Paolo Guerrero está liberado para jogar pelo Flamengo, mas o clube ainda espera um "ok" oficial da Fifa. Enquanto não recebe a liberação da maior entidade do futebol, o Rubro-Negro aguarda a resposta e quer se cercar de todos os lados para que o clube não corra o risco de sair prejudicado. A dúvida do clube é se a Fifa dará a resposta a tempo da partida contra o São Paulo, nesta quarta-feira, às 21h45, no Maracanã.
Após contato com o Globo Esporte. com, a Corte Arbitral do Esporte (CAS na sigla em inglês) divulgou uma nota em que diz que enquanto a decisão do Tribunal Federal da Suíça não for revertido, o peruano está liberado para jogar."
"- A suspensão permanecerá em espera até que o Tribunal Federal Suíço decida suspendê-la ou, no mais tardar, no final do processo do recurso perante o Tribunal Federal, se o recurso for indeferido. Enquanto a suspensão estiver em espera, Paolo Guerrero pode jogar por sua equipe e país normalmente
- Se, no final do processo, o Tribunal Federal Suíço rejeitar o recurso de Paolo Guerrero, os meses restantes da suspensão ainda terão que ser cumpridos e a suspensão será restabelecida".
É bom ressaltar que a Corte Arbitral do Esporte é na instância desportiva (como se fosse o STJD) e o Tribunal Federal Suíço está na esfera da justiça comum - algo como o STF deles. Vale deixar claro também que CAS e TAS são a mesma instituição, só que uma é a sigla em inglês e a outra em francês
Mais cedo, a Agência France-Presse publicou a resposta de um porta-voz do Tribunal Federal ao questionamento sobre a situação de Guerrero. A entidade declarou que o efeito suspensivo do doping ainda é válido.
- O efeito suspensivo acordado pelo Tribunal Federal em 30 de maio de 2018 é atualmente válido. Esta é válida enquanto o Tribunal Federal não autorizar outras medidas, ou até que se dite uma decisão final.
Após ter recebido uma suspensão de 14 meses pelo TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), Guerrero conseguiu, no fim de maio, um recurso Tribunal Federal da Suíça, mais alta instância na jurisdição suíça, sede do CAS, o que permitiu ao jogador realizar o sonho de disputar a Copa do Mundo 2018 pelo Peru.
Guerrero tem participado normalmente nos treinos do Flamengo. O técnico Maurício Barbieri ora utiliza o atacante como titular, ora entre os reservas. Como Henrique Dourado precisa cumprir suspensão na próxima partida do Rubro-Negro, nesta quarta-feira, contra o São Paulo, a ideia do treinador é começar com o peruano entre os titulares.
Flamengo segue esperando liberação formal da CBF
No entanto, um imbróglio jurídico deixou a diretoria do Fla receosa. O clube fez consulta formal à CBF (a primeira foi em 28 de junho) para se certificar da escalação do peruano após seu retorno da Copa do Mundo. A entidade não respondeu de maneira clara a questão e pediu ao clube que sanasse dúvidas no Tribunal Federal da Suíça.
Sem uma definição clara por parte da CBF, o Departamento Jurídico do Flamengo decidiu ir ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva com mandado de garantia. O clube continua esperando liberação formal da CBF para escalar Guerrero.
A despeito da dúvida do Flamengo e da confusa resposta da CBF, os advogados de Guerrero afirmam que o jogador está livre para atuar. No processo na Suíça, a defesa foi feita pelo espanhol Juan De Dios Crespo.