segunda-feira, 18 de março de 2013

A mil por hora, Jorginho comanda primeira atividade no Flamengo

Muito papo, gritos de incentivo, correria e tempo até para usar o bom humor. Jorginho chegou a mil por hora no Flamengo. No primeiro treinamento sob seu comando, na tarde desta segunda-feira, no Ninho do Urubu, o elenco rubro-negro pôde perceber que terá pela frente um comandante inquieto e que gosta muito de usar a voz: seja para orientar, motivar ou brincar. Taticamente também ficou evidente um perfil que prioriza a posse de bola.

Jorginho Ailton treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem) 
Jorginho começa a trabalhar em campo, ao lado de Ailton e Jaime (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
 
No primeiro contato, Jorginho fez questão de se apresentar aos jogadores em uma longa conversa ainda no vestiário, que durou pouco menos de uma hora. Em seguida, quase todo o grupo seguiu para o campo 5 do centro de treinamento. Adryan, liberado para acompanhar o nascimento da filha, Felipe, com uma gastroenterite, e Cáceres e Gonzálezque estão a serviço das seleções paraguaia e chilena, respectivamente, foram as ausências. Já com bola rolando, o que se viu foi um treinador bastante participativo e atento aos detalhes.

Sem a presença dos goleiros, que fizeram trabalho específico, Jorginho dividiu o elenco em dois grupos para um trabalho técnico de dois toques em campo reduzido. O treinador orientava e incentivava os comandados, movimentando-se de um lado para outro, enquanto o auxiliar técnico Aílton Ferraz fazia o mesmo no lado oposto.

Na sequência, o novo técnico do Flamengo manteve o perfil do treinamento, que forçava o raciocínio rápido nos passes e a posse de bola. Desta vez, porém, todos os jogadores trabalharam juntos. Ao explicar a atividade, que tinha como objetivo fazer a bola chegar a Fernando e Mattheus, localizados em laterais opostas do campo, Jorginho brincou:

- Serão dez minutos e depois encerra. Olha que molezinha!

Capitão da equipe, Léo Moura elogiou o estilo agitado do técnico, com quem já tinha trabalhado pela seleção brasileira.

- Treinador participativo é sempre bom. Ele motiva bastante o grupo. Isso é bom.

Sobre o treinamento em si, o lateral-direito deixou clara a preocupação de Jorginho em fazer com que a equipe trabalhe a bola com maior paciência.

- Ele sabe a qualidade que o time tem, dos jogadores que temos no meio, e precisamos trabalhar mais a posse de bola. Às vezes, temos muita pressa para chegar ao gol adversário. O Flamengo tem de ficar o maior tempo possível com a bola no pé e atacar na hora certa.

No segundo dia de trabalho de Jorginho, o elenco rubro-negro treina em período integral no Ninho do Urubu na terça-feira. O treinador estreia no próximo sábado, às 18h30m (de Brasília), contra o Boavista, pela segunda rodada da Taça Rio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário