sexta-feira, 25 de maio de 2012

Joel reconhece status de intocável de Ronaldinho: 'Craque é craque'


A imagem da plaquinha com o número 10 erguido pelo auxiliar à beira de campo e Ronaldinho Gaúcho se encaminhando para deixar o campo é fato raro no Flamengo. Em 71 partidas oficiais, ele foi substituído apenas três vezes. Em duas entrou no segundo tempo, ambas contra o Atlético-PR, pela Copa Sul-Americana de 2011, quando parte dos titulares foi poupada.

Com Joel Santana no comando, Ronaldinho disputou 16 dos 20 jogos, com cinco gols marcados e participação durante 90 minutos em todos as partidas. O jogador ficou fora de apenas quatro partidas (1 x 2 Boavista, 1 x 0 Friburguense, 4 x 2 Volta Redonda e 3 x 1 Americano).

Questionado se é defensor da teoria de que um jogador tido como craque deve ser mantido em campo mesmo que não esteja rendendo o esperado, Joel disse que sim e contou alguns causos.

- Acredito (na teoria), o craque é o craque, em qualquer time é assim. Você estando com o ídolo em campo, o adversário vai sentir, vai respeitar. Você está com Ronaldo e Love dentro de campo, e o treinador adversário vai dizer: "Cuidado que a qualquer momento ele vai fazer (gol)". Eu estava num clube e fui tirar um jogador que era ídolo. Eu era o líder do campeonato. Estávamos perdendo o jogo. Fui tirar o jogador, o ídolo. Para que fui mexer no formigueiro? Aí, me bateram até cansar. Da outra vez, estava com o ídolo em campo, o jogo estava acabando, e ele estava muito mal. O preparador dizendo que ele estava mal. Eu disse: "Não mexe com ele, deixa ele lá". Deixei, e ele fez o gol. São coisas do futebol. É diferente quando está com ídolo ou não. A palavra ídolo já diz tudo - afirmou o treinador, que recentemente declarou por mais de uma vez que Ronaldinho Gaúcho pode render mais.

Ronaldinho no Treino do Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOM) 
  
No início da atual temporada, Ronaldinho deixou o campo nos amistosos contra Londrina e Corinthians. Mas com uma explicação: Vanderlei Luxemburgo trocou todo o time. Para explicar a manutenção do camisa 10 em campo, o treinador dizia que ele, mesmo mal em campo, impunha respeito ao adversário e poderia, num lampejo, resolver a qualquer momento.

A responsabilidade e palavra final para armar o time são de Joel Santana. E com carta branca para substituir Ronaldinho Gaúcho. A cúpula do futebol, com a efetiva participação do diretor Zinho e aval da presidência do clube, já deixou claro que, caso o camisa 10 não esteja rendendo o esperado, o técnico não deve ter nenhum tipo de restrição em colocar o jogador mais caro do elenco e capitão no banco de reservas.

Ronaldinho atuou em 73 jogos (dois amistosos) pelo Flamengo, participou dos 90 minutos em 66 partidas e fez 27 gols.

Substituições de Ronaldinho Gaúcho:
13/02/2011 - Flamengo 1 x 0 Resende (Carioca): deu lugar a Muralha
19/06/2011 - Flamengo 0 x 0 Botafogo (Brasileiro): deu lugar a Wanderley
10/07/2011 - Flamengo 1 x 0 Fluminense, (Brasileiro): deu lugar a Bottinelli
12/01/12 - Flamengo 1 x 0 Londrina (amistoso): deu lugar a Itamar
15/01/2012 - Flamengo 2 x 2 Corinthians (amistoso): deu lugar a Bottinelli

*Além disso, por duas vezes ele entrou nos jogos, contra o Atlético-PR pela Sul-Americana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário