sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Reunião de clubes no RS avança para volta da Copa Sul-Minas: "Falta pouco"


A tarde desta sexta-feira foi de encontro na Arena do Grêmio. Os 13 representantes de clubes estiveram no estádio gremista para mais uma reunião para o retorno da Copa Sul-Minas, que está cada vez mais próximo de ocorrer, como o deixou claro o vice-presidente do Coritiba, André Macias. 

As presenças de Fluminense e Flamengo também devem ocorrer, segundo o porta-voz. A reunião desta sexta, em Porto Alegre, serviu para encaminhar a criação da competição. Os clubes chegaram a um acordo que permite que o torneio saia do papel. A ideia é evitar que as datas batam com a dos estaduais, para não esvaziar as competições. No dia 21 de agosto, os clubes voltam a se reunir em Belo Horizonte. 

- Conseguimos conciliar os interesses de todos os clubes. Falta muito pouco. Flamengo e Fluminense têm muito interesse em participar. Nós podemos dizer que foi uma reunião que convergiu - destacou André Macias, vice-presidente do Coritiba. 

Reunião Copa Sul-Minas Porto Alegre Arena do Grêmio (Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio) 
Clubes se reuniram na sala do presidente do Grêmio (Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio)

As equipes gaúchas estiveram representadas pelos presidentes Romildo Bolzan Júnior, do Grêmi,o e Vitório Piffero, do Inter. Outros mandatários estiveram presentes, como Daniel Nepomuceno, do Atlético-MG, e Mário Celso Petraglia, do Atlético-PR, que dividem com o dirigente gremista espaço na comissão especial de clubes da CBF, assim como o representante do Fluminense. 

- Falta pouco, conseguimos conciliar os interesses dos clubes. Questão de datas, calendário, do não enfraquecimento dos estaduais… Acreditamos que no dia 21 de agosto, todos entendem que já vão evoluir na CBF - completou Macias. 

A reunião, segundo o presidente gremista e anfitrião, foi para alinhavar todo o projeto. Agora, é preciso colocar no papel e, enfim, apresentar para a CBF a proposta para o retorno da nova competição. 

Reunião Copa Sul-Minas Porto Alegre Arena do Grêmio (Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio) 
Equipes encaminharam retorno da competição (Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio)

- Muitos avanços. Viabilizamos bem todo o processo, vamos dizer, embora todas as condições de ver como as coisas aconteceriam foram discutidas, mas tudo tem que ser viabilizado e ajustado, documentado. E depois as coisas vão acontecer. Tenho muita expectativa que ocorra - comentou Romildo após o término da reunião. 

A ideia do dirigente coxa-branca e dos clubes é que a competição já comece em 2016. Inicialmente, a Sul-Minas teria a final disputada em um campo neutro, definido previamente, nos moldes da Liga dos Campeões da Europa.

O plano inicial é de que os times sejam divididos em dois grupos. No primeiro turno eles se enfrentam entre eles e na segunda parte os confrontos são das equipes de grupos distintos. Os quatro melhores de cada agrupamento, no somatório das duas fases, fariam mata-mata nas quartas e nas semifinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário