terça-feira, 1 de junho de 2010

Corinthians tem maior rejeição, mas na proporção dá Botafogo



A torcida do Corinthians é a segunda em tamanho - atrás da do Flamengo - e a primeira em rejeição. Esse é um dos resultados obtidos pela pesquisa do Instituto Análise, que junto com a pesquisa do Ibope, traçou um perfil dos torcedores brasileiros.

Segundo a pesquisa, 68% dos torcedores têm rejeição por algum clube. Entre esses 68% o Corinthians foi o mais apontado, com 21% dos votos negativos. Os dados acabam com um dos mitos da torcida brasileira, que apontava a do Flamengo como a mais rejeitada.

Isso significa que 14,3% dos brasileiros ou 27,4 milhões de pessoas rejeita o Corinthians. O número é maior até do que os que torcem pelo time, cerca de 25,8 milhões, segundo a pesquisa do Ibope.

A sequência de rejeição tem Flamengo (16%, ou 20,9 milhões), Palmeiras (14%), Vasco (13%), SãoPaulo (11%), Botafogo (6%), Internacional, Grêmio, Santos e Fluminense (3% cada) e Cruzeiro (2%). Os demais times em conjunto somam 6%.

Contra em dobro

Dessa maneira, o Botafogo é a equipe mais rejeitada. Tem 1,6% de torcedores e 4,1% (150% a mais) de pessoas contra. O vasco está quase na mesma situação, com 4,1% de torcedores e 8,9% de antitorcedores. O Palmeiras também tem mais pessoas torcendo contra (9,5%) do que a favor (6,1%).

A 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas ouviu 7.109 pessoas em todo o Brasil, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios de todos os tipos e tamanhos. A margem de erro é de 1,2 ponto percentual, para mais ou para menos. Isso significa que resultados separados por pelo menos 2,4 pontos estão em situação de empate técnico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário