quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Renato volta no tempo: gol, título e comemoração original na final de 2007



Renato pensa em final de Taça Guanabara e volta no tempo. O ano é 2007, no Maracanã, e o Flamengo tem o Madureira como adversário. Depois de perder o primeiro jogo por 1 a 0, o Rubro-Negro vence 4 a 1 na volta e fica com o título. Além do meia, outros dois jogadores do grupo atual participaram daquele confronto: o lateral-direito Léo Moura e o zagueiro Ronaldo Angelim

Para Renato foi especial. Vaiado na partida de ida, o camisa 11 jogou com raiva e mostrou a raça que fez dele um ídolo da torcida. Ainda marcou um gol de pênalti, o último daquele confronto. Souza, duas vezes, e Renato Augusto também marcaram (assista ao vídeo). Quatro anos depois, Renato tem dificuldade para lembrar de todos os detalhes, mas logo conta a forma curiosa que escolheu para comemorar.

- Não lembro da comemoração, não. Espera aí. Ah, sim, verdade. Foi uma coisa combinada com o Diego (goleiro reserva, que hoje está no Ceará). Na época, pedi para ele segurar um meião de um amigo meu. Se fizesse o gol, usaria aquilo ali (na cabeça). Estava limpo, lavado (risos). Foi uma comemoração bem legal. Tenho um quadro em casa com aquela foto.

Neste domingo, o Flamengo vai decidir o primeiro turno do estadual novamente contra uma equipe de menor expressão. No lugar do Madureira, o Boavista. No lugar do Maracanã, o Engenhão. Mas há uma semelhança: o técnico Alfredo Sampaio dirige o adversário.

Renato coletiva Flamengo (Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)Renato tem boas lembranças da final da Taça Guanabara de 2007 (Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)

- São épocas diferentes, jogadores diferentes. É um time de menor expressão e vocês analisam que seja da mesma forma, mas para nós é diferente. O Boavista chegou com méritos à final. Passam muitas coisas pela cabeça, até pelo fato de ter jogado a final contra o Madureira. Mas existem detalhes, tudo pode acontecer. O Boavista tem um treinador muito capaz. Mas tem o outro lado também. Nós somos o Flamengo. Fizemos por merecer, estamos acostumados a chegar às finais. Não só os jogadores, mas o clube.

A final da Taça Guanabara de 2007 teve a marca da polêmica. Antes do segundo jogo, o meia Djair (ex-Bota, Flu e Fla) comparou a equipe da Gávea a um time de totó, durante participação no programa “Bem, Amigos!”, do SporTV. Na época, o técnico Ney Franco usou o comentário do jogador na preleção para motivar o grupo. Funcionou.

Depois da decisão, jogadores das duas equipes trocaram empurrões e xingamentos dentro de campo. A confusão teria começado quando o goleiro Bruno (hoje detido em Minas Gerais acusado pelo desaparecimento de Eliza Samudio) passou pelo banco de reservas do Tricolor suburbano fazendo provocações. Na época, Alfredo Sampaio disse que Djair fora mal-interpretado. Por sua vez, os rubro-negros cobraram respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário