sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Nova direção do Fla não vai renovar com Cielo e outros nomes da natação


cesar cielo patricia amorim eleições flamengo (Foto: Nelson Veiga/Globoesporte.com)
A nova direção do Flamengo não vai seguir com o projeto de natação que a gestão da ex-presidente Patrícia Amorim havia implementado no clube nos últimos anos. Em coletiva realizada nesta sexta-feira, na sede social do Rubro-Negro, o novo vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, Alexandre Póvoa, afirmou que os contratos de Cesar Cielo e dos demais nadadores da equipe profissional não serão renovados. A prioridade do clube é valorizar a base e que os atletas de elite sirvam de exemplo para os mais novos - ou seja, treinem na Gávea.

- Nós não vamos renovar os contratos deles, que expiram dia 31 de dezembro. E já pedi para que eles fossem comunicados. Apesar de a diretoria antiga ter deixado três meses de salários atrasados dos atletas, nós vamos honrar tudo - disse Póvoa.

Para o novo vice de esportes olímpicos do clube, as modalidades precisam de três pontos principais para se manterem: atletas que entrem em competições em condições de ganhar; o esporte ser autossustentável; e, por fim, que os atletas treinem dentro do clube para servir de exemplo para a base.

- Hoje, infelizmente, nenhum esporte é autossustentável. Então, vamos dar um prazo de um ano para que eles tentem se tornar autossustentáveis. Mas o terceiro pré-requisito, a natação não atende hoje. E também é fato que o Flamengo não tem uma piscina para uma competição de alto nível, porque não houve reforma nos últimos anos. Por conta dessa piscina deteriorada e pela situação difícil do Flamengo, se fez a opção de trazer atletas que honraram as cores do Flamengo, mas não treinavam aqui. A nossa prioridade hoje é reconstruir o parque aquático e resolvemos priorizar o investimento na base, para quem sabe em 2014 trazer esses atletas de volta com o clube mais estruturado - afirmou o dirigente.

Desde que Patrícia Amorim foi derrotada por Eduardo Bandeira de Mello nas eleições realizadas no início do mês, havia uma expectativa sobre o futuro dos esportes olímpicos. Principal nome da equipe e com um salário em torno de R$ 100 mil, Cesar Cielo chegou a afirmar que gostaria de continuar no clube apesar da saída de Patrícia.

- Eu quero ficar, mas a minha renovação não depende só de mim. Acho que vem sendo legal nadar pelo Flamengo e contribuir para um resgate da natação do clube nas competições, da natação carioca, e até para o crescimento da natação brasileira - disse o campeão olímpico dos 50m livre em Pequim 2008.

Além de Cielo, a equipe rubro-negra, criada a partir de março de 2010, é formada ainda por destaques da seleção brasileira de natação como Nicholas Santos (campeão mundial dos 50m borboleta em piscina curta no início do mês na Turquia), Tales Cerdeira, Leonardo de Deus e Joanna Maranhão. O contrato dos nadadores termina na próxima terça-feira, dia 31 de dezembro de 2012.

Nos últimos três anos, a natação do Flamengo foi crescendo no cenário nacional. Em maio de 2012, o clube colocou fim a um jejum de 10 anos sem conquistar o título do Troféu Maria Lenk, principal competição brasileira da modalidade. O clube travou uma disputa acirrada com Pinheiros e Corinthians, e igualou o Pinheiros em número de títulos: 13 para cada um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário