terça-feira, 26 de julho de 2011

Em carta enviada à CBF, Fifa diz que não lhe cabe julgar a polêmica de 87

A polêmica envolvendo Flamengo e Sport em relação ao título brasileiro de 1987 chegou até a Fifa, mas ainda está longe de uma solução. A CBF não divulgou, mas recebeu uma carta da entidade que comanda o futebol mundial. Nela, a Fifa informa não ter competência para julgar o caso.

Nesta terça-feira, o site oficial do Sport informou que o vice-presidente jurídico do clube, João Humberto Martorelli, teve uma reunião com membros da Fifa. No entanto, a nota não deixa claro onde foi o encontro, uma vez que ela cita a sede da entidade, em Zurique, na Suíça, e a Ilha do Retiro, em Recife, como locais da reunião. O GLOBOESPORTE.COM tentou, sem sucesso, entrar em contato com os dirigentes rubro-negros por telefone para esclarecer a situação.

Ainda de acordo com a nota divulgada pelo Sport, João Humberto Martorelli afirma que a entidade máxima do futebol resolveu não se envolver na briga e não admitiu uma audiência por não ter sido procurada pelo Flamengo formalmente.

- Eles (FIFA) não admitiram a audiência por não existir nenhum processo na entidade. Diante dessa resposta, pedimos um documento por escrito falando que não existe esse processo, e ela nos deu. Estamos com o documento nas nossas mãos. A informação era que o Flamengo tinha feito uma reclamação formal, mas ela não existe... No documento por escrito, a FIFA ainda disse que não tem competência para definir quem é o campeão brasileiro de 1987 e que isso é um assunto interno da CBF - disse Martorelli, ao site oficial do Sport.

Fla desmente Sport e confirma ter ido à Fifa

O vice-jurídico do Flamengo, Rafael De Piro, informou que a CBF encaminhou ao Flamengo, por se tratar de um dos envolvidos no caso, uma carta da Fifa enviada ao Sport e à CBF, alegando que a discussão deveria ser feita na própria CBF, por se tratar da entidade máxima do futebol brasileiro. No documento, a Fifa recusa o pedido de audiência do clube pernambucano e diz que a atitude de recorrer à Justiça Comum fere o parágrafo segundo do artigo 64 do estatuto da entidade (recursos a tribunais de Justiça comum são proibidos, a menos que especificamente embasados nos regulamentos da Fifa). No entanto, não há qualquer menção a uma possível punição ao Sport.

Segundo De Piro, a Fifa não recebeu o Sport pois o clube não foi acompanhado pela CBF à sede da entidade, ao contrário do Rubro-Negro carioca, que foi à Suíça em junho representado pela presidente Patrícia Amorim, que teria ido acompanhada de Carlos Eugenio Lopes, diretor jurídico da CBF.

Rafael De Piro revelou que, na ocasião, Patrícia Amorim se reuniu com membros do Comitê Disciplinar da Fifa e solicitou que a entidade privilegiasse a decisão da CBF, que em fevereiro deste ano declarou o Flamengo como campeão brasileiro de 1987, ao lado do Sport. O clube carioca também denunciou o Sport à entidade por ter recorrido à Justiça Comum e assim estaria sujeito a punições por extrapolar a esfera esportiva.

Reviravoltas

Em junho, a CBF acatou a decisão da 10ª Vara da Justiça Federal e voltou a reconhecer o Sport como o único campeão brasileiro de 1987. Na ocasião, a entidade esclareceu que a decisão judicial é passível de recurso e diz entender que o reconhecimento do Flamengo como campeão brasileiro daquele ano não contraria os limites da coisa julgada.

No dia 21 de fevereiro deste ano, a CBF reconheceu o Flamengo como campeão de 87. A decisão, a princípio, colocaria fim a uma polêmica que já dura mais de 24 anos. Na ocasião, o presidente do Sport, Gustavo Dubeux, afirmou que não aceitaria dividir o título com o clube carioca e tomou as providências cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário