quarta-feira, 2 de março de 2011

Negueba: dribles garantidos pelo 'guarda-costas' Ronaldinho

Negueba (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
O físico franzino não é propício para encarar os parrudos zagueiros adversários. Mas Negueba não tem medo e se garante com o batalhão de companheiros do Flamengo. Se dentro de campo é assim, fora dele o jogador conta com a proteção da mãe para não se deslumbrar com o assédio.

Dona Tereza é daquelas que observa tudo de perto. Sempre que possível o acompanha nas entrevistas, jogos... Foto especial? Ela espicha o olho para ver o desempenho do filho. Em casa a marcação é mais pesada. Tudo bem que o atacante é caseiro e prefere programas diurnos.

- Sou controladora. Mas é bom que ele não dá muito trabalho. Nunca deu, na verdade – disse a mãe zelosa.

Ela assiste de pertinho ao crescimento da popularidade do filho, de 18 anos. Uma rápida passagem pela portaria da Gávea e são quase uma dúzia de fotografias. A curiosidade se justifica. Pinçado por Vanderlei Luxemburgo no fim do ano passado, Guilherme, ex-camisa 8 dos juniores, virou atacante, ganhou o apelido no sobrenome e despertou a curiosidade pelo futebol atrevido.

Nos últimos jogos, o grito das arquibancadas pedindo a entrada dele no time tornou-se rotineiro. Ele retribui com dribles, gols e dois títulos em 2011. Primeiro ajudou o time sub-18 a vencer a Copa São Paulo. A segunda tarefa foi tornar-se o xodó na conquista da Taça Guanabara.

Negueba (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com) 
O talento de Negueba já despertou atenção do futebol grego  (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Mas por pouco não foi diferente e a promessa rubro-negra tornou o rumo de Atenas, na Grécia. Os olheiros do Panathinaikos planejavam incluí-lo na negociação de Gilberto Silva, mas o negócio foi desfeito.

- Fiquei sabendo desse interesse um pouco depois. Mas quero ficar no Flamengo e fazer história – disse Negueba, cujo contrato foi renovado ano passado e termina no fim de 2015.

As facilidades da fama não o pegam. Ele garante que prefere o passeio no shopping com os amigos às noitadas. Também diz que não é tão namorador quanto outros. Prefere bajular os irmãos Gabriel (12 anos) e Gustavo (4 anos).

- Fico brincando com o Gustavo e jogando futebol no videogame. Meu irmão só joga com o Flamengo e me coloca no time titular. Só que estou muito forte e não tão rápido.

Para ganhar massa muscular semelhante à do mundo virtual, Negueba iniciou na semana passada um planejamento especial com o preparador físico Antônio Mello. O trabalho é semelhante ao que o próprio Mello aplicou em Neymar e Robinho no início da carreira. Os músculos extras podem ajudá-lo a não precisar de “seguranças” em campo.

Negueba (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com) 
O jovem atacante é uma das caras do novo Flamengo (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Novato e franzino, o atacante sensação do Flamengo no início da temporada convive com a intimidação dos adversários. Verbalmente ou nas bordoadas.

- Quando tomo a primeira, o Ronaldinho vem e me manda partir para cima de novo que qualquer coisa ele “compra o meu barulho”. O Welinton e o David também falam que “se eles derem (pancada) daí, a gente dá daqui”. Eu não tenho medo. Nunca tive – contou, sorridente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário