Daniel Orlean é o novo
Vice-Presidente de Marketing do Flamengo. Aos 37 anos e nascido no Rio
de Janeiro, é especialista em Inteligência Organizacional pela UFRJ,
Engenheiro e Mestre pela PUC-Rio. Orlean é empreendedor e investidor de
empresas nas áreas de tecnologia, educação, entretenimento, serviços
financeiros e saúde, sendo sócio-fundador da BizBank, fintech que atua
no mercado de banking para pequenas e médias empresas, e
Diretor-Executivo da 3L Ventures. Foi também sócio-fundador da Affero
Lab, empresa que se tornou líder do mercado de Educação Corporativa no
país e foi vendida para o grupo de mídia alemão Bertelsmann e para a IFC
(International Finance Corporation), braço financeiro do Banco Mundial,
em 2015.
Orlean entra no lugar de José Rodrigo Sabino, que foi
convidado para ser CEO da Primeira Liga e desejou as boas-vindas a seu
sucessor. "Desejo muito sucesso a ele na nova posição. Recebi o convite
da Primeira Liga e tive que me afastar da vice-presidência de Marketing
do Flamengo, mas vejo com bons olhos a maneira que está sendo conduzido o
trabalho no departamento e acredito muito no resultado positivo desse
processo de transformação que a diretoria do Flamengo vem implementando
no clube e no futebol brasileiro. Continuo na torcida à distância",
afirmou Sabino.
Agora também à frente do time de Marketing do
Flamengo, Orlean projeta os próximos passos do departamento baseando-se
na busca do equilíbrio entre a emoção do esporte e a excelência em
gestão. O objetivo é alcançar resultados cada vez melhores, tanto para
os investidores e patrocinadores quanto para os torcedores rubro-negros.
O novo vice-presidente será o entrevistado desta sexta-feira (2) do
Papo Nação da FlaTV Nação Rubro-Negra, que será transmitido ao vivo, a
partir das 17h, no site oficial do Flamengo, com exclusividade para
sócios-torcedores, que podem mandar perguntas para o dirigente.
Se você já é sócio-torcedor,
clique aqui para enviar sua pergunta e participar. Se não é,
clique
aqui para fazer sua adesão, ter acesso aos vídeos e transmissões ao
vivo exclusivas da FlaTV Nação Rubro-Negra e muito mais vantagens.
Confira a entrevista na íntegra:
Avaliação do Programa Nação Rubro-NegraNa
minha chegada ao clube, o programa de sócio-torcedor foi um dos
principais focos. Conversei várias vezes com o time liderado pelo Bruno
(Spindel, diretor-executivo de Marketing do Flamengo) para avaliar os
processos e os resultados de hoje. Temos, comparativamente com os outros
clubes brasileiros, experiências, benefícios para os torcedores e
níveis de engajamento fantásticos. Mas queremos ainda mais. Estamos
buscando, por exemplo, oferecer vantagens tanto aos torcedores do Rio de
Janeiro quanto de fora, e começando a olhar com mais carinho nossas
torcedoras e nossos torcedores do futuro.
Com a definição nosso
estádio acredito que teremos um Programa ainda mais completo, mas
estamos conseguindo mostrar o valor do clube e dessa proximidade com uma
gestão correta, com conteúdos multimídia exclusivos, descontos em
nossas lojas oficiais e em centenas de parceiros... Já foram, por
exemplo, mais de 7 mil sócios-torcedores que participaram de alguma ação
experiência no Programa e queremos trabalhar de forma ainda melhor os
benefícios intangíveis, que só o Flamengo é capaz de oferecer.
Outra
coisa que estamos estudando bastante é nosso público, para
especificarmos melhor a quem estamos servindo. Por exemplo: as mulheres
hoje são apenas 7% do total de sócios-torcedores, mas são bem mais
representativas no conjunto global. Estamos estudando o que podemos
oferecer para trazer a torcedora para perto. Da mesma forma, pensamos
sobre as crianças, que hoje muitas vezes admiram clubes estrangeiros,
mas que estão pertinho de um dos maiores clubes do mundo.
Quem
sente o orgulho de ser sócio-torcedor faz o time mais forte e tem mais
Flamengo sempre: descontos em ingressos e no pay-per-view, vídeos
exclusivos para ficar por dentro, vantagens nas lojas oficiais para ter o
Manto e outros produtos e muito mais. Clique e faça sua adesão agora!
Valorização da marca Flamengo muito além da camisa
Temos
trabalhado com o conceito de ir além dos patrocínios na camisa. Os
clubes ficaram muito focados apenas nessa modalidade de patrocínio - que
ainda é muito importante - mas há muitas outras possibilidades.
Nossa marca é a mais valiosa de todos os clubes brasileiros
e uma pesquisa recente de um grande instituto de pesquisa mostra a
liderança de nossa audiência em 24 estados do país. Temos o maior
engajamento em todas as faixas etárias e classes sociais. Nossa camisa
vale muito para nossos patrocinadores, mas se olharmos em redes sociais,
por exemplo, crescemos muito: nosso engajamento é muito superior ao dos
outros clubes e este é um ponto de interação fundamental com nosso
público.
Vamos atrás de patrocínios, parcerias e apoiadores para
o futebol e esportes olímpicos, mas vamos para além de exposição de
marca no uniforme. Queremos rentabilizar outros pontos de contato,
queremos experiências aliadas aos parceiros... A camisa é muito
importante, gerando um volume astronômico de valor de mídia para nossos
parceiros - mas vamos trabalhar muito além disso.
Importância de uma gestão transparente e responsável para a prospecção de novos parceiros
Muitas
empresas têm um receio infundado de se envolver com o futebol em geral.
Os números comprovam os benefícios e derrubam mitos como uma possível
rejeição por torcedores rivais. Isso não acontece, muito pelo contrário.
O Flamengo é um canhão de mídia, de exposição e de engajamento. Isso
vem muito alinhado à seriedade de nossos gestores, que assumiram uma
posição de "fazer o futebol do jeito certo". Há um movimento crescente
de percepção do valor do futebol como plataforma. Aceitei o convite do
clube, com muita honra, porque existe esse time de executivos sérios à
frente do Flamengo. Confio nesses executivos e no time de profissionais
que foi formado.
Outro ponto é a importância de entender a
necessidade e o desejo de retorno dos patrocinadores para realizarmos
experiências de valor. Um bom exemplo disso foi o vídeo feito com o
iFood (ação com um motoboy que pensa que vai entregar um pedido e é
surpreendido ao chegar na casa de Éverton e convidado a entrar e
assistir ao jogo do Flamengo com o atleta -
clique aqui e assista). Houve uma enorme empatia da torcida com a história do motoboy. Foi emocionante... Queremos reforçar esse tipo de ação.
Maior desafio daqui para frente
Estou
chegando em um momento muito bacana para o clube. Estamos em uma
confluência de coisas positivas. Em campo, estamos bem no Campeonato
Brasileiro, com uma base forte e um time embalado. Fora dele, a dívida
líquida cai com um trabalho intenso da área financeira, voltada para
austeridade e saneamento. A receita está subindo constantemente.
Continuamos sendo a marca mais valiosa do país no setor, temos 40
milhões de torcedores apaixonados, 17 milhões de engajados nos nossos
pontos de contato diversos - redes sociais, canal no YouTube, cadastro
de torcedores.
Mas ao mesmo que é um momento bom, é um momento
de muita cobrança. E aí está o maior desafio: conciliar a emoção do
esporte com as ferramentas de gestão que temos hoje no marketing, que
nos permitem testar e medir os resultados das ações e das boas ideias.
Temos metas desafiadoras e vamos trabalhar em conjunto com o Futebol,
com a Comunicação, e com outros setores do clube, para fazer acontecer.
O que significa para você trabalhar para o Flamengo
O
cargo de vice-presidente é um cargo institucional, não remunerado. Por
isso temos hoje executivos, empreendedores, gestores bem sucedidos em
suas carreiras. O objetivo como vice-presidente não é ganhar do clube, é
ganhar para o clube. Quero que meu time de coração, do meu pai, do meu
irmão, dos meus filhos, cresça e seja ainda mais respeitado, em campo e
fora dele. Somos muito mais que um time, que um clube. Somos uma nação. O
Flamengo já foi responsável por muitas coisas boas na minha vida e a
chance de poder fazer parte do clube, contribuir, criar um legado, é
muito bacana. Tudo que fiz na minha vida e na minha carreira fiz por
paixão. E aqui, além da paixão, trago uma experiência como empreendedor e
executivo para fazer dar certo. É um desafio enorme, mas também uma
gratificação muito grande.