O Flamengo recebeu o Mesquita nesta quarta-feira, no Maracanã, e goleou por 4 a 1 em sua primeira exibição convincente na temporada, principalmente pelo segundo tempo. A vitória foi construída com direito a gol do estreante Zé Roberto e uma pintura do goleiro Bruno, de falta.
Com o resultado, o Flamengo manteve o aproveitamento de 100%, pulou para 12 pontos e assumiu a liderança do Grupo B, ficando muito próximo da semifinal da Taça Guanabara. Com quatro, o Tubarão da Baixada complicou a sua situação. Na próxima rodada, o Rubro-Negro enfrentará o Macaé, em Volta Redonda. O Mesquita visitará o Boavista, em Saquarema.
Zé Roberto fez a sua estreia pelo clube da Gávea e começou da melhor maneira possível. Logo na primeira chance da partida, o apoiador aproveitou bela jogada de Willians pela direita e só teve o trabalho de empurrar para o gol. A comemoração foi bem em frente à torcida.
Apesar da desvantagem inicial, o Mesquita não se abateu e se lançou ao ataque de imediato. Fabrício arriscou uma bomba de fora da área e Bruno espalmou para escanteio. Na cobrança, a zaga rubro-negra deu bobeira e Leandro Netto marcou de cabeça.
A partir daí, o que se viu foi um total equilíbrio até o fim da primeira etapa. O Flamengo ainda teve uma grande chance com Ronaldo Angelim - após brilhante passe de Marcelinho Paraíba -, mas o zagueiro desperdiçou o lance, cara a cara com o goleiro Alonso.
Bem postado em campo, o Mesquita também deu seus sustos. Primeiro num chute de fora da área de Fabrício. Mais perto do intervalo, o zagueiro Vinícius quase marcou de cabeça.
O Flamengo voltou com outra postura para a segunda etapa, principalmente por conta da entrada de Everton no lugar de Egídio. No entanto, o desempate veio apenas aos 12 minutos. Leonardo Moura deu arrancada espetacular pela direita e cruzou rasteiro. Obina tentou completar de letra e a bola sobrou para Everton conferir – meio sem jeito – o seu primeiro gol com a camisa rubro-negra.
O Mesquita sentiu a pressão e desmoronou com a vantagem do Fla. Cuca aproveitou para colocar Jônatas na vaga de Marcelinho Paraíba. Dois minutos depois de entrar, o volante aproveitou escorada de Obina e soltou um balaço de canhota para ampliar. Foi o primeiro gol do camisa pelo Flamengo desde 2006, quando marcou no clássico contra o Botafogo.
Com o jogo nas mãos, o Flamengo seguiu atacando. Ibson sofreu falta perto da área, a torcida pediu para o goleiro Bruno cobrar e foi prontamente atendida. Com uma categoria espantosa, o camisa 1 mandou a bola lá na gaveta. Foi seu terceiro gol pelo clube, todos no Maracanã.
Com a goleada construída, o Flamengo teve outras chances de aumentar ainda mais o saldo de gols, mas desperdiçou suas últimas oportunidades. Nada que abalasse a torcida, que enfim viu uma boa atuação do Flamengo em 2009.