terça-feira, 30 de novembro de 2010

Guia da última rodada: 11 times ainda têm objetivos na reta final


A última rodada do Campeonato Brasileiro ainda reserva muita emoção para nada menos do que 11 times. Na parte de cima da tabela, serão três na luta pelo título - Fluminense, Corinthians e Cruzeiro - e dois brigando por uma vaga na Taça Libertadores - Grêmio e Botafogo. Na metade de baixo, seis times disputam três vagas na Copa Sul-Americana: Vasco, Atlético-MG, Avaí, Flamengo, Atlético-GO e Vitória, sendo que esses dois últimos também jogam a "final" para definir quem será o último rebaixado.

Assim como no ano passado, três times chegam à última rodada com chance de ser campeão brasileiro. Se em 2009 eram Flamengo, Inter e São Paulo, agora Fluminense, Corinthians e Cruzeiro correm atrás do troféu. A diferença do líder Flu para a Raposa, em terceiro, é de apenas dois pontos e tudo pode acontecer.

A luta contra o rebaixamento está mais simples. Empatados em pontos, Atlético-GO e Vitória se enfrentam no domingo. Quem terminar na posição pior disputará a Série B em 2011. As duas equipes têm trunfos para o confronto. Enquanto os goianos jogam por um empate por terem número de vitórias maior, os baianos atuam em casa com o apoio da torcida.

As disputas pela última vaga da Taça Libertadores e pelas três que restam para a Copa Sul-Americana apresentam uma peculiaridade neste ano: elas dependem do resultado do Goiás em uma competição que não é o Brasileirão.

É que se o Alviverde for campeão da Sul-Americana em cima do Independiente, garante vaga na Libertadores 2011 e torna a disputa entre Grêmio e Botafogo inútil. Gaúchos e cariocas se enfrentam também em confronto direto, e o Tricolor, com um ponto a mais, tem a vantagem do empate. Quem terminar em quarto tem que torcer para o Esmeraldino, que joga a final três dias depois, não ser campeão.

O título do Goiás deixaria tanto Grêmio quanto Botafogo classificados para a Sul-Americana e isso também influencia na turma de baixo. Ou seja, o último a ter vaga para a competição do ano que vem seria o 13º e não mais o 14º. Assim sendo, Vasco, Atlético-MG, Avaí, Flamengo, Atlético-GO e Vitória só disputariam duas vagas. Se o Alviverde goiano for vice, seriam três.

Matemático explica números que podem gerar dúvidas

Os dados sobre porcentagem são do site Infobola, coordenado por Tristão Garcia. Explicou dois pontos que podem gerar polêmicas. A primeira é sobre a mesma chance dada a Corinthians e Cruzeiro na disputa pelo título:

- O Corinthians, se não for campeão, é muito pelo fato de não ser um bom visitante. E ele joga em Goiânia (contra o Goiás) no domingo e não é tão vencedor fora quanto é em casa. Cruzeiro e Fluminense têm desempenho melhor quando atuam em seus domínios - explicou.

Outro ponto que pode gerar dúvida é como o Vitória pode ter mais chance de ser rebaixado do que o Atlético-GO e ao mesmo ter possibilidade maior de se classificar para a Copa Sul-Americana.

- O resultado que ajuda para escapar do rebaixamento, que é o empate, não serve para se classificar para a Copa Sul-Americana. Ambos precisam vencer para ficar com a vaga. E nisso o Vitória leva vantagem porque joga em casa - argumentou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário