domingo, 4 de dezembro de 2011

Flamengo, Flu e vasco(coisa maldita) estabelecem recorde do Rio na história da Libertadores

Rio de Janeiro vai ter pela primeira vez em sua história três representantes em uma edição da Taça Libertadores. Flamengo, Fluminense  e vasco(coisa maldita) se classificaram para a competição depois de terminarem o Campeonato Brasileiro em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.

O Flamengo foi o último carioca a garantir vaga na Libertadores. Depois do empate em 1 a 1 com o vasco, o time terminou o Brasileiro em quarto lugar e vai disputar a fase eliminatória da competição sul-americana, contra o Real Potosí, da Bolívia, a quatro mil metros de altitude. O vencedor do confronto, nos dias 25 de janeiro e 1 de fevereiro, passa para a fase de grupos. O primeiro duelo será na Bolívia.

O vasco, como campeão da Copa do Brasil deste ano, está no Grupo 5, ao lado do Nacional, do Uruguai, de um clube peruano e do vencedor do confronto entre um paraguaio e um equatoriano. Já o Fluminense será encaixado no Grupo 4, com o Zamora, da Venezuela, um clube argentino e o vencedor do confronto entre um argentino e um peruano.

Em comparação com outros estados do Brasil, São Paulo é o recordista. Em dois anos seguidos, o estado foi representado por quatro clubes. São Paulo, Palmeiras, Santos e Santo André jogaram a Libertadores de 2005, enquanto São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Paulista se classificaram para a edição seguinte.

O Botafogo chegou a estar perto da classificação para a Libertadores do ano que vem, o que deixaria o Rio com quatro representantes. Até a última rodada do Brasileiro, o time teve chances de classificação, mas acabou na nona colocação e vai disputar a Copa Sul-Americana no ano que.

Em duas oportunidades, o Rio contou com dois representantes na Libertadores. Em 1985, Fluminense e vasco, que haviam protagonizado a decisão do Brasileiro do ano anterior, disputaram a competição. 

Flamengo, terceiro colocado no Brasileiro de 2007, e Fluminense, campeão da Copa do Brasil de 2007, estiveram juntos na edição de 2008.

Em 52 edições da competição, o Rio foi representado em 22, com dois títulos e três decisões. Já com a classificação para o ano que vem incluída, o Flamengo soma 11 participações na Libertadores, seguido de vasco, com oito, Fluminense, com cinco, Botafogo, com três e Bangu, com uma.

Em 2012, o Brasil terá seis representantes na Taça Libertadores. Além dos clubes do Rio, estão classificados o Corinthians, campeão brasileiro, o Santos, campeão da Libertadores do ano passado, e o Internacional, quinto colocado no Brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário