Depois
de atingir seu ápice em número de sócios-torcedores (64.019) em abril
de 2014, quando o clube estava envolvido na disputa da Libertadores, o
Flamengo viu o programa perder força já no mês seguinte ao recorde -
caiu para 58.158. A partir daí, muitas oscilações, e o Nação Rubro-Negra
não conseguia voltar à casa dos 60 mil. Conseguiu nesta semana, com
5.818 associações, chegando a 62.798 (até 21h30 de sexta-feira). Foram
quase 10 mil adesões nos últimos dois meses, certamente impulsionados
pelas contratações de Guerrero e Emerson Sheik.
Bruno Spindel gerente de marketing do Flamengo, acredita em mais sócios com Guerrero em campo (Foto: Vicente Seda)
O
Flamengo é o líder em adesões em julho, com 3838 novos
sócios-torcedores - média de 1279,3 por dia (os números foram retirados
do site (
historicofutebolmelhor.com.br).
Questionado se o anúncio do nome do peruano causou a guinada observada
nos dois últimos meses, o diretor de marketing do Rubro-Negro, Bruno
Spindel, confirmou, mas enumerou outros fatores que considera
fundamentais para esse crescimento.
- O anúncio da contratação do
Guerrero teve sim um impacto no crescimento, que acreditamos que será
ainda maior quando ele começar a jogar. Mas o programa vem com tendência
de crescimento desde o início do ano, em janeiro, com o início da
temporada. Tivemos diversas iniciativas para isso, desde a reformulação
do site oficial no final de 2014, passando pelo Kit Sócio-Torcedor em
bancas de jornal, ampliação das experiências exclusivas para os
sócios-torcedores e da rede de parceiros de descontos, ações de venda
nas dezenas de lojas oficiais do clube, trabalho de telemarketing, mídia
mobile e campanhas em redes sociais e outros canais do clube. Tudo
isso, junto ao ganho de credibilidade que o Flamengo vem tendo nos
últimos anos, somou-se para a consolidação do programa, que mantém seu
bom resultado mesmo em momentos mais complicados em campo. E é claro
que, quando o torcedor se anima com o time, o impulso é ainda maior -
disse Spindel.
O Flamengo não disponibiliza a torcedores ou
imprensa o número de adesões diárias. Entretanto, Spindel confirmou que o
dia 29 de maio, quando a contratação de Guerrero foi oficializada,
gerou um dos maiores picos de associações na temporada.
Dia do anúncio de Guerrero teve pico de adesões ao programa de sócios do Flamengo (Foto: Reprodução/SporTV)
Em
recente entrevista ao site oficial do Flamengo, o novo vice de
marketing rubro-negro, José Rodrigo Sabino, colocou em segundo plano o
fato de o Fla ser o sexto colocado no ranking de sócios-torcedores
devido ao fato de o clube ser um dos líderes em termos de receita
oriunda de sócios.
A sexta colocação, abaixo de Inter,
Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Cruzeiro não seria, no mínimo,
intrigante? Spindel afirma que os objetivos do clube são grandiosos,
mas, segundo ele, a medição geral apresenta falhas, como clubes contando
associados inadimplentes.
-
O objetivo é ter o maior programa do mundo e não há dúvidas de que
quanto mais rubro-negros tornarem-se sócios-torcedores, mais forte será o
time em campo. É importante que o torcedor perceba isso. Mas entendemos
também que esta comparação não é tão simples. Os programas do gênero no
Brasil são produtos diferentes, com características diferentes, preços
diferentes, objetivos diferentes e graus de maturidade diferente. Entre
os grandes clubes do país, temos o sócio-torcedor mais recente, por
exemplo. E há também critérios muito diferentes para manter os
sócios-torcedores contando no ranking divulgado, em especial quanto à
inadimplência. O mais importante é conseguirmos que o programa contribua
o máximo possível para o objetivo de todos os rubro-negros, que é ter
um time vencedor no gramado. Hoje já conseguimos com o Nação Rubro-Negra
uma receita no nível de um patrocinador master, mas se toda a torcida
comprar esta ideia, o céu é o limite.
Desde a saída de
Ronaldinho Gaúcho o Flamengo não dispunha de jogadores midiáticos em seu
elenco. Indagado se Guerrero e Sheik podem ser potenciais
garotos-propagandas para se aproximar da marca dos 100 mil, número que
só Corinthians, Palmeiras e Internacional superam, Spindel disse que os
dois já estão colaborando para alavancar o programa. Vale destacar que
chegar a pelo menos 80 mil sócios-torcedores é meta antiga da atual
gestão.
- Não só Sheik e Guerrero, mas todo o time e todo o
clube estão engajados na ideia de trazer mais sócios-torcedores. No que
puderem colaborar, vão colaborar e já estão colaborando. Eles já
apareceram também em algumas peças de divulgação enviadas por e-mail,
por exemplo. E tudo em torno da chegada do Guerrero já está sendo
pensando para divulgar e privilegiar os sócios-torcedores. Na verdade,
cada gol que fizerem em campo já será uma publicidade bastante eficiente
para o sócio-torcedor.