quatro testemunhas foram encaminhados à delegacia para que fosse aberto o processo.

Foto: José Maurílio Durães, exibindo a radiografia do seu braço fraturado, afirma que o Major Busnello é o maior caroneiro da história do Maracanã. Durães, de 75 anos, é funcionário da Suderj há 32

O major continua sob custódia, porque foi preso em flagrante, mas a tendência é que consiga na manhã desta quinta-feira ser liberado para responder o processo em liberdade. No Jecrim, o comandante chegou a ser acusado de lesão corporal culposa (sem intenção de agredir) e nega que facilite a entrada de torcedores sem ingresso no estádio.

Segundo Durães, a confusão aconteceu pelo fato de o Major Busnello usar de força bruta para que torcedores entrassem no Maracanã sem pagarem ingresso, os chamados caronas.

- Apenas militares fardados têm o direito de entrar no estádio (sem ingresso). O major tentou entrar com outras seis pessoas no estádio e tentei impedir. Pouco depois ele retornou, arrebentou a corrente do cadeado do portão e entrou me ameaçando de prisão. Ele é o maior caroneiro da história do Maracanã – denunciou José Maurílio, de 75 anos e funcionário da Suderj há 32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário