sábado, 23 de janeiro de 2016

Flamengo vence na estreia do Brasileiro Feminino


Equipe estreou vencendo (foto: iFlamengonews)
O Flamengo começou o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino conquistando três pontos. No início do seu segundo ano na competição, o rubro-negro derrotou o Vitória/PE de virada por 3 x 1, na Gávea, na tarde desta quarta-feira (20/01). Gaby, Pâmela e Bárbara marcaram para o Mais Querido. O Rubro-Negro lidera o grupo 4, que conta com Viana/MA, São Francisco/BA e Duque de Caxias.

Com a base do time campeão estadual, o Flamengo começou impondo seu ritmo, mas sofreu o primeiro gol aos 14 minutos. Aos 27 a equipe empatou com Gaby e, aos 34, Pâmela virou: 2 x 1. No segundo tempo, o Flamengo conseguiu marcar o terceiro aos 21 minutos, com Bárbara de pênalti.

O próximo desafio é o Viana, na próxima quarta-feira (27/01). A partida está marcada para as 17h, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luis/MA.

Sorridente e em silêncio, Cuéllar chega ao Rio para assinar com o Flamengo


O que não pôde expressar em palavras, Gustavo Cuéllar mostrou no sorriso. O volante chegou ao Rio de Janeiro na manhã deste sábado para acertar os últimos detalhes com o Flamengo, mas não falou com a imprensa, por determinação do clube. Restou-lhe sorrir para mostrar a animação com o acordo.

O colombiano foi comprado pelo Flamengo ao Deportivo Cali por US$ 2 milhões. Seu antigo clube anunciou nesta semana a transferência, mas o Rubro-Negro não se pronunciou. Cuéllar deve fazer exames médicos e assinar contrato de quatro anos para, depois, ser oficializado.

Cuellar desembarca no Rio de Janeiro para se apresentar ao Flamengo (Foto: Felipe Schmidt) 
Cuellar desembarca no Rio de Janeiro para se apresentar ao Flamengo (Foto: Felipe Schmidt/GloboEsporte.com)
 
Entrevistado pelo GloboEsporte.com anteriormente, o volante teceu elogios ao Flamengo.

- Estou muito contente, meu coração está muito contente. É uma oportunidade enorme para mim, para minha carreira esportiva e no lado pessoal. Estou muito feliz que o clube mais importante da América e com a maior torcida da América tenha se interessado por mim. Tenho muito orgulho, espero fazer as coisas da melhor maneira com muito esforço, trabalho e dedicação. Fazer o mesmo que vinha fazendo nos clubes colombianos ou muito melhor.

Ederson fica mais perto de volta, mas está fora das estreias na Liga e Carioca

As corridas em volta do campo, as atividades - às vezes solitárias - de condução de bola, por baixo ou pelo alto, e muito circuito físico fazem parte até agora da rotina do meia Ederson do Flamengo. Com histórico de lesões na carreira, o jogador, contratado em julho junto ao Lazio, da Itália, fez apenas 11 jogos nos primeiros meses pelo novo clube e está sendo preparado especialmente para ter nova vida na temporada de 2016.

Apesar do departamento de futebol evitar previsões de retorno, a expectativa é de que Ederson retome o trabalho com o grupo e participe, inclusive, de treinos táticos e técnicos com o restante do elenco já na semana que vem. O jogador não viajou para os amistosos no Nordeste - assim como Nixon, Kayke e Arthur Henrique - para seguir trabalho de recuperação, prevenção e condicionamento físico. A estreia na temporada, porém, ainda vai demorar um pouco. Ederson está fora do jogo contra o Atlético-MG, dia 27, pela Liga, e também da primeira partida no estadual, contra o Boavista, no próximo sábado, pelo Carioca.

Ederson treino Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo) 
Paciência: Ederson treina forte para voltar ao time do Flamengo em fevereiro (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
 
Em mais duas semanas de preparação, Ederson deve iniciar volta gradual ao grupo do técnico Muricy Ramalho. E terá que procurar seu espaço. A disputa no meio de campo promete ser grande. Iniciam a temporada como titulares Márcio Araújo, Willian Arão e Alan Patrick - com Marcelo Cirino, Sheik e Guerrero na frente. Mas Mancuello, que estreou bem, pode ganhar uma vaga em pouco tempo. Tanto o argentino quanto Alan não começam a temporada jogando, pois a regularização dos dois - por serem transferências internacionais (Mancu veio do Independiente e o outro prorrogou contrato de empréstimo, liberado pelo time ucraniano) - depende da abertura da janela brasileira, no próximo dia 28 de janeiro.

Ederson foi contratado em julho. Ele estreou em agosto  e fez sua última partida dia 22 de novembro, contra a Ponte Preta. São 11 jogos e três gols pelo Flamengo

O chefe do departamento médico do Flamengo, Marcio Tannure, disse durante a estadia do time em Mangaratiba que esperava o melhor ano da carreira de Ederson. O que significa o fim das lesões e uma boa mostra do futebol que o levou a ter destaque no futebol francês, chegando à seleção brasileira.

- Começamos um trabalho diferente com ele, fizemos avaliações e estamos montando programas de treinamento com os preparadores físicos para conseguirmos o melhor de sua performance. Agora ele está começando do zero. Esperamos em 2016 o melhor ano da carreira do Ederson aqui - afirmou Tannure.

Bola da Primeira Liga será da Penalty

Enquanto segue num impasse com a Federação de Futebol do Rio (Ferj) sobre a participação de Flamengo e Fluminense no torneio deste ano, a Primeira Liga avança em outras frentes. Nesta semana a entidade fechou contrato com a Penalty para o fornecimento de bolas. Trata-se da mesma marca que fornece bolas para o Campeonato Paulista e outros 12 estaduais.

Flamengo vira sobre o América-MG e chega invicto à final da Copa SP


Flamengo América-MG Copa São Paulo (Foto: Ag estado)
A manutenção da invencibilidade e a vaga na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior podem dar a impressão ao torcedor que o Flamengo venceu com facilidade, ao fazer 2 a 1 no América-MG na semifinal do torneio, disputada  a noite desta sexta-feira, na Arena Barueri. Mas, não. O time carioca bem que teve a chance de facilitar as coisas logo no primeiro minuto de jogo, mas viu o artilheiro Felipe Vizeu perdeu gol cara a cara com goleiro. Mais do que isso, viu o América-MG abriru o placar no minuto seguinte, em belo gol de Matheusinho.

Porém, ainda na primeira etapa, o Flamengo empatou com Trindade, em belo chute de fora da área, e pressionou o adversário que teve no goleiro Jori seu principal destaque. No segundo tempo, o que parecia que seria mais uma decisão de pênaltis na Copinha - especialidade do time mineiro, que havia eliminado Palmeiras, vasco e Bahia assim -, se transformou em alívio com o gol de Lucas Paquetá, que finalizou sem chances para o goleiro, dando a vitória e a vaga na final para o Flamengo.

No último capítulo das inúmeras histórias da 47°edição da Copa SP, as duas maiores torcidas do Brasil sentirão o gostinho de uma final no aquecimento da temporada dos profissionais. O Flamengo, que nunca foi vice, irá buscar o tricampeonato da Copinha contra o Corinthians, que mira o décimo título, na segunda-feira, às 10h, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

O jogo

Parecia que seria uma daquelas noites em que nada daria certo para o Flamengo. Logo no primeiro minuto, o artilheiro rubro-negro na Copinha, Felipe Vizeu, desperdiçou, cara a cara com o goleiro do América-MG, a chance de abrir o placar para o Flamengo. Se o ditado do futebol diz que "quem não faz, toma", o América-MG, no minuto seguinte e com golaço de Matheusinho, abriu o marcador.

A resposta do Flamengo só não foi imediata porque o goleiro Jori salvou o América-MG em defesa espetacular após chute à queima-roupa de Cafú. No lance seguinte, em falha da defesa mineira, Trindade soltou a bomba de fora da área, empatando a partida para o Flamengo.

Assim como a temperatura no estádio, o segundo tempo da partida esfriou. América e Flamengo alternaram bons momentos, mas sem criarem chances claras de gol. Coube a Lucas Paquetá esquentar o jogo. Aos 28 minutos, o meia recebeu na grande área e bateu deslocando o goleiro Jori, que sequer pulou na bola, virando o jogo para o Flamengo, contrariando o que poderia ser uma noite ruim, e garantindo a terceira final da história do time na Copinha: 2 a 1.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Rapidinhas do Mengão


Após jogo eletrizante, Ceará bate Fla nos pênaltis e leva a Taça Asa Branca.
Numa partida eletrizante e com muitos erros defensivos, Flamengo e Ceará ficaram no empate por 3 a 3, no Castelão, que recebeu 35.498 pessoas - 1.000 não pagantes. A arquibancada, aliás, estava bem dividida, com leve superioridade dos donos da casa. Siloé, Bill e Serginho marcaram para o Vôzão. Emerson Sheik, Salazar (contra) e Marcelo Cirino fizeram os gols do Fla. Mancuello, principal contratação rubro-negra até então, estreou muito bem. Nos pênaltis, Wallace e Guerrero perderam, e o Alvinegro, com 100% de aproveitamento, venceu por 4 a 3 e ficou com a Taça Amistosa Asa Branca.

Pronto para ser "volante tapón", Cuéllar exalta Fla: "Maior da América".
Colombiano explica que, embora estivesse jogando como segundo homem, não tem qualquer problema para jogar na cabeça da área; jovem se diz em condições de atuar

"Alô, amor?": Mancuello e Chiquinho salvam estreantes na volta de Muricy.
Nove meses depois da última partida, técnico brinca com ligação da esposa e vê reação com passes do argentino e do novo lateral após primeiro tempo ruim

Em busca do tri, Flamengo enfrenta o América-MG pela semifinal da Copa SP.
Flamengo e América-MG se enfrentam nesta sexta-feira, às 21h45, na Arena Barueri, em busca de um lugar na grande decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, marcada para o dia 25, no Pacaembu. O duelo terá transmissão ao vivo do SporTV.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Fla parcela compra de Cuéllar e guarda bala para último objetivo: zaga


 
Muricy Ramalho e Eduardo Bandeira de Mello coletiva Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)Com paciência e jogo de cintura, o Flamengo reforça o elenco e vence a concorrência contra rivais brasileiros por jogadores sul-americanos. Se perdeu Henrique para o Fluminense – o clube encerrou as negociações depois que o Tricolor aumentou a oferta – e Díaz para o Celta de Vigo, da Espanha, a diretoria rubro-negra comemora as contratações de Mancuello, que estava na mira do Atlético-MG, e de Gustavo Cuellar, que interessava ao Cruzeiro. A receita se repetiu nos dois últimos casos: compra de boa parte dos direitos econômicos, mas com parcelamento de compra. A estratégia ainda permite o último cartucho, que é considerado prioridade na Gávea: a contratação de mais um zagueiro para o elenco.

O ciclo de contratações do início da segunda gestão Eduardo Bandeira de Mello obedece ao discurso da campanha para reeleição. Bandeira cansou de repetir que em 2016 o orçamento do clube era maior para contratações. Mais especificamente, segundo peça orçamentária aprovada no ano passado, R$ 20 milhões para compra de direitos econômicos ao longo do ano. Neste ano, além de Mancuello e Cuellar, o clube investiu em Rodinei e Alex Muralha. No total, as contratações passam de R$ 20 milhões – somente pelos dois gringos, na verdade -, mas o Flamengo negociou depósitos ao longo deste ano e do próximo ano pelas compras.

Volante Gustavo Cuellar é pretendido pelo Cruzeiro (Foto: Divulgação/ Junior Barranqulla) 
Gustavo Cuellar, de pé e de frente, chega para reforçar o Flamengo em 2016 (Foto: Divulgação/ Junior Barranqulla)
 
A diretoria rubro-negra trabalha com último objetivo definido para este início de ano. É uma antiga necessidade e carência que Muricy logo avistou na chegada ao clube. Depois das investidas nos zagueiros argentinos Donatti e Lollo não andarem, o clube trabalha com calma e não descarta investir em zagueiros brasileiros. 

Embora ainda não anuncie oficialmente o volante Cuellar, a contratação do colombiano é a nona deste ano. O clube já contratou o goleiro Alex Muralha, os zagueiros Juan e Antonio Carlos, os laterais Rodinei, Chiquinho e Arthur Henrique, além dos meias Willian Arão e Mancuello. Cuellar deve chegar até o fim da semana no Rio de Janeiro.

- Ainda estamos trabalhando na finalização da contratação de um volante e buscando um zagueiro para fecharmos a primeira etapa de contratações e, assim, iniciarmos o ano – revelou o presidente do Flamengo, em entrevista antes da vitória do time sub-20 sobre o São Paulo, na noite desta quarta-feira na Copa São Paulo de juniores.

Temperamental e família, reforço do Fla é fã de Neymar e vive futebol 24h


Cuellar em ação na seleção sub-17 da Colômbia (Foto: Divulgação Fifa.com)
Sem Marcelo Díaz, o Flamengo foi atrás de outro jogador sul-americano para reforçar seu meio de campo. O escolhido é Gustavo Cuéllar. A diretoria rubro-negra adota cautela e ainda não confirma a contratação. O "furo", porém, veio do Deportivo Cali, time em que o Fosforito, apelido do ruivo colombiano, apareceu para o futebol. Com passagens por seleções de base - fez dois gols no Mundial de 2009 na Nigéria - e pela principal, onde usou a camisa 5, o volante chega para disputar posição com Márcio Araújo, dono da camisa 8 do Flamengo. Coincidentemente o número preferido do colombiano.

Aos 23 anos, o jovem jogador nascido em Barranquilla é fã do futebol de Neymar, a quem considera o jogador mais difícil de marcar que já enfrentou, e se define como um viciado em futebol. A ponto de causar ciúme e irritar a mulher Gueraldin, com quem se casou em 20 de dezembro de 2014. Romântico, ele tem a marca da paixão com a parceira no braço, em uma das quatro tatuagens que carrega no corpo. E um traço em comum com a esposa.

- Sou temperamental, igual a ela (a esposa). É uma coisa que tenho que melhorar - admitiu o jogador em perfil publicado pelo jornal de Barranquilla, El Heraldo. - Penso em futebol 24 horas por dia. Minha esposa me critica porque vejo jogos repetidos, quero ver as notícias, depois assisto a mais jogos... (risos).

Gueraldin e Cuéllar: jogador colombiano é casado há pouco mais de um ano (Foto: Reprodução / El Heraldo)Gueraldin e Cuéllar: jogador colombiano é casado há pouco mais de um ano (Foto: Reprodução / El Heraldo)
 
O interesse do Cruzeiro por pouco não fez o jogador mudar de rumos no fim do ano passado. Cuéllar chegou a falar como novo jogador do time mineiro, mas o negócio desandou. Ele vê no futebol brasileiro um trampolim para a Europa - onde gostaria de jogar na Espanha ("pelo meu estilo de jogo, me adaptaria melhor lá. Tratam melhor a bola", explica). Contratado por empréstimo em julho de 2014 pelo Junior de Barranquilla, ele celebrou a cidade onde nasceu e começou a jogar futebol ainda criança com o título da Copa Colombia de 2015. Talento que chamou a atenção do treinador argentino da seleção principal José Pekerman, Cuéllar atua como meia centralizado, à frente dos zagueiros. Ele evita faltas e tenta sair para o jogo.

- Gosto de pisar na área, sempre que posso me desprendo e crio opções de gol - diz Cuéllar.

 
"Luz Marina": nome da mãe de Cuéllar nas costas do jogador (Foto: Reprodução / El Heraldo)Dois jornalistas colombianos apostam no sucesso de Cuéllar no futebol brasileiro. Diego Saviola, da Rádio Caracol, vê qualidade na saída de bola e destaca a rapidez de movimentação no combate. Antônio Cortez, da RCN, o define como "um volante de recuperação".

- É muito técnico e apoia os jogadores de construção do setor. Não faz gols com frequência, mas para a posição sabe marcar sim - comenta Cortez.


 Quatro tatuagens: Luz Marina é o nome da mãe de Gustavo Cuéllar  (Foto: Reprodução / El Heraldo)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Rio Claro começa bem, mas sofre virada e vê passeio do líder Flamengo



Flamengo x Rio Claro, NBB 2015/16, basquete (Foto:  Alex Tavares/LNB)O primeiro quarto no ginásio Felipe Karam, em Rio Claro, na noite desta quarta-feira, mostrou o time da casa disposto a terminar com a invencibilidade de sete jogos do Flamengo. Mas a possibilidade durou apenas um período, pois o Rubro-Negro acertou a defesa e ainda contou com os alas Marquinhos, Marcelinho e Jason Robinson para despachar o time paulista por 91 a 73, e alcançar oito vitórias seguidas no NBB.

O cestinha do jogo foi o ala Marquinhos, do Fla, que contribuiu com 19 pontos para o triunfo flamenguista. O jogador também conseguiu cinco rebotes. No Rio Claro, o ala Guilherme Teichmann alcançou um duplo-duplo, com 11 pontos e dez rebotes.

 
O Rubro-Negro, com 14 vitórias, segue na liderança do nacional, enquanto o Rio Claro soma seis vitórias em dezessete partidas. Em aproveitamento, a equipe paulista tem 37,5%, ocupando a 11ª colocação.

Os dois times voltam a entrar em quadra no sábado. Os rioclarenses seguem no Felipe Karam, onde receberão o Macaé, às 17h30. O Flamengo enfrentará a Liga Sorocabana, às 18h, no Tijuca Tênis Clube.

Com torcida e Muricy "liso", Fla chega a Fortaleza para primeiro teste de 2016


torcedor flamengo (Foto: Raphael Zarko)
Os primeiros torcedores chegaram cedo. E aguardaram pacientemente. Com atraso de uma hora, a delegação do Flamengo chegou na noite desta quarta-feira a Fortaleza para o primeiro teste do ano. Pelo torneio Asa Branca, o time enfrenta o Ceará às 20h30 (21h30 no horário de Brasília) desta quinta, na Arena Castelão.

A chegada teve episódios curiosos. Cerca de 80 rubro-negros mostravam entusiasmo em ver Guerrero e Emerson Sheik, os mais festejados. Ainda desconhecido, Mancuello passou com poucas dificuldades pelos torcedores. O técnico Muricy Ramalho, que virou inspiração para um canto adaptado da torcida ("Isso aqui é Flamengo" virou "Isso aqui é trabalho"), saiu sem ser visto. Primeiro, parte da comissão técnica e todos jogadores juntos passaram pelo saguão. De fininho, Muricy pegou o portão quatro - o restante do grupo passou pelo 5- e entrou num dos ônibus da delegação.

emerson flamengo fortaleza (Foto: Raphael Zarko)
Sheik parou rapidamente para dar entrevista e comentou o início de ano do Flamengo. Disse que o time pode sentir o esforço da pré-temporada nos primeiros jogos do ano. Mas apostou que vai ter mais torcida do Flamengo do que do Ceará.

- Ah, vai ter mais Mengão, sim - disse o atacante do Flamengo.

Na raça! Torcida empurra, e Fla vence o Botafogo na estreia na Superliga B


Não importa qual modalidade seja, a torcida rubro-negra está lá para fazer a sua parte. Empurrado por centenas de torcedores no acanhado ginásio Togo Renan Soares "Kanela", na Gávea, o time de vôlei masculino do Flamengo também fez a sua parte em quadra, retribuiu o apoio dos fãs e venceu o Botafogo, por 3 sets a 1, parciais de 27/25, 29/27, 19/25 e 25-21, nesta quarta-feira à tarde, na estreia das duas equipes na Superliga B.

O resultado fez o Fla dar o troco no rival depois de ter sido derrotado pelo Alvinegro na final do Campeonato Estadual, em dezembro do ano passado. Nesta quarta, em um confronto com mais de duas horas de duração que marcou a volta dos dois clubes a uma competição nacional da modalidade, os donos da casa mostraram muita raça e vibraram bastante a cada ponto, conseguindo superar o adversário em parciais decididas de maneira bastante apertada.

Flamengo Botafogo vôlei Superliga B (Foto: Tiago Leme)Flamengo venceu o Botafogo pela Superliga B de vôlei masculino, na Gávea (Foto: Tiago Leme)

- O grupo trabalhou bastante, então conquistar esses três pontos vai motivar a garotada. Estrear com vitória é sempre mais gostoso. A gente conhece bem o time do Botafogo, são jogadores maduros, experientes. Nós temos uma equipe com muitos jogadores da base, foi uma vitória importante - comemorou o técnico do Fla, Arly Cunha.

Com 350 pessoas lotando o ginásio, a maioria de flamenguistas, o duelo de cantos das torcidas adversárias aumentou o clima de rivalidade entre os dois principais times de vôlei do Rio de Janeiro. No primeiro set, o Botafogo ficou à frente do placar na maior parte do tempo, começou aproveitando bem os ataques do capitão Marcelão, mas permitiu a virada. A entrada do garoto Robinho mudou o jogo. Com dois pontos de saques seguidos e cortadas potentes, o atleta de 19 anos, um dos destaques da jovem equipe rubro-negra, foi fundamental para a vitória por 27 a 25, em 37 minutos.

Flamengo x Botafogo - Superliga B de vôlei masculino (Foto: Inovafoto/CBV)No segundo set, mais um duelo ponto a ponto. Quando o placar apontava 24 a 23, o experiente Jardel errou um saque, mandou a bola na rede e desperdiçou um set point. Na sequência, foram os botafoguenses que não aproveitaram as chances que tiveram de fechar o set. Bom para a vibrante equipe da casa, que fechou a parcial em 29 a 27, depois de 40 minutos, em um bloqueio duplo que parou a ofensiva rival.

O equilíbrio dos dois primeiros sets não aconteceu no terceiro. Desta vez, o Botafogo mostrou mais frieza e cometeu poucos erros no ataque, ao contrário do Flamengo. Em 27 minutos, os visitantes fizeram 25 a 19 e ficaram vivos na partida. No quarto set, no entanto, foi a vez do Rubro-Negro mostrar força, conseguindo uma considerável sequência de bloqueios que fez o time abrir vantagem no marcador. No fim, cortada de Robinho sem defesa, vitória flamenguista na estreia e festa da torcida da casa.

A Superliga B de 2016, considerada a segunda divisão do vôlei nacional, conta com 13 equipes participantes, e o campeão garante vaga na elite em 2017. Além de Flamengo e Botafogo, o grupo B da competição conta com o atual campeão Sada Cruzeiro (MG), Montecristo (GO), Upis (DF) e Uberlândia/Gabarito (MG). O dois times cariocas voltam a quadra no próximo sábado. O Rubro-Negro vai encarar o Upis, em Brasília, às 16h, enquanto o Alvinegro vai visitar o Sada Cruzeiro, em Sete Lagoas, às 17h.

Flamengo Botafogo vôlei Superliga B (Foto: Tiago Leme)
Torcida no acanhado ginásio empurrou o time de vôlei do Flamengo diante do Botafogo (Foto: Tiago Leme)

Flamengo elimina o São Paulo e chega à semifinal


São Paulo Flamengo Copinha (Foto: Reprodução SporTV)
Ânimos exaltados, presença do torcedor em menor número devido à cobrança de ingressos e duelo de invictos na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com esse clima e ingredientes, São Paulo e Flamengo entraram em campo disputando uma vaga na semifinal da competição. O Rubro-Negro aproveitou uma falha defensiva do Tricolor em cada tempo, colocou a bola na rede duas vezes com Felipe Vizeu e garantiu a vitória por 2 a 0. Também graças do goleiro Thiago, que fechou a meta e garantiu o time carioca entre os quatro melhores da Copa São Paulo de 2016. 

Na semifinal, o Flamengo encara o América-MG, que derrotou o Bahia nos pênaltis.  A partida será nesta sexta-feira, às 21h45, novamente na Arena Barueri. A outra semifinal será o duelo entre Corinthians x Cruzeiro, também na sexta, às 19h30, na Arena Corinthians. 

O jogo 
 
Muito nervosismo e pouco futebol apresentado resumiu um pouco do que foi o primeiro tempo em Barueri. Sem conseguir controlar a partida como vinha fazendo em toda a competição, o São Paulo acabou tendo no controle emocional o seu ponto negativo nos primeiros 45 minutos. Mais atento e pressionando a saída de bola do adversário, o Flamengo teve as duas melhores chances do primeiro tempo e em uma delas abriu o placar. 

Aos sete minutos, Kléber desarmou o defensor do São Paulo e soltou a bomba, que explodiu na trave. Perto do intervalo, aos 42 minutos, Felipe Vizeu aproveitou falha da defesa são-paulina, com Inácio no meio de campo errando passe, e colocou o Flamengo em vantagem. 

No segundo tempo a postura do São Paulo mudou e a equipe chegou mais vezes com perigo do ataque. Lucas Fernandes e Banguelê quase marcaram, mas foram impedidos pelo goleiro Thiago, que fez duas grandes defesas. 

Sob pressão, o Flamengo se encolheu no campo de defesa, optou por esperar o São Paulo e explorar os contra-ataques. Deu certo. Mais uma vez contando com falha na saída de bola do Tricolor, Felipe Vizeu fechou a conta aos 44 minutos do segundo tempo tocando na saída do goleiro Lucas: 2 a 0. 


Confiança x Fla: Diretoria azulina faz proposta para manter jogo em Aracaju



Se a ideia de tirar de Aracaju o jogo Confiança e Flamengo, pela Copa do Brasil, era tentadora para os dirigentes do clube sergipano, ela perdeu força nesta quarta-feira. O presidente azulino, Luiz Roberto, se reuniu com o presidente da FSF, Milton Dantas, e representantes do Governo do Estado e se animou com o que ouviu. Mesmo assim, proletários fizeram uma contraproposta e esperam resposta.

- Houve algumas reuniões e o governo fez uma proposta para manter o jogo em Aracaju, na Arena Batistão, mas apresentamos uma outra proposta e estamos esperando a resposta. Teremos outras reuniões. Não tomamos nenhuma decisão, pois nem sabemos a data do jogo. O certo é que vamos esperar e decidir o que for melhor para o Confiança - afirmou João Fonseca, vice-presidente do Confiança.

Se a diretoria do Confiança não bate o martelo, o presidente da Federação Sergipana de Futebol, Milton Dantas, já imagina que a partida será em Aracaju, pois, segundo ele, atendeu todos os pedidos do Dragão.

- Tive uma reunião hoje (quarta-feira) com o presidente Luiz Roberto e com o Adilson Júnior (representante do Governo do Estado) e atendemos todos os pedidos que o Confiança fez. Estamos fazendo de tudo para que esta partida aconteça aqui. Ainda falta buscar um patrocínio com a prefeitura de Aracaju, mas estamos confiante - afirmou Milton Dantas em entrevista a rádio Liberdade FM.

Na noite última segunda-feira, a diretoria azulina recebeu uma proposta oficial de um empresário potiguar para levar o jogo para Natal. Os dirigentes do Dragão se reuniram com o empresário e produtor de eventos Alex Padang para ouvir a oferta de compra do jogo. A partida ainda não tem data confirmada pela CBF. As datas dos jogos da primeira fase da Copa do Brasil são: 16/03, 06/04, 13/04, 20/04 ou 27/04.

Deportivo Cali confirma venda de Gustavo Cuéllar para o Flamengo


Carrossel Cuellar Confirma (Foto: Reprodução )O Flamengo já garantiu o seu nono reforço de 2016. Em comunicado em seu site oficial, o Deportivo Cali confirmou a venda do volante Gustavo Cuéllar, de 23 anos, que vai assinar contrato válido por três temporadas com o Rubro-Negro.

Ainda de acordo com o clube colombiano, o Flamengo adquiriu 70% dos direitos econômicos de Cuéllar, com o Deportivo Cali ficando com os 30% restantes. A estimativa é de que o Rubro-Negro tenha desembolsado cerca de R$ 8 milhões pelo negócio.

O Deportivo Cali também informou que Gustavo Cuéllar viaja para o Rio de Janeiro até esta sexta-feira para acertar os últimos detalhes com o Flamengo e iniciar os treinos no novo clube.

- Felizmente, está certo. O Cali deu o "ok" para eu jogar no Brasil. Quem acertou, trouxe a proposta e esteve sempre ao meu lado foi Ernesto Roa, meu representante, e meu empresário Alex Viveros. Felizmente, tudo terminou da melhor maneira. Só faltava isso e nos próximos dias devo viajar para o Brasil - comentou o colombiano em entrevista à rádio colombiana "Antena 2".

Cuéllar, de 23 anos, já defendeu a seleção colombiana. O jogador esteve muito próximo do Cruzeiro, que negociou diretamente com o Cali, mas acabou desistindo, e o Flamengo entrou forte para contratá-lo.

Após retomar Morro da Viúva, Fla projeta nova licitação em até 3 meses


predio Morro da Viuva, sede do Flamengo (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)
Com a aprovação de 90% do Conselho Deliberativo, o Flamengo aprovou na última terça-feira o distrato com a REX - braço imobiliário do grupo EBX - relativo ao contrato para a construção de um hotel na sede do Morro da Viúva. A partir de agora o clube retoma o controle do imóvel e dá início a um novo processo de licitação. As empresas interessadas na exploração do prédio seguem com a intenção de manter o projeto do ramo da hotelaria ou residencial.

De acordo com o vice de patrimônio Alexandre Wrobel, a situação do prédio é melhor do que há três anos, quando foi assinado o contrato com a EBX, de Eike Batista, já que hoje Flamengo possui certidões negativas e o imóvel está desocupado.

- Nossa intenção é que daqui a 60 ou 90 dias demos início ao processo de licitação. Já fomos procurados por empresas, e vamos apresentar o modelo aos interessados e ao Conselho. A licitação será feita nos mesmos moldes da anterior.

Ainda segundo Wrobel, o distrato não representará prejuízo financeiro ao Flamengo, já que o clube não precisará devolver as luvas pagas pela EBX na ocasião da assinatura do contrato. Durante a reunião do Conselho Deliberativo da última quarta-feira, a oposição pediu uma questão de ordem sobre o seguro do contrato, estipulado em R$ 80 milhões, o que causou uma discussão acalorada.

O assunto do seguro não estava na pauta da reunião, mas acabou por ser discutido, já que o seguro era aplicável caso a obra fosse iniciada. Alexandre Wrobel contestou:

- O que aconteceu foi uma prospecção estrutural, as obras não começaram. Além disso, acho que devemos olhar para a frente, pensar numa nova licitação de um imóvel valorizado, um negócio atrativo e já com interessados - ponderou o vice de patrimônio.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Diretor jurídico da Liga argumenta que punição pretendida pela Ferj é ilegal


Eduardo Carlezzo, diretor jurídico da Primeira Liga, disse ao blog que a Ferj "pode até pretender punir [Flamengo e Fluminense], mas qualquer punição aplicada será considerada ilegal frente aos termos dos artigos 16 e 20 da Lei Pelé".


Diz o artigo 16:
- As entidades de prática desportiva e as entidades de administração do desporto, bem como as ligas de que trata o art. 20, são pessoas jurídicas de direito privado, com organização e funcionamento autônomo, e terão as competências definidas em seus estatutos ou contratos sociais.

Artigo 20:
As entidades de prática desportiva participantes de competições do Sistema Nacional do Desporto poderão organizar ligas regionais ou nacionais.

Segundo Carlezzo, não há como uma decisão da Federação do Rio prevelecer sobre a Lei Pelé.

- Pela sua natureza privada, o estatuto da federação obviamente não tem força de lei e não pode derrogar dispositivo legal. Disposições contratuais e privadas não podem dispor contrariamente às leis nacionais. Caso algum dispositivo estatutário colida com a lei, este dispositivo estatutário é ilegal.

O advogado argumenta ainda que o fato de a CBF não incluir a Primeira Liga em seu calendário oficial não impede o torneio de ser realizado.

- É importante enfatizar: não há lei no Brasil que impeça uma liga de existir e de organizar suas próprias competições. O artigo 217 da Constituição Federal assegura à liga autonomia quanto a sua organização e funcionamento.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Goleado pelo Flamengo e empatado com Palmeiras: Corinthians explica cota de TV em 2016



EVOLUÇÃO DA COTA DE TV DOS CLUBES

Flamengo
2012: R$ 114 milhões
2013: R$ 110,9 milhões
2014: R$ 115 milhões
2015: R$ 127,8 milhões
2016: R$ 197,1 milhões

Corinthians
2012: R$ 153,8 milhões
2013: R$ 102,5 milhões
2014: R$ 108, 7 milhões
2015: R$ 118 milhões
2016: R$ 141 milhões

Palmeiras
2012: R$ 73,6 milhões
2013: R$ 76,3 milhões
2014: R$ 80,7 milhões
2015: R$ 85 milhões*
2016: R$ 137,4 milhões

Fonte: balanço financeiro dos clubes
*Valor estimado

Um dos clubes que mais foi beneficiado com os novos contratos de transmissão de jogos em 2012, o Corinthians vive situação diferente passados quatro anos. Se antes estava próximo ao Flamengo, hoje a equipe alvinegra é 'goleada' pelo rival carioca no que se refere as cotas de TV e vê o Palmeiras cada vez mais próximo.


Segundo balanço dos clubes, em 2015 o Flamengo arrecadou R$ 127,8 mihões em receitas de TV contra R$ 118 milhões arrecadados pelo Corinthians na mesma temporada.

A diferença de quase R$ 10 milhões é pequena comparada ao abismo que será na atual temporada com os novos contratos fechados, segundo os orçamentos divulgados pelos clubes. O Flamengo deve arrecadar R$ 197,1 milhões, enquanto o Corinthians prevê receber R$ 141 milhões - diferença de R$ 56,1 milhões.


Não bastasse o abismo para o rival carioca, o Corinthians ainda viu o Palmeiras se aproximar. O clube alviverde prevê arrecadar R$ 137,4 milhões - diferença de R$ 3,3 milhões. A diferença entre eles já chegou a ser de R$ 80,2 milhões em 2012.

O Corinthians tem uma explicação para a diferença ter mudando em relação aos rivais.

"Adotamos uma filosofia conservadora ao preparar nosso orçamento. Cada clube adota um critério para desenvolver o planejamento anual. Nós, no Corinthians, nos baseamos nas receitas que temos certeza de que vamos receber e desconsideramos valores estimados, como venda de pay-per-view ou até a ida ao Mundial de Clubes, que aumentariam e muito nossa receita", diz Emerson Piovesan, diretor financeiro corintiano.

Segundo ele, o objetivo ao formular um "orçamento mais conservador" foi evitar com que o clube some receitas que não são concretas e faça investimentos errados.

"Não podemos fazer dívidas, gastando o que não temos. Adotamos esse pensamento para não acontecer o que ocorreu em gestões passadas, isto é, considerar um valor maior que pode não se confirmar", completou Piovesan.

Até 2011, a negociação do repasse do dinheiro da TV era feita pela TV Globo ao Clube dos 13. A divisão era feita de forma mais igualitária, mas a partir daquele ano as equipes passaram a negociar individualmente. Desde 2012, o Corinthians está entre os clubes que mais tiveram retorno com as cotas de TV. Naquele ano faturou R$ 153,8 milhões. O montante foi proporcionado pela participação alvinegra no Mundial de Clubes.  
Já os valores atuais fazem parte do novo contrato de TV fechado com a Rede Globo no ano passado para a transmissão do Campeonato Brasileiro. O acordo é válido até 2018.

Os valores também contabilizam o retorno com a transmissão do Campeonato Paulista. Ano passado os grandes do Estado assinaram um acordo com duração de seis anos. Em outubro, o Corinthians recebeu um adiantamento de R$ 20 milhões - segundo o clube, o valor é referente a pagamento das 'luvas' do novo contrato.

Confiança x Flamengo: João Alves pede para CBF que jogo seja no dia 16 de março


O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, pediu ao presidente da CBF, Coronel Nunes, para que o jogo entre Confiança e Flamengo seja agendado para o dia 16 de março, na véspera do aniversário de 161 anos da capital sergipana. O pedido foi realizado durante seu discurso na despedida de Carivaldo de Souza e posse de Milton Dantas na FSF na última sexta-feira.

joão alves, prefeito de aracaju, aracaju (Foto: André Moreira / PMA) 
João Alves pede jogo para CBF que jogo entre Confiança e Fla seja no dia 16 de março (Foto: André Moreira / PMA)
 
- Quero fazer um pedido público ao presidente da CBF, Coronel Nunes, para que a cidade de Aracaju seja homenageada na véspera de seu aniversário. Presidente, por favor, agende Confiança e Flamengo no dia 16 de março. Sei que tem a questão da transmissão da televisão, por isso não peço para o dia 17, mas sendo na véspera já seria um grande presente para os aracajuanos - pediu João Alves.

A resposta do Coronel Nunes deve ter animado o prefeito. Confiança e Flamengo ainda não tem data confirmada e jogam pela partida de ida da primeira fase da Copa do Brasil.

- É um tipo de pedido que é difícil não atender. Claro que a agenda respeita todos os clubes, mas não vejo problema em homenagear a cidade de Aracaju com a partida do Flamengo na véspera de seu aniversário. Vou conversar com o diretor de competições - prometeu Coronel Nunes.

Carivaldo de Souza, FSF, Coronel Nunes, CBF (Foto: João Áquila / GloboEsporte.com) 
Coronel Nunes se diz favorável ao pedido do prefeito de Aracaju (Foto: João Áquila / GloboEsporte.com)
 
Além de convencer a CBF para que o jogo seja no dia 16 de março, o prefeito de Aracaju terá que convencer aos dirigentes do Confiança. Isso porque o clube tem propostas tentadoras para tirar a partida do Batistão e mandar para Salvador, Natal e Brasília. As datas dos jogos da primeira fase da Copa do Brasil são: 16/03, 06/04, 13/04, 20/04 ou 27/04.

- A princípio estava descartando a ideia de tirar a partida do Batistão, mas hoje eu já penso em analisar melhor - afirmou Luiz Roberto, presidente do Confiança.
 
 
 

FPF decide cobrar ingressos e muda São Paulo x Flamengo para Barueri

Após a confusão envolvendo torcedores organizados do São Paulo e a Polícia Militar em Mogi das Cruzes, na noite de domingo, a Federação Paulista de Futebol decidiu mandar o confronto entre São Paulo e Flamengo, válido pelas quartas de final da Copinha, para Barueri, e também definiu que haverá cobrança de ingressos no duelo de quarta-feira.

Sem Cirino, Muricy testa Gabriel em manhã de muita conversa no Flamengo


Marcado para as 9h30 desta segunda-feira, as atividades no Flamengo demoraram um pouco para começar. Por cerca de 20 minutos, o técnico Muricy Ramalho conversou com o elenco no centro do campo antes de comandar mais um trabalho tático nesta pré-temporada do Rubro-Negro. De volta ao trabalho na Gávea depois de 10 dias em Mangaratiba, o time titular continuou com a formação das últimas atividades, mas sem Marcelo Cirino. O atacante treinou à parte e deu lugar a Gabriel. Everton e Mancuello compuseram a equipe reserva.

Rodinei, Juan, Wallace, Jorge; Márcio Araújo, Arão, Alan Patrick; Gabriel, Emerson Sheik e Guerrero. Esta era a formação dos titulares no treino tático. Cirino treinou separado, ao lado de Ederson, Rafael Dumas, Arthur Henrique, Nixon, Thiago Santos, praticando finalizações. O atacante foi titular nas últimas atividades em Mangaratiba, mas obedece a programa de treinamento específico. 

treino flamengo gávea (Foto: Raphael Zarko) 
Após pré-temporada em Mangaratiba, Flamengo treinou nesta manhã na Gávea (Foto:Raphael Zark)o)

Entre os reservas, Pará, César Martins, Antonio Carlos, Chiquinho; Jonas, Canteros, Mancuello e Everton; Jajá e Douglas Baggio. Como vem fazendo desde o início das atividades, Muricy, Tata e Jayme de Almeida encurtaram o campo e pediram para os times saírem tocando, procurando espaços para atravessar os cones, que ficavam na entrada de cada área.

Willian Arão apareceu bem mais uma vez, sempre saindo de trás e se movimentando bastante. Muricy organizou o time com duas linhas bem definidas e próximas. Além dos quatro jogadores do setor defensivo, na área central, Gabriel fechava no canto da direita, Arão, Márcio Araújo, Alan Patrick e Emerson Sheik, que marcava mais à esquerda. Guerrero, isolado mais à frente, era o primeiro a dar combate. O peruano recebeu elogios do treinador.

Márcio Araújo - Flamengo (Foto: Raphael Zarko)Após a atividade, Márcio Araújo, em entrevista coletiva, disse que o sucesso do setor defensivo dependia da contribuição de todos.

- Todos ajudam na hora de marcar. Não existe isso de jogador fazer só uma função. Precisa da doação de todos para marcar. Assim como a gente precisa ajudar no ataque, para desafogar o time, ajudar o pessoal da frente - disse o meia do Flamengo.
 

Rapidinhas do Mengão

Flamengo prepara corpo e cabeça de Marcelo Cirino para 2016
Titular de Muricy, atacante tem trabalho individualizado para retomar forma física e recuperar confiança após cirurgia.

Fla vence Bahia nos pênaltis e ambos vão para as quartas da Copinha.
Não faltou emoção na partida entre Flamengo e Bahia, pela quarta fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, neste domingo. O Rubro-Negro entrou em campo classificado, chegou a abrir 2 a 0, mas o Tricolor baiano empatou, e o jogo só foi definido nos pênaltis. Melhor na penalidades, o Fla venceu por 5 a 4. Ao Bahia, apesar da derrota, sobrou a classificação em função da vitória do São Paulo sobre o Rondonópolis.

Novo líder do NBB 8, Flamengo bate Franca e vence o sétimo jogo seguido.
Beneficiado pela derrota do Paulistano para Rio Claro na sexta-feira, Rubro-Negro faz o dever de casa e vence o time paulista por 83 a 73 no ginásio do Tijuca, no Rio 

Fla perde para o Coritiba no no sub-15 e se classifica em segundo.
Pelo Grupo A, o Coritiba terminou a primeira fase com sete pontos – duas vitórias e um empate. O Flamengo ficou com seis – duas vitórias e uma derrota. Ambos os times passaram na chave, que teve Corinthians e Vitória eliminados. Na próxima fase, o líder Coxa pegará o segundo colocado do Grupo C. Da mesma chave, que tem São Paulo, Goiás, Botafogo e Grêmio, o Fla enfrentará quem ficar em primeiro.

Pavimentação em fase final dá nova cara ao Ninho do Urubu


Por enquanto o Flamengo tem um resort em Mangaratiba (RJ) como local de pré-temporada e usa a sede da Gávea para alguns dos treinos. Mas em breve Muricy Ramalho e seus jogadores terão um Ninho do Urubu de cara nova. Mesmo do lado de fora já é possível ver algumas transformações das obras pelas quais passa o centro de treinamento rubro-negro.

ninho do urubu (Foto: GloboEsporte.com)Entrada do CT George Helal, o Ninho do Urubu, já com boa parte da pavimentação (Foto: GloboEsporte.com)

Já existem mais áreas pavimentadas, que vão facilitar o transporte e a circulação das pessoas que vão trabalhar no dia a dia do Flamengo dentro do Ninho do Urubu. A expectativa é de que a equipe profissional volte a treinar no local na primeira semana de fevereiro, quando será terminada a pavimentação.

ninho do urubu (Foto: GloboEsporte.com)Entrada do Ninho do Urubu (Foto: GloboEsporte.com)

Mesmo assim as obras seguirão, e previsão é que a estrutura profissional fique pronta entre outubro e novembro deste ano. Já os módulos das categorias de base estarão terminados no fim de 2018.


ninho do urubu (Foto: GloboEsporte.com) 
Frente do Ninho do Urubu (Foto: GloboEsporte.com)