terça-feira, 27 de agosto de 2013

Mano cobra 'atitude diferente' do Flamengo em seu jogo mais importante do ano


Um Flamengo diferente e equilibrado. Essa é a fórmula de Mano Menezes para despachar o líder do Brasileirão e seguir vivo na Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, o Rubro-Negro recebe o Cruzeiro, no Maracanã, pelas oitavas de final, precisando reverter a derrota por 2 a 1 no jogo de ida, no Mineirão. A fórmula para que isso aconteça não é simples, mas o treinador deixa claro que passa diretamente pela mudança da postura apresentada em Belo Horizonte. Cauteloso em excesso, a equipe foi amplamente dominada e a derrota pelo placar magro e gol fora de casa acabou sendo "lucro". Agora, em casa, e com um estádio provavelmente cheio, a expectativa é de um time mais agressivo.

É exatamente a partir dessa agressividade que entra o equilíbrio pedido por Mano Menezes. Se uma vitória simples é suficiente para fazer o Fla avançar às quartas de final, um gol do Cruzeiro complica a situação. O treinador pede maturidade para que seus comandados saibam conduzir a partida que desde já é apontada como a mais importante do ano:

- Pelo caráter decisivo, sim - admitiu.

Mano Menezes e Andre Santos Treino Flamengo (Foto: Richard Souza) 
Mano Menezes espera outra atitude do time para não sucumbir diante do Cruzeiro (Foto: Richard Souza)
 
Em uma análise geral do confronto, Mano se mostrou satisfeito com o resultado que o Rubro-Negro trouxe de Belo Horizonte e falou o que espera de sua equipe na noite de quarta, no Maracanã.

- Falamos muito antes do primeiro confronto que seriam 180 minutos e teríamos que nos comportar bem. Fizemos uma primeira parte que trouxe a decisão para o Maracanã. Agora, temos que achar um ponto de equilíbrio entre a calma para construir a vitória e não esperar demais. Precisamos fazer o jogo acontecer. Vai ser exatamente assim. É preciso propor algo diferente do que foi feito lá (no Mineirão). A responsabilidade era do Cruzeiro e eles iam tomar a iniciativa de qualquer jeito. Aqui, nós vamos tomar (a iniciativa) e precisamos estar bem posicionados em qualquer formação, mais adiantados. Precisamos ter uma atitude diferente.

Eliminado do Carioca sem sequer disputar uma final de turno e na modesta 14ª colocação no Brasileirão, o Flamengo tem na Copa do Brasil a principal chance de salvar a temporada. A pressão pelo caráter decisivo da partida com o Cruzeiro, por sua vez, não preocupa Mano.

- O jogo é uma oportunidade de não restringir a última parte da temporada somente ao Campeonato Brasileiro. Temos que usar nossas forças, capacidade e nos doar ao máximos para que a partida seja favorável. Não adianta reclamar, olhar para trás, dizer o que podia ter feito. Não. Vamos fazer tudo que devemos fazer.

Por fim, o treinador deixou claro que divulgará a escalação somente 45 minutos antes do início da partida - conforme determinado pela CBF. O mistério é visto como uma arma a mais para surpreender o Cruzeiro e se dá muito pela indefinição sobre a utilização de Elias, que se recupera de uma lesão na coxa esquerda e, se não jogar, o esquema pode mudar. Nesta terça-feira, Mano fechou o treinamento no Ninho do Urubu por 1h35m.

- Vocês (jornalistas) vão fazer várias leituras e, obviamente, não quero abrir a equipe. Se temos a possibilidade de manter a dúvida, vamos usar e não dar nada antecipado para o adversário. A parte mais importante é o que vamos fazer em campo. Mas se não temos a confirmação do Elias, vou segurar até o último minuto a definição.

Flamengo e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Maracanã. Derrotado na partida de ida por 2 a 1, no Mineirão, o Rubro-Negro precisa de uma vitória simples para avançar às quartas da Copa do Brasil. A repetição do placar leva a disputa para os pênaltis e vitória rubro-negra por um gol a partir de 3 a 2 dá a vaga aos mineiros. Quem seguir encara o vencedor de Botafogo e Atlético-MG (vitória carioca por 4 a 2 na ida).



Nenhum comentário:

Postar um comentário