segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Obras do Maracanã chegam a 75% do andamento



Obras ficarão prontas até a metade de 2013, para a Copa das Confederações. Foto: Divulgação

As obras do Maracanã, que está sendo reformado para a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014, já estão 75% concluídas. Nos próximos dias, os cabos que vão sustentar a cobertura começarão a ser içados. A partir daí, entra em ação uma equipe de 25 alpinistas, com o apoio de guindastes, para ajudar no ajuste das peças dos cabos de aço nos pontos mais altos e críticos da estrutura metálica e na colocação da lona de teflon e fibra de vidro. A lona terá 68,4 m de comprimento e vai cobrir cerca de 76 mil dos mais de 79 mil assentos.
Com mais de 5.500 operários trabalhando em dois turnos, os serviços se concentram agora nos acabamentos, com foco principal na cobertura. As passarelas de metal que darão acesso ao catwalk central também já estão sendo colocadas sobre os quatro andaimes montados na arquibancada.

Até o fim deste mês, os cabos começarão a ser içados com a ajuda de 120 macacos hidráulicos, que estão sendo instalados no anel de compressão, no topo do estádio. A operação de içamento dura cerca de 15 a 20 dias. Ao final, começa a montagem da lona tensionada, feita de teflon e fibra de vidro.

O gerente de montagem do Consórcio Maracanã Rio 2014, Claudio Casares, explicou que a decisão de usar alpinistas profissionais na montagem da cobertura levou em conta a complexidade operacional da tarefa no Maracanã, onde a estrutura terá um vão coberto de 68,4 m de extensão. 

"Durante o planejamento da obra, vislumbramos a necessidade de ter este tipo de mão de obra especializada, devido à impossibilidade de ter dois guindastes ocupando o mesmo espaço. Por isso, contratamos profissionais experientes no mercado, mas, em razão da necessidade de um número maior desses especialistas, decidimos qualificar operários da própria obra que se adequassem ao tipo de serviço, fizemos uma seleção e formamos 17 pessoas que poderão exercer esta profissão pelo resto da vida", afirmou Casares. 

Também está sendo finalizada a construção de 231 banheiros, 60 bares e 110 camarotes. Dezenas desses espaços já estão com pisos, revestimentos em pastilhas e bancadas. O campo também já começou a tomar forma. O gramado está recebendo um moderno sistema de drenagem, com capacidade de vazão de água de 230 mm/hora, o dobro da média do índice pluviométrico verificado nos últimos dez anos na região do Maracanã. A grama, que está sendo cultivada numa fazenda do interior, será trazida em rolo e plantada no estádio em fevereiro. 

Também está em estágio avançado a recuperação das duas rampas monumentais, assim como a colocação de pisos dos estacionamentos dos setores norte e oeste. Os pisos da parte leste e sul do estádio já foram concluídos. O sistema de refrigeração também está sendo instalado. 

"Nesses últimos três meses e 20 dias, vamos trabalhar em ritmo ainda mais intenso para cumprir esses últimos 25% das obras. Teremos de executar algo em torno de seis a sete por cento por mês e vamos fazer. Nesta etapa, sem dúvida alguma, os nossos maiores desafios serão o içamento e a montagem da nova cobertura", afirmou o presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno Júnior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário