sábado, 24 de dezembro de 2011

Zico se orgulha da nova geração do Flamengo: ‘Deixo de legado’

 
zico pelada (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
A saída conturbada do Flamengo, em setembro de 2010, deixou marcas em Zico. O maior ídolo rubro-negro, que hoje é técnico da seleção do Iraque, ocupou o cargo de diretor-executivo de futebol por apenas quatro meses. Hoje, evita fazer comentários sobre quase tudo que envolve o clube. Foge de polêmicas e até sobe o tom quando as perguntas persistem. Na noite desta sexta-feira, durante um jogo beneficente no CFZ, no Recreio dos Bandeirantes, o Galinho abriu uma exceção e comentou o sucesso da nova geração de jogadores da Gávea.

- Tenho orgulho de ter ajudado a preparar essa geração. Deixo de legado para o Flamengo. Quando eu estava no clube, alguns desses meninos que hoje estão sendo aproveitados pela equipe profissional estavam no juvenil. Lorran, Muralha, Thomás, Adryan, Rafinha, Romário, Mattheus. Pouco depois foram campeões da Copinha.

Segundo ele, as equipes mais vitoriosas da história do Flamengo tinham jogadores criados no clube como pilares. Caso do time da década de 80, campeão da Libertadores e do Mundial há exatos 30 anos.

- Com exceção de 2009, o time que foi campeão brasileiro, os melhores resultados foram conquistados quando as equipes tinham a maior parte dos atletas formados na base. O Flamengo sempre foi assim.

Em 2012, o clube volta a disputar a Libertadores. Zico não quis avaliar as possibilidades do Flamengo na competição. O Rubro-Negro precisa passar da primeira fase. Serão dois jogos contra o Real Potosí, da Bolívia: dias 25 de janeiro, em Potosí, e em 1º de fevereiro, no Rio:

- Não cabe a mim dizer se o grupo do Flamengo é bom ou não. Eu só torço. A Libertadores é uma competição de alto nível. Quem está no Flamengo tem de saber que a responsabilidade é sempre muito grande. Tem que ter luta, raça, entrega. Foi por isso que a geração de 30 anos atrás ganhou muito. Ganhou porque sempre quis muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário