quarta-feira, 12 de março de 2014

Escultor da Taça GB: acordo com a Ferj prevê entrega só para sexta-feira


taça guanabara (Foto: Kiko Azevedo/Divulgação) Os gritos de “é campeão” ao fim do jogo, depois da vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo no último domingo, no Maracanã, foram tímidos. Em campo, nenhum sinal da Taça Guanabara, conquistada pela 20ª vez pelo Flamengo. Nada de volta olímpica dos jogadores diante de apenas 9.348 pagantes no clássico. A explicação para a ausência do troféu é simples: A Federação de Futebol do Rio fez a encomenda para que a peça fosse entregue nesta sexta-feira, talvez sem apostar que o Rubro-Negro fosse campeão com duas rodadas de antecipação.

Como de praxe, as taças do Campeonato Carioca foram feitas pelo escultor Kiko Azevedo, que tem seu ateliê em Campinas. A da Guanabara – banhada em prata -, e a de campeão estadual – banhada em ouro - são idênticas as do ano passado. A única mudança é a inscrição do ano na placa que vem fixada na base de madeira.  

- A programação deles (Federação) era para entregar nessa sexta-feira. Mas saiu o campeão antecipado, né?! A Taça Guanabara terminei na semana passada, saiu do banho de prata nesta segunda. O banho é feito em São Paulo, chega aqui e coloco numa base de madeira. Terminei a de campeão estadual também, com banho de ouro. São absolutamente idênticas as do ano passado, só mudou o ano na plaqueta embaixo – explicou Kiko Azevedo.

Depois da vitória sobre o Botafogo, o técnico Jayme de Almeida chegou a procurar algum indício de festa ou taça pela conquista nos corredores e vestiário do Maracanã. E nada. Segundo a Ferj, a taça será entregue na partida contra o Cabofriense, na última rodada.

- Foi diferente, né? Quem ganha quer comemorar, mostrar o título, tirar foto. Talvez tenha sido inesperado, não sei. Ainda faltavam três rodadas, ninguém esperava o tropeço do Fluminense. Mas nada tira a nossa alegria e felicidade de ver o trabalho bem feito. Quando acabou o jogo, eu pensei: 'Será que vai ter festa'?. Sai do campo, fui para o vestiário e não tinha ninguém lá. Ai fiquei pensando: 'Será que a festa já está rolando no campo e eu não estou lá?' (risos). Fui correndo para o campo de novo e encontrei o time no meio do caminho para o vestiário. Fiquei meio perdido. Mas o sentimento era de dever cumprido.

Léo, que substituiu Léo Moura diante do Botafogo depois de o capitão sair lesionado, fez o segundo gol que sacramentou o título. E revelou sua estranheza pela ausência da taça:

- Senti falta. Meu primeiro título, ainda mais no time que sempre sonhei, e não poder levantar a taça foi estranho

Modelo para evitar cópias

taça campeonato carioca (Foto: Kiko Azevedo/Divulgação)Kiko Azevedo diz que sempre é questionado sobre valores cobrados pela Taça. O escultor, porém, diz que é desnecessário usar ouro maciço no troféu de campeão carioca.

- Muitas pessoas perguntam quanto custou? Isso é o que menos importa. Uma vez queriam colocar ouro maciço. Disse que ia acontecer como foi com a Julies Rimet: vão roubar e derreter. O que vale é o grau de dificuldade de copiarem, senão, no dia seguinte, já tem uma de plástico na rua - completou o escultor, há anos responsável pelos troféus concedidos pela Federação do Rio. 

Taça do campeão carioca também já está pronta (Foto: Kiko Azevedo/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário