

- Estava conversando com os companheiros e disse exatamente isso. Se esse sofrimento pelo qual passamos foi para ganhar o título, vamos querer sofrer assim sempre. Tudo é válido para manter esse sonho. É um jogo que define a nossa vida e vamos reunir todas as nossas forças para conquistarmos o melhor resultado possível - comentou o camisa 2.
Leonardo Moura aposta que a missão será das mais difíceis, embora o Corinthians já esteja classificado para a Libertadores e não tenha mais chances de conquistar o título.
- Eles querem fechar o ano bem e vão enfrentar o Flamengo, um tradicional rival. Certamente não vão querer deixar barato. Mas nós precisamos estar mais motivados do que eles, porque buscamos algo melhor na competição - lembrou Leo Moura, lamentando a ausência de Adriano. - Perdemos um grande jogador e um amigo na concentração. Ele faz a diferença, mas vamos nos esforçar ao máximo, também para dedicar a vitória para ele.
Estádio: Brinco de Ouro, Campinas (SP)
Data: 29/11/2009
Hora: 17h (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Altemir Hausmann (Fifa-RS)
Corinthians: Felipe, Marcelinho (Boquita), Chicão, Paulo André e Escudero (M. Oliveira); Jucilei, Edu e Elias; Defederico, Jorge Henrique e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes.
Flamengo: Bruno, Léo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Aírton, Toró, Willians e Petkovic; Zé Roberto e Bruno Mezenga. Técnico: Andrade.
Flamenguistas, palmeirenses e colorados vão secar o São Paulo, contra o Goiás, neste domingo, às 17h, no Serra Dourada, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Mas a torcida por um tropeço do líder terá de ser diferente em Goiânia. A Polícia Militar de Goiás proibiu que torcedores entrem no estádio vestindo camisas de equipes que não sejam do Esmeraldino ou do Tricolor paulista.
A intenção é evitar que alguma confusão seja criada, principalmente porque todos os jogos serão realizados simultaneamente e qualquer gol pode acarretar em um tumulto. Flamengo e Palmeiras, que ainda sonham com o título, possuem um grande número de torcedores na capital goiana.
Estão proibidas também camisas de torcidas organizadas. A maior facção ligada ao São Paulo promete comparecer em grande número. Os ônibus vindos do Sudeste serão escoltados até o estádio para impedir algum ataque de fãs do Goiás, aliados do palmeirenses.
Os oficiais optaram também por dividir as torcidas no Serra Dourada. Será colocada uma divisória móvel nas arquibancadas. A expectativa é de que mais são-paulinos estejam presentes pela possibilidade de o clube poder ser campeão já nesta rodada.
A Polícia Militar designou cerca de 500 homens para fazer a proteção da partida, quase o triplo do que é enviado ao Serra Dourada em partidas comuns do Goiás ou do Vila Nova.
No shopping de mais alto padrão da cidade, as lojas de material esportivo entraram no clima de reta final do Brasileirão e tentam chamar a atenção dos clientes com manequins decorados com os uniformes dos times que lutam pela taça do Brasileirão. Na soma, vantagem para o Flamengo.
- A camisa do Flamengo é a mais vendida. A do Palmeiras chegou a ser, mas, como o time caiu de rendimento, as vendas caíram também – afirmou o vendedor Elio Júnior.
Já a torcida do São Paulo aposta no hepta. Apesar da procura pelos uniformes também ser grande, as vendas não emplacaram na última semana por um motivo: muitos preferem aguardar a decisão de quem ficará com a taça para adquirir o modelo atualizado, possivelmente, com uma estrela a mais sobre o símbolo.
O São Paulo carrega atualmente cinco estrelas em sua camisa: três em referência aos títulos mundiais (1992, 1993 e 2005) e às medalhas de ouro obtidas por Adhemar Ferreira da Silva nas Olimpíadas de 1952, em Helsinque-FIN, e Melbourne-AUS. Caso vença o Brasileiro, o clube será o primeiro hepta e o primeiro tetra consecutivo. A diretoria ainda não se pronunciou sobre o tema.
- Eu estou procurando só saber os preços porque prefiro esperar a mudança nas estrelas – contou o estudante Caíque Alves de Oliveira.
Os lojistas, porém, reclamam da pouca opção de material do São Paulo. Segundo eles, os pedidos foram feitos à fornecedora oficial do clube, mas até agora eles não receberam uma nova remessa.
- Pedimos muitas, mas nada chegou até agora. Se tivéssemos mais modelos femininos, com certeza, já teríamos vendido todas. A procura das mulheres é bastante grande – completou Júnior.
Mas o gramado do estádio do Guarani tem grande chance de atrapalhar bastante a vida dos boleiros.
O local vai estar bastante desgastado quando as duas equipes começarem a partida, às 17h. Isso porque, neste sábado, no mesmo horário, o Bugre recebe o Juventude, pela última rodada da Série B do Brasileirão. Para o time de Campinas, já garantido na Série A, um jogo para cumprir tabela.
Para a equipe de Caxias, a última chance para não cair para a Série C.
– Com certeza o Guarani vai encontrar um gramado muito melhor do que Corinthians e Flamengo. Não tem jeito, não tem como evitar o desgaste depois de uma partida em tão pouco tempo – reconheceu o agrônomo Ricardo Lucarelli, responsável pela manutenção do gramado do Brinco de Ouro e diretor de natação.
Cientes de que não há como evitar mais buracos, a diretoria do Bugre se comprometeu a tomar algumas medidas para melhorar a superfície para domingo. Assim que o jogo do Bugre terminar, por volta das 19h, uma adubação especial será colocada no campo, especialmente na região central, área com maior concentração de desníveis. Além disso, a grama está alta, justamente para evitar os buracos.
– O gramado no meio fica pior porque o jogo é concentrado ali. Nos treinos a mesma coisa. Nas laterais, a avaliação do campo está melhor.
Agora, temos de torcer para não chover. Se isso acontecer, vai ficar ainda pior – completou Ricardo Lucarelli.
O Guarani utiliza no Brinco de Ouro a grama do tipo “bermuda”, a mais encontrada nos estádios brasileiros. Ela tem como característica a rápida recuperação após o desgaste e alta resistência ao pisoteio. O Morumbi e o Palestra Itália também usam o material em seus gramados.
–Apesar de todos os problemas, o gramado vai estar na média do Campeonato Brasileiro, pelo que eu notei até agora – garantiu Lucarelli, que prepara o local para a Série A-2010.
Medidas extremas:
Gramado alto
Para evitar buracos, a grama do Brinco foi deixada mais alta neste fim de semana. Na quinta-feira foi feito o corte na superfície. Na sexta-feira, as demarcações.
- Com o gramado baixo, a chance de abrir um buraco em uma dividida ou carrinho aumentam - explicou Ricardo Lucarelli, responsável pela manutenção do gramado do estádio do Guarani
Adubação extra
Assim que o jogo do Guarani terminar, contra o Juventude, o gramado do Brinco vai ser avaliado e uma adubação especial vai ser colocada nos locais com mais buracos, especialmente no meio de-campo. A reportagem do LANCE! esteve no local na última quinta-feira e notou várias falhas, além de alguns desníveis.
A notícia da ausência de Adriano na partida deste domingo, contra o Corinthians, desanimou os rubro-negros. Porém, na frieza dos números, o Flamengo tem desempenho quase idêntico com e sem o Imperador em campo.
Nas 36 rodadas do Brasileiro, o jogador ficou fora de sete. São três vitórias, três empates e apenas uma derrota. Aproveitamento de 57% dos pontos disputados.
Com ele em campo, o Flamengo acumulou 56% de aproveitamento em 29 partidas. De toda forma não há como negar o poder de decisão dele. Adriano fez 19 dos 54 gols do time no Brasileiro e apenas nas últimas rodadas fez os gols nas vitórias sobre Botafogo, Santos, Atlético-MG e Náutico.
Neste domingo, por causa de uma queimadura inflamada no pé esquerdo, o jogador ficará fora da partida contra o Corinthians, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Flamengo sem Adriano:
Cruzeiro 2 x 0 Flamengo
Flamengo 0 x 0 Avaí
Santo André 1 x 2 Flamengo
Flamengo 3 x 0 Santo André
Atlético-PR 0 x 0 Flamengo
Vitória 3 x 3 Flamengo
Flamengo 2 x 1 São Paulo
Números do Flamengo com Adriano:
14v, 7e, 8d
Ao mesmo tempo em que demonstrou confiança em Mezenga, o treinador pediu para que evitem qualquer tipo de comparações com o titular. Afinal, Adriano é o artilheiro do Brasileirão e, para muitos, o principal atacante atuando no futebol brasileiro.
- Bruno já vem se adaptando ao grupo há algum tempo. Veio da base, sabe o peso e a pressão que é o Flamengo e se preparou para esse momento. Mas não podem nem pensar em colocá-lo como substituto porque não tem outro atacante no Brasil que faça o que o Adriano faz. Ele vai entrar para fazer a função dele – disse Andrade, lembrando a liderança que o Imperador tem dentro do grupo.
Além da preocupação em manter o time com o mesmo nível, o treinador também tem outra questão para resolver: controlar qualquer tipo de ansiedade ou pressão em cima de Bruno Mezenga.
- Vou dizer pra ele: “vai lá, faz a sua e aproveita a oportunidade”. Atacante vive de uma bola. Não tem de colocar pressão em cima do garoto. A parte psicológica ficaria muito ruim se isso acontecer. Tem de dar tranqüilidade, e ele fazer o que vem fazendo. Ele tem noção dessa oportunidade – afirmou Andrade.
Bruno Mezenga foi revelado nas categorias de base do Flamengo e era um dos destaques do time ao lado de Renato Augusto. O atacante está com 21 anos e tem 18 jogos como profissional pelo clube, sendo seis nesse Brasileirão.
Flamengo: Marcelinho (16), Hélio (4), Dedé (2), Wagner (0), Fred (0), Duda (10), Vitor (0), Jefferson (21), Teichmann (12) e Coloneze (13).
São José: Matheus (8), Mineiro (10), Fabrício (2), Fulvio (4), Wanderson (7), Renato (5), Pedro (0), Vinícius (0), Paulo (8), Amauri (0), Paulão (15) e Anderson (0).
-"Acho que o time deles vai fazer de tudo para vencer, mesmo com o São Paulo e o Palmeiras na briga no título. Será um jogo dificil e disputado, mas time que quer ser campeão não pode escolher adversário e estádio. Estamos em um momento de decisão e temos que encarar assim. Vamos em busca da vitória".
- O Adriano está com um processo infeccioso por causa de uma bolha que está inflamada. Conversamos com a comissão técnica, e o Andrade até tinha uma confiança boa de que ele se recuperasse. Mas a bolha não vai estar curada até a hora do jogo, e estamos tirando o Adriano desta partida – disse Runco.
O atacante rubro-negro reconheceu que a lesão acontece em um momento difícil para o Flamengo, que com um ponto a menos que o líder São Paulo, precisa vencer o Corinthians para seguir com chances de conquistar o título brasileiro. O Imperador explicou em entrevista coletiva como foi o incidente, que alguns veículos chegaram a publicar que teria acontecido por causa de uma queimadura de motocicleta.
- Isso acontece em um momento ruim, mas é uma decisão para não me prejudicar para a próxima partida (contra o Grêmio, no dia 6). Vão dizer que é por isso ou aquilo, mas tenho minha consciência tranquila. Estava em casa, e tem uma luzes que ficam no jardim. Estava passando e, quando virei, meu pé encostou na lâmpada.
Perguntado sobre a possibilidade de ter sofrido a queimadura em uma motocicleta, Adriano respondeu pedindo provas.
- Manda provar. Um vai falar que foi em uma churrasqueira, outro vai falar que foi no ferro (da moto). Mas quem sai perdendo sou eu. Eu é que estou disputando a artilharia e um titulo – disse.
Confiança no grupo
O Imperador disse que sabe da importância que tem dentro do grupo rubro-negro e da falta que pode fazer nesta reta final do Brasileirão. Ele aproveitou para depositar confiança total em seu substituto, já confirmado pelo técnico Andrade: Bruno Mezenga.
- Os jogadores têm muita confiança em mim, e vi no rosto de alguns como eles ficaram tristes. De repente, vai ficar um vazio, mas estamos depositando confiança no Mezenga. Vai correr tudo bem, e é hora de o Flamengo mostrar a sua força sem o Adriano.
Pouco antes da coletiva de Adriano, a delegação rubro-negra embarcou no ônibus que seguiria para o voo a São Paulo. O clima de consternação pela má notícia era evidente pelas expressões fechadas do técnico Andrade, do goleiro Bruno e do meia Petkovic.
Outro que não participou das atividades foi o zagueiro Ronaldo Angelim. O jogador foi poupado e deu lugar a David na zaga. No entanto, Angelim não preocupa a comissão técnica. Para a vaga de Adriano, a opção foi novamente Bruno Mezenga.
Desta forma, o time que treinou nesta sexta foi formado por: Bruno, Leonardo Moura, David, Álvaro e Juan; Aírton, Toró, Willians e Petkovic; Zé Roberto e Bruno Mezenga.
– Consegui! Nem acredito! Vou realizar o sonho de ver o Mengão ser campeão brasileiro.
Na fila desde 6h30, ele era um dos milhares de rubro-negros que se aglomeraram ontem nas bilheterias para garantir entrada para a partida contra o Grêmio, no dia 6 de dezembro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Confiantes de que a partida será para coroar o título, os rubro-negros esgotaram à noite todos os 67.959 ingressos disponíveis.
Em todos os pontos de venda, filas quilométricas e confusão sob um sol escaldante de 35 graus. A maior concentração foi no Maracanã, onde a fila chegou a dois quilômetros. Nada que abalasse a confiança em vermelho e preto.
– Cheguei aqui às 7h30. Recusei um trabalho de pintura e briguei com a mulher porque tinha que cuidar da minha filha, mas não me arrependo. Não tenho dúvida de que sairemos daqui com o título no último jogo – falou o pintor Celestino Mendes Antunes, 29 anos, morador de Nova Iguaçu, que comprou entradas para o filho e um irmão.
Na Gávea, a demora na fila gerou revolta. Eram somente três bilheterias para atender uma multidão. De manhã, houve confusão quando jovens tentaram furar a fila. Duas viaturas da Polícia Militar ajudaram a conter os ânimos. Bombeiros foram chamados para socorrer um homem que passou mal. A estudante de Direito Carla Siqueira, 21 anos, estava conformada com o chá de banco, literalmente. Ela levou um banquinho de acampamento e aproveitou o tempo para ler um polígrafo da faculdade. Difícil foi encontrar concentração em meio à gritaria.
– Todo jogo grande é esse mesmo tumulto. Já sei como é. Infelizmente, o jeito é esperar. Bom que a torcida do Flamengo é animada – observou.
Para se proteger do calor, o vendedor Tadeu Bruno Mendes, 28 anos, levou um guarda-sol de praia e um isopor com cerveja para a fila.
– A final do campeonato começou hoje. É só esperar as duas últimas rodadas para explodir – disse, ainda animado, após cinco horas na fila.
O Corinthians vai enfrentar o Cerro Porteño (PAR), um time colombiano e o vencedor entre o confronto do Racing (URU) contra outro colombiano na primeira fase da Libertadores 2010. Os adversários foram definidos em sorteio na tarde desta sexta-feira, na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai.
O sorteio também definiu os adversários dos outros quatro brasileiros que vão disputar a Libertadores. O campeão brasileiro caiu em uma chave com o Universidad do Chile, o Caracas (VEN) e o vencedor do confronto entre um time argentino e um chileno.
São Paulo, Flamengo, Inter, Palmeiras, Atlético-MG e Cruzeiro vão disputar as quatro vagas restantes nas duas rodadas finais do Brasileirão. O quarto colocado terá de disputar a Pré-Libertadores e enfrentará um time da Bolívia.
PRÉ-LIBERTADORES | |
Jogo 1 - Táchira (VEN)* x Paraguai 3 | Jogo 4 - 4º col. Brasileirão x Bolivia 3* |
Jogo 2 - México 3 x Peru 3* | Jogo 5 - Argentina 6* x Equador 3 |
Jogo 3 - Argentina 5* x Chile 3 | Jogo 6 - Racing (URU) x Colômbia 3* |
* Jogam a primeira partida em casa
GRUPO 1 | GRUPO 2 | GRUPO 3 | GRUPO 4 |
Corinthians | 3º col. Brasileirão | Estudiantes | Argentina 4 |
Cerro Porteño (PAR) | Paraguai 2 | Bolívar (BOL) | Blooming (BOL) |
Colômbia 2 | Once Caldas (COL) | Peru 2 | Peru 1 |
Venc. Jogo 6 | México 2 | Venc. Jogo 2 | Venc. Jogo 1 |
GRUPO 5 | GRUPO 6 | GRUPO 7 | GRUPO 8 |
2º col. Brasileirão | Argentina 3 | Velez (ARG) | Campeão brasileiro |
Cerro (URU) | Nacional (URU) | Chile 2 | Univ. Chile |
Equador 5 | Equador 2 | Dep. Itália (VEN) | Caracas (VEN) |
Venc. Jogo 5 | Morelia (MEX) | Venc. Jogo 4 | Venc. Jogo 3 |
O regulamento mudou em relação aos últimos anos. San Luis e Chivas do México, que saíram da Libertadores 2009 por causa da epidemia de gripe suína, vão entrar na competição direto nas oitavas de final.
As datas dos jogos da primeira fase da Libertadores ainda não foram divulgados. Na estréia, o time que está em primeiro lugar na tabela acima enfrenta o quarto lugar. O segundo enfrenta o terceiro. A competição vai começar em janeiro e terá até as quartas de final disputadas antes da Copa do Mundo. As semifinais e a final serão disputadas em julho e agosto, após o Mundial da África do Sul.
CRUZAMENTOS DAS OITAVAS DE FINAL | |
Melhor 1º x 6º melhor 2º | 5º Melhor 1º x 4º melhor 2º |
2º Melhor 1º x 5º melhor 2º | 6º Melhor 1º x 3º melhor 2º |
3º Melhor 1º x San Luis (MEX) | 7º Melhor 1º x 2º melhor 2º |
4º Melhor 1º x Chivas (MEX) | 8º Melhor 1º x Melhor 2º |
Palmeiras | R$ 36,28 |
Corinthians | R$ 32,89 |
Santo André | R$ 26,18 |
São Paulo | R$ 24,17 |
Vitória | R$ 21,34 |
Atlético-PR | R$ 19,91 |
Grêmio | R$ 19,09 |
Barueri | R$ 17,55 |
Cruzeiro | R$ 17,17 |
Flamengo | R$ 17,14 |
Santos | R$ 16,74 |
Internacional | R$ 16,71 |
Coritiba | R$ 16,26 |
Goiás | R$ 15,96 |
Atlético-MG | R$ 14,30 |
Botafogo | R$ 13,41 |
Fluminense | R$ 11,77 |
Náutico | R$ 11,47 |
Sport | R$ 11,09 |
Avaí | R$ 7,65 |
CLUBE | TOTAL ARRECADADO | MÉDIA DE RENDA |
Flamengo | R$ 12.524.609,00 | R$ 695.811,61 |
Corinthians | R$ 11.785.348,00 | R$ 654.741,56 |
Palmeiras | R$ 11.777.855,34 | R$ 654.325,30 |
São Paulo | R$ 11.334.435,50 | R$ 629.690,86 |
Atlético-MG | R$ 10.450.917,00 | R$ 580.606,50 |
Cruzeiro | R$ 6.701.918,16 | R$ 372.328,79 |
Grêmio | R$ 6.181.067,00 | R$ 343.392,61 |
Atlético-PR | R$ 5.729.375,00 | R$ 318.298,61 |
Internacional | R$ 5.268.831,00 | R$ 292.712,83 |
Vitória | R$ 5.259.910,00 | R$ 292.217,22 |
Coritiba | R$ 4.700.370,00 | R$ 261.131,67 |
Fluminense | R$ 4.313.880,50 | R$ 239.660,03 |
Sport | R$ 3.705.246,00 | R$ 205.847,00 |
Goiás | R$ 3.165.507,50 | R$ 175.861,53 |
Botafogo | R$ 3.142.065,00 | R$ 174.559,17 |
Náutico | R$ 2.896.435,00 | R$ 160.913,06 |
Santos | R$ 2.831.286,00 | R$ 157.293,67 |
Santo André | R$ 2.354.747,00 | R$ 130.819,28 |
Avaí | R$ 1.390.925,00 | R$ 77.273,61 |
Barueri | R$ 1.200.230,00 | R$ 66.679,44 |
Apesar do jogador já ter assinado um pré-contrato com o Corinthians, adversário do Rubro-Negro no próximo domingo, em Campinas, um dos candidatos à presidência procurou o empresário do atleta, Pedro Pereira, e fez uma nova proposta para a renovação do atacante.
Em princípio, ainda irritado com as declarações de Marcos Braz, que o chamou de canalha, o empresário nem quis conversar, mas depois resolveu escutar a nova proposta.
– O Bruno Paulo tem um pré-contrato assinado com um outro clube. Ele só fica se o clube lá não quiser mais contar com ele. Porém, eu acho mais fácil ele jogar em outro clube do Rio a ficar no Flamengo. A não ser que tudo mude na eleição do clube. Vamos aguardar até o dia 7 de dezembro para ver como fica – disse o empresário do jogador.
Bruno Paulo foi afastado pelo vice de futebol, Marcos Braz, após uma longa negociação. Informações nos bastidores da negociação dão conta de que o Vasco já mostrou interesse na contratação do atleta. Porém, por ser flamenguista, o atacante preferiria continuar jogando na Gávea.
– Não estou sabendo de nada. Eu deixo essas coisas com o meu empresário. Ele está cuidando de tudo, como sempre fez – disse Bruno Paulo.
Depois de sediar os últimos Jogos Olímpicos, o país quer agora massificar o futebol entre sua população. Para isso, pode contar com a ajuda do Flamengo, o clube mais popular do Brasil. Em troca dessa ajuda, os chineses devem investir entre US$ 10 milhões (R$ 17,5 milhões) e US$ 15 milhões (R$ 26,2 milhões) nas obras de modernização do Ninho do Urubu.
Em abril, durante a Semana Santa, Delair se reuniu na Gávea com o ministro do Esporte, Orlando Silva, e uma comitiva chinesa. Entre eles estava o ministro do Esporte do país asiático, Cui Dalin. Durante o encontro, o dirigente rubro-negro viu a oportunidade de negociações.
- A China tem um projeto de massificação do esporte a partir de 2010. Depois das Olimpíadas, eles perceberam que o futebol é um instrumento importante dentro da questão política de um país. E escolheram a escola brasileira para ajudá-los – disse Delair.
- Isso também serve para abrir mercado para novos profissionais como técnicos, fisioterapeutas, preparadores físicos... Dá para colocarmos vários ex-jogadores no projeto para ajudar – disse Delair.
Na verdade, o Brasil já vem discutindo vários tipos de intercâmbio com a China. Entres alguns acordos bilaterais, estão projetos em parceria para a cultura, esportes olímpicos e meio ambiente. Como o Flamengo vem se aproximando de realizar uma parceria com o CFZ, de Zico, a experiência que o Galinho teve no Japão pode ajudar em todo o processo. Agora, porém, a missão é deixar para o próximo presidente que assumir o clube a possibilidade de finalizar o Ninho do Urubu.
- Tudo que estou fazendo é para deixar para o próximo presidente. Pode ter certeza de que não é um projeto maior. A reunião foi muito boa e a ministra (Vera Cíntia) colocou o processo em agendamento. Ou seja, os dirigentes rubro-negros precisam ir lá definir o acordo - disse Delair, que é candidato a presidente do clube.
“Não foi nada, problema normal”, limitou-se a dizer Adriano, pouco depois da entrevista coletiva concedida ontem, no Ninho do Urubu, sem mencionar a queimadura. Ontem, o problema foi minimizado e os médicos não se pronunciaram sobre o assunto. O clube fez o comunicado do problema quando o atacante já estava no ônibus da delegação.
Hoje, ele será reavaliado para saber como está o local afetado, na parte de dentro do tornozelo, numa parte essencial, pois é muito exigida desde uma simples corrida até o chute, ainda mais sendo a perna esquerda, o forte de Adriano. Geralmente, o segundo dia depois da queimadura é que se tem noção exata da gravidade.
Ontem, o jogador não demonstrava o mesmo bom humor das últimas entrevistas. Depois de conversar com os amigos, ele foi ao departamento médico e, depois, fez alguns poucos exercícios na sala de musculação. O atacante chegou a relutar em falar com a imprensa, como fora agendado na véspera, mas acabou aceitando responder as perguntas dos jornalistas e até esboçou alguns sorrisos.
Entre os amigos presentes ao Ninho do Urubu para acompanhar o jogador — como acontece diariamente — um dos parceiros mais desavisados deixou escapar. “Pô, a queimadura tá feia. Deu vacilo na moto”, comentou uma das pessoas que acompanhava o atacante ontem.
Adriano sobre Ronaldo: ‘Eu não queria estar no lugar dele’
Imperador diz que a sensação de enfrentar o clube de coração não é legal, e acredita que o Fenômeno não irá comemorar gol contra o Flamengo
Athirson admite torcida para Flamengo ser campeão brasileiro
Com o Cruzeiro fora da briga pelo título, lateral não esconde o coração flamenguista: “Sou rubro-negro e todo mundo sabe disso”
Adriano evita o clima de oba-oba e concorda com goleiro Bruno
Imperador diz que Flamengo precisa pensar só no Corinthians. Ele acredita que jogos no mesmo horário acabarão com ansiedade do time
Fora dos planos, Denis Marques chega quase uma hora atrasadoNesta quinta-feira, por exemplo, ele chegou 55 minutos atrasado ao treinamento, em Vargem Grande, reclamou de uma inflamação na garganta e não treinou. Há duas semanas, o jogador não participa regularmente dos treinos alegando problemas médicos.
Outro indício de que o próprio se vê longe do clube em 2010 é que o carro dele já não está mais no Rio de Janeiro.
Absolvido
O Pleno do STJD julgou e absolveu novamente o vice-presidente de futebol Marcos Braz. O dirigente foi ao banco dos réus por causa da declaração após a partida contra o Santos. Na ocasião, ele classificou a arbitragem como “de canalha”.
DM vazio 1
Everton deu voltas ao redor do campo e manteve a esperança de enfrentar o Grêmio, na última rodada do Brasileiro. Ele se recupera de uma fratura no pé esquerdo.
DM vazio 2
Recuperado de uma luxação no ombro direito, Fabrício participou do primeiro coletivo desde o problema.
Em virtude do grande número de torcedores nas filas para adquirir ingressos para o jogo Flamengo x Gremio, todos os postos ficarão abertos até os ingressos esgotarem.
Os 8 mil ingressos destinados à torcida do Gremio ficarão à disposição do time visitante.
Caso não se interessem, estes ingressos serão colocados à venda na quarta-feira, dia 2 de dezembro.
Os concorrentes masculinos são o nadador César Cielo, o ginasta Diego Hypólito e o velejador Torben Grael. No feminino concorrem a nadadora de maratonas aquáticas Poliana Okimoto, a lutadora de taekwondo Natália Falavigna e a judoca Sarah Menezes. César Cielo tenta o título pela segunda vez, já que conquistou o troféu em 2008. No feminino, a vencedora no ano passado foi a saltadora Maurren Maggi.
A escolha dos melhores atletas do ano em cada uma das 42 modalidades e dos atletas que concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano foi feita por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes esportivos, atletas e ex-atletas e personalidades do esporte com base em uma lista tríplice encaminhada ao COB por cada Confederação Brasileira Olímpica, além da Confederação Brasileira de Futsal, já que a modalidade integrou o programa dos Jogos da Lusofonia 2009, em Lisboa. O Flamengo teve dois vencedores em suas modalidades. Marina Canetti levou a melhor no Pólo Aquático e Diego Hypólito na ginástica.
Diego Hypólito, em 2009 foi primeiro lugar no solo, na etapa da Copa do Mundo da Slovênia. Conquistou o ouro no solo e no salto na etapa da Copa do Mundo de Glasgow, na Escócia, e foi campeão no solo na etapa da Copa do Mundo em Moscou. No Mundial de Londres, chegou à final do solo e terminou na nona colocação. Em novembro, conquistou o tetracampeonato da Copa do Mundo na prova de solo.