segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Com Marquinhos e Day iguais, Flamengo cura ressaca e supera o Uberlândia


A ressaca pela derrota para Franca ainda incomodou um pouco os jogadores do Flamengo nesta segunda-feira, mas não foi suficiente para diminuir o apetite dos donos da casa diante do Uberlândia, então terceiro colocado do NBB, que cairia uma posição após a partida. Depois de um primeiro tempo com um gosto amargo, o líder do campeonato usou seu cardápio variado de jogadas para fazer 21 a 4 nos dez minutos seguintes, abrir uma diferença de 12 pontos e encaminhar o 21º triunfo em 22 jogos na competição. No fim do banquete, os torcedores rubro-negros, que desta vez não compareceram em grande número ao ginásio do Tijuca, voltaram a sorrir e foram embora mais do que satisfeitos com a vitória por 79 a 66 (39 a 27), em partida adiada da 23ª rodada.

As duas equipes voltam à quadra na próxima quinta-feira. Enquanto os rubro-negros têm o clássico contra o Brasília, às 21h, no DF, a equipe mineira recebe o Limeira em casa, às 20h.

Mesmo com altos e baixos na partida, como todo o time do Flamengo, Marquinhos mais uma vez foi o cestinha com 25 pontos, ao lado do americano Robert Day, do Uberlândia. Olivinha, com dez pontos e oito rebotes, e Gegê, que também marcou dez pontos, ajudaram na vitória. Para o técnico rubro-negro, José Neto, o fator decisivo foi a marcação.

- Foi uma vitória da defesa, assistimos a vídeos do Uberlândia e percebemos que só se marcássemos muito bem voltaríamos a vencer na competição - disse o treinador.

Pelo lado mineiro, Luis Gruber anotou 18 pontos e nove rebotes para ajudar Robert Day. 

NBB - Marquinhos, Flamengo x Uberlândia (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem) 
Marquinhos arremessa na vitória do Flamengo sobre o Uberlândia (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem)
 
Marquinhos x Day

Desta vez, quem começou arrasador foi o Uberlândia. Principalmente pelas mãos de Day. Com 100% de aproveitamento nas bolas de três, o ala americano acertou os quatro arremessos que tentou de longa distância e fez 12 dos 23 pontos marcados pelo time do triângulo mineiro no primeiro quarto, contra apenas 18 do Flamengo.

Se o primeiro tempo foi todo de Day, o segundo foi de Marquinhos. O arremesso de três pontos que deu ao time rubro-negro sua primeira liderança na partida foi justamente do camisa 11, que anotou nove pontos no período. Mais do que os quatro feitos no quarto pelo time inteiro do Uberlândia, que já dava sinais de cansaço com as ausências do armador Helinho e do ala Robby Collum, machucados.

NBB - Flamengo x Uberlandia (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem)
Zerado no segundo período, Robert Day acordou novamente na volta do intervalo. Liderado pelo americano, que de cara matou duas bolas de três, o Uberlândia cresceu, e a diferença caiu para apenas um ponto (45 a 44). José Neto parou o jogo e colocou Duda e Shilton em quadra. O Flamengo retomou o controle, e a vantagem cresceu para nove pontos. Day ainda deu o ar de sua graça com mais sete pontos no período, mas os donos da casa souberam administrar o resultado: fim do terceiro quarto com vitória parcial da equipe rubro-negra por 59 a 50.

A boa atuação no fim do período se refletiu no início do último quarto. Em menos de dois minutos de bola em jogo, o Flamengo fez 8 a 2, e a diferença subiu para 67 a 52. Na mesma hora Hélio Rubens pediu tempo. A parada surtiu efeito, o Flamengo passou a errar um ataque atrás do outro, e a vantagem caiu para apenas sete pontos. Parecia que o desfecho do último sábado se repetiria. Mas, desta vez, o líder do campeonato acordou a tempo de vencer por 79 a 66 e evitar sua segunda derrota no NBB. Principalmente porque Robert Day caiu em sono profundo mais uma vez e repetiu seu desempenho do segundo período, sem anotar pontos. Festa rubro-negra para uma torcida que não chegou a lotar o ginásio, mas voltou para casa feliz.

Olivinha tenta evitar a marcação de Robert Day (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário