sexta-feira, 14 de março de 2014

O novo desafio de Marcelo Buarque, treinador acostumado à superação


Marcelo Buarque e Jayme de Almeida no treino do Flamengo (Foto: Thales Soares)Domingo, com um time C, o Flamengo enfrenta o Bangu, em Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca, já com o título da Taça Guanabara garantido e a classificação em primeiro lugar para as semifinais da competição. No mesmo dia, o grupo principal viaja para a Bolívia, onde joga quarta-feira contra o Bolívar, pela Taça Libertadores. Com o conflito de datas, o técnico Jayme de Almeida também não estará presente e será substituído por Marcelo Buarque.

Com passagens por clubes de menor expressão no Rio de Janeiro, Marcelo já trabalhou nas categorias de base do Flamengo nos anos 80 e 90 e chegou a ser auxiliar de Rogério nos profissionais em 2010. No entanto, sua história tem peculiaridades, que contam até com a superação de um câncer, diagnosticado no ano passado.

Seu momento mais marcante aconteceu em 2008, comandando o Duque de Caxias. Naquele ano, Marcelo Buarque levou o time à conquista do inédito acesso à Série B do Campeonato Brasileiro ao terminar a Série C na quarta colocação.

Na reta final da campanha, no entanto, o clube chegou a ser punido por um suposto cai-cai com a perda dos pontos do jogo com o Rio Branco-AC e o impedimento de disputar qualquer competição nacional em 2009. Essa última punição acabou sendo revogada no recurso. Marcelo Buarque, no entanto, foi suspenso por um ano. Seis meses depois, teve o restante da pena transformado em doação de cestas básicas e multa. 

- Conheci o Marcelo quando vim aqui no Flamengo pela primeira vez para trabalhar nas categorias de base. Criamos uma afinidade, gosto dele como profissional e ficamos amigos. Ele voltou para os juniores e montamos o time juntos para esse jogo com o Bangu. Claro que a responsabilidade acaba sendo dele, mas trabalhamos juntos. Agora, vai assumir e espero que faça um bom jogo - afirmou Jayme.

Nesse jogo, a maioria esmagadora dos jogadores será de revelações do clube. Jayme confia nos jovens e nos estilo de Marcelo para que o Flamengo consiga um bom resultado e mantenha a campanha de sucesso no Campeonato Carioca.

- O Marcelo é um cara que cobra bastante e isso é importante. Uma coisa boa é o fato de já ter estado outras vezes no clube. Fico na torcida para que o Flamengo vença com esses meninos que estão começando para que se apresentem aos torcedores. serão mais profissionais no clube que ganham confiança e podem nos ajudar - explicou Jayme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário