sábado, 11 de abril de 2020

Flamengo encomenda 600 kits para testes de coronavírus e vai fazer exames até em familiares de atletas



O Flamengo encomendou 600 kits de testes de coronavírus para fazer exames em jogadores e em todo o departamento de futebol antes do retorno das férias. Os equipamentos são coreanos e foram importados junto a um dos laboratórios brasileiros credenciados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A previsão de chegada dos testes é de antes do retorno aos treinos, o que deve acontecer no fim de abril - as férias estão previstas para terminar dia 21 de abril.

Cada equipamento custa cerca de R$ 150 - o que gerou investimento do clube da ordem de R$ 100 mil. O Flamengo quer dar toda segurança para os atletas retornarem às suas atividades assim que as autoridades sanitárias estaduais permitirem. A ideia é também realizar testes em familiares de atletas.

Os testes são diferentes dos realizados à época da suspeita de contaminação do treinador Jorge Jesus, que ainda está em Portugal. Na ocasião, os jogadores e demais membros do departamento de futebol fizeram testes numa rede de laboratórios carioca. Apenas com o resultado positivo e negativo.

Desta vez, os kits, que são descartáveis - ou seja, faz uma vez e não usa novamente o aparelho -, vão dar mais detalhes da saúde de cada organismo testado, não apenas o resultado de positivo ou negativo para a Covid-19. O clube também vai usar um aparelho que tem dentro do centro de treinamento do Ninho do Urubu para cruzar as informações de cada teste.

O chefe do departamento médico do Flamengo, Márcio Tannure, faz parte do grupo de trabalho criado pela CBF para escrever guia para os clubes brasileiros retomarem suas atividades - ainda sem previsão de data. Estão também os médicos do Avaí, da Ponte Preta e da seleção brasileira masculina principal e do Atlético-MG, Rodrigo Lasmar, além de Jorge Pagura, presidente da Comissão Nacional de Médicos. O infectologista do Hospital Albert Einstein, Sergio Wey, auxilia o grupo de trabalho.

De olho na segurança, Flamengo traça cenários e tenta se preparar para o retorno dos atletas

A reapresentação dos jogadores e integrantes do departamento de futebol do Flamengo, em princípio, está marcada para o dia 21 de abril, no Ninho do Urubu, mas a confirmação ainda dependerá da orientações das autoridades de saúde. A diretoria, no entanto, se prepara para aumentar a biossegurança dentro das instalações do CT.

A ideia é que, assim que haja o aval para a retomada das atividades, o Flamengo esteja preparado para aumentar a segurança e higiene dos ambientes para os atletas, comissão técnica e funcionários (contingente mínimo). Quando as competições retornarem, o planejamento é criar um protocolo também para os dias de jogos.

Uma das inspirações do Flamengo vem da Alemanha, que realiza um grande número de testes para tentar o diagnóstino precoce e evitar, em caso de caso positivo para o Covid-19, a disseminação da doença. Embora tenham muitos casos registrados, os alemães apresentam um baixo número de mortalidade.

Embora as competições ainda não tenham data para recomeçar, o Flamengo imagina que o futebol será uma ferramenta importante para a sociedade enfrentar a pandemia. Uma forma de elevar o moral da população e incentivar que façam o isolamento social.

Estádio da Gávea vira alternativa

Uma das possibilidades discutidas para o retorno das competições é de que partidas sejam disputadas com portões fechados para evitar aglomerações. Internamente, a hipótese de o Flamengo voltar a usar o estádio da Gávea para estes jogos sem torcida está sendo discutida.

O gramado passou por uma reforma completa e está em ótimas condições, e os vestiários são adequados. Talvez a maior dificuldade é com a iluminação. As partidas não poderiam ser disputadas à boite.

Restaria ver se haveria algum impedimento de regulamento, mas, esportivamente, a utilização do estádio da sede do clube não encontraria restrição interna.

Apesar das conversas, ainda há muitas coisas que precisam ser analisadas antes da liberação para os treinos e jogos. Por enquanto, a única coisa a fazer é seguir as orientações de prevenção e isolamento social.


Patrocinador do Flamengo já foi informado de provável acerto com a Amazon


A pandemia da Covid-19 desacelerou um pouco as conversas entre Flamengo e a Amazon, empresa que negocia para ocupar o espaço mais nobre na camisa rubro-negra. Apesar deste ritmo um pouco mais lento, o namoro segue, e o Banco BS2 já foi informado da possibilidade de acerto. 

Patrocinadora master do Flamengo, a instituição financeira tem, por força de contrato, a prerrogativa de cobrir qualquer proposta que chegue ao clube. Mas dado o valor da oferta, que podem chegar na casa dos R$ 40 milhões, não há como competir. A relação entre as partes é considerada muito boa, e a parceria pode seguir, mas com a marca estampada na manga dos uniformes

O trato em vigência permite rompimento na metade do ano, mas há um período de "carência" de dois meses. Caso a Amazon feche, o BS2 pode permanecer por este período, mas há a possibilidade de pagamento de multa e saída imediata. 

O clima na Gávea é de absoluto otimismo para a chegada da gigante do ramo de streaming e comércio eletrônico. Antes do estouro da crise mundial, a negociação para o patrocínio estava em estágio muito avançado, e Flamengo e Amazon já começavam a discutir os pormenores do futuro contrato. Já há concordância dos valores, e o negócio será acelerado quando a situação voltar à normalidade.

Ter uma empresa global como patrocinadora master é um sonho do Flamengo. Desde 2013, quando Eduardo Bandeira de Mello assumiu a presidência do clube, houve parcerias comerciais como marcas de renome mundial, mas nenhuma delas estampou seus nomes na área mais nobre da camisa. Este ano, a francesa Total, do setor de energia, assumiu a barra traseira do uniforme. 

A Azeite Royal, que ocupava o calção, alegou contenção de despesas para romper unilateralmente a parceria. Com uma parceira a menos, o clube soma seis marcas espalhadas por seus uniformes de jogo. 

Segundo números publicados no balanço financeiro de 2019, o futebol gerou R$ 78,8 milhões aos cofres na última temporada. Antes do surto da Covid-19, a previsão era que houvesse um aumento de cerca de 30% desta receita este ano. 

Flamengo bate até Barcelona e vê explosão dos números em suas redes sociais



O sucesso esportivo do Flamengo se traduz em resultados dentro de campo e em números que extrapolam as quatro linhas. Além de festejar as vitórias do time de Jorge Jesus, a diretoria também celebra as marcas obtidas pelo Rubro-negro nas diferentes plataformas de mídia. De acordo com o "Depor Finanzas", o clube ficou abaixo apenas do Manchester United no número de interações no Twitter em março, superando Barcelona, Galatasaray e Liverpool no Top-5. Por consequência, o Fla reinou soberano no recorte sul-americano, batendo com folga River Plate e Boca Juniors. 


A marca é mais uma dentro do que foi conseguido de 2019 para cá. Em relatório interno produzido, o Flamengo listou o crescimento em todas as suas redes. O que antes era tratado apenas como um canal de diálogo com o torcedor se transformou em um novo eldorado financeiro.

"O dinheiro novo está no conteúdo, está no streaming. Esse é o futuro. O desafio é sermos cada vez mais uma marca internacional", apontou Bernardo Monteiro, diretor de comunicação do Flamengo. 

No trabalho realizado pelo clube, o Flamengo destacou o salto de 2018 até março de 2019. O Instagram ganhou 5 milhões de fãs nesse período, enquanto o Twitter arrebanhou 1,2 milhão de seguidores. O pulo no Facebook foi de 1,9 milhão de novas adesões. Esses dados se traduziram em maior engajamento do público e servem como argumento em negociações com patrocinadores.

O Youtube também engorda essa conta, já que cerca de 2,1 milhões de novas inscrições foram efetuadas neste mesmo espaço de tempo. Puxada por Gabigol e companhia, a FlaTV somou 110 milhões de visualizações em 2019. Neste ano já são 71,1 milhões. O projeto é tratado como prioritário, e os investimentos futuros têm a bênção do presidente Rodolfo Landim.

Como o Flamengo não tem contrato de transmissão de TV no Campeonato Carioca, o canal do clube tem sido uma porta de entrada para os rubro-negros. Em um dia de Flamengo x Resende, 85 mil novas pessoas aderiram. Já com os portões fechados por conta da pandemia da Covid-19, clube e Rede Globo entraram em acordo para a veiculação do jogo diante da Portuguesa no "Globoesporte" e também na FlaTV. Na vitória por 2 a 1, o pico de espectadores simultâneos ficou perto da casa do milhão.

 "Nossos patrocinadores já não aparecem apenas na TV, eles aparecem nas redes. Mais presença nas redes catapultou o valor do patrocínio. Há o desenvolvimento do time em campo, um trabalho muito forte nesta área", pontuou Gustavo Oliveira, vice-presidente de Comunicação e Marketing do clube.

Liderança no Brasil

No ranking acumulado das redes, o Flamengo bate o Corinthians com larga margem. Segundo levantamento do Ibope/Repucom, os cariocas têm 30,2 milhões de inscritos em suas redes. O Alvinegro, por sua vez, conta com 23 milhões. A vantagem era de cerca de 10 mil pessoas em janeiro de 2019.

Flamengo avalia jogar o Carioca na Gávea; Romário fez o último gol no estádio

Flamengo atuou pela última vez no Estádio José Bastos Padilha em abril de 1997, e venceu o Americano, pelo Campeonato Carioca, com gols de Romário, Evandro e Fabio Baiano


A pandemia do coronavírus trouxe uma série de incertezas ao calendário do futebol brasileiro. Diante desse cenário, com os torneios suspensos por tempo indeterminado, a diretoria do Flamengo avalia várias possibilidades. Entre elas, o término do Campeonato Carioca sem a presença da torcida a partir de maio. Por isso, também estuda utilizar o Estádio da Gávea para mandar as partidas.


Flamengo participa do SOS Favela e doa 640 cestas básicas para comunidade do Rio


Em apoio à campanha SOS Favela/Viva Rio, o Flamengo fez na última quinta-feira a doação de 640 cestas básicas para a comunidade da Chatuba, em Mesquita, região metropolitana do Rio de Janeiro. A ação também marca o lançamento da campanha Nação Solidária: Flamengo campeão dentro e fora de campo.

A campanha SOS Favela visa auxiliar moradores de comunidades do Rio de Janeiro que estão passando dificuldades por causa da pandemia do coronavírus. A ideia é arrecadar alimentos e itens de higiene que vão beneficiar 66 localidades. A ajuda ocorre através de cestas básicas, no valor de R$ 50, e a compra é feita nos mercados locais para incentivar o comércio.



Flamengo amplia em dez dias as férias de seus funcionários; retorno será dia 24 de abril

O Flamengo emitiu comunicado aos seus funcionários de que as férias coletivas, que terminariam no dia 14 de abril, serão ampliadas por mais dez dias, até 24 de abril. A justificativa, segundo o clube, é a manutenção do estado de calamidade pública por causa do coronavírus.

As férias dos jogadores, por enquanto, está mantida até o dia 20 de abril. A diretoria monitora a situação com as autoridades de saúde para saber se precisará também prolongar o período de quarentena dos atletas.

No comunicado aos funcionários, o Flamengo informa que o pagamento das férias vai acontecer no dia 5 de maio.






sexta-feira, 10 de abril de 2020

Pai de Neymar se movimenta nos bastidores para tentar tirar titular do Flamengo; oferta pode chegar a R$ 167 milhões



Flamengo é um dos clubes mais poderosos do continente e um elenco recheado de craques. Não é à toa que os jogadores estão valorizados no mercado da bola e chamam atenção de vários clubes do exterior. Recentemente, Bruno Henrique, Arão e Everton Ribeiro receberam sondagens de outros times, mas a diretoria flamenguista agiu rápido e conseguiu manter todas as suas peças. 

O único titular que saiu foi Pablo Marí, que acabou retornando ao Velho Continente para jogar no Arsenal, da Inglaterra. Na ocasião, o Mais Querido do Brasil tentou mantê-lo, mas sua vontade de conseguir em voltar para casa pesou. A expectativa é que o Rubro-Negro embolse mais de R$ 40 milhõesNeymar da Silva Santos, o pai do craque do PSG, vem se movimentando internamente para tentar fazer um negócio milionário. 

O agente renomado tem uma boa amizade com os representantes de Gerson e a previsão é que ofertas cheguem à mesa dos diretores flamenguistas no meio da temporada. Nice Tottenham já demonstraram interesse em tê-lo, mas o Flamengo já deixou claro que não será fácil as conversas, já que não tem nenhuma vontade e precisão de vender um dos seus principais jogadores. 

Nos corredores da Gávea, especula-se que o Mengão pode receber ofertas com valores que podem chegar até 30 milhões de euros (R$ 167 milhões na cotação atual). Mesmo com as cifras elevadas, os dirigentes Rubro-Negros deixaram claro que não precisa vender um dos homens de confiança de Jorge Jesus para encher os cofres e nem mesmo diante da crise financeira que o país irá enfrentar. 

Feliz no Fla, Gerson também deseja atuar por muito mais tempo com o Manto Sagrado e, até por isso, não irá forçar de nenhuma forma a sua saída. Como é a filosofia dessa diretoria, todas as propostas serão analisadas, mas isso não quer dizer que a transação pode acontecer.  

quarta-feira, 8 de abril de 2020

'Temos tudo planejado para jogar no início de maio', diz presidente do Flamengo em reunião com CBF



A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os clubes da Série A e B do futebol brasileiro se reuniram nesta terça-feira, por videoconferência, para discutir o calendário 2020. Durante o encontro, quando a pauta era protocolo médico para os jogadores entrarem em campo, o presidente do Flamengo mencionou o trabalho realizado com os atletas durante a quarentena, revelou que tem conversados com times europeus e destacou que o clube rubro-negro tem planejamento para entrar em campo em maio, caso seja necessário.

"O Flamengo já vem estudando isso (de protocolo médico). Já estamos conversando com clubes da Europa que estão praticando isso. Temos detalhado todo esse processo, tanto de treinamento de nossos jogadores em casa quanto o processo de volta deles. Já temos isso tudo planejado para iniciar isso tudo no dia 21 de abril de tal forma que no início de maio já tenhamos condições de disputar qualquer campeonato. Conforme acordamos com os clubes da Série A, nós ficaríamos de férias até 20 de abril e se quiserem que a gente divida um pouco o que a gente já estava pensando em fazer, pode nos pedir que eu coloco os nossos médicos em contato."

O discurso de Rodolfo Landim foi elogiado pelos demais participantes que agradeceram a iniciativa do mandatário do Flamengo ao se propor para ajudar caso seja necessário.

Além do Flamengo, Atlético-GO, Botafogo, Atlético-MG, vasco, Coritiba, Bahia, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Red Bull Bragantino, São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Internacional, clubes da Série A do Brasileirão, também participaram do encontro.




Milhões à vista! Barcelona monitora o "novo Imperador" do Flamengo

O sucesso está atrelado ao surgimento de atletas como Vinicius Júnior e Lucas Paquetá no Ninho do Urubu. Ambos já estão vendidos e tentam se destacar no futebol europeu. Neste ano, o Rubro-Negro também negociou o meia-atacante Reinier Jesus, que chega com grande expectativa para ser o novo jogador do Real Madrid.

Outra joia da base que vem encantando a todos dentro do Mengão é o Mateusão, centroavante com faro de gol fisicamente muito forte. Na base, ele é apelidado de “imperador” por parecer com Adriano. Mas, para não cometer o mesmo erro no processo de transição como fez com Lincoln, os executivos flamenguistas olham com muita atenção cada passo do atleta, para não queimar etapas.

O jovem goleador, que irá completar 16 anos, vai assinar pela primeira vez seu contrato profissional com o Rubro-Negro. No começo de 2019, ele estava atuando pelo América-MG e logo chamou atenção dos representantes do Flamengo. O negócio foi fechado rapidamente e o Coelho ficou com 50% de olho em uma futura venda, mas é provável que o Mengão compre mais um percentual dos direitos econômicos do atleta.

Com calma, o Mais Querido do Brasil já vem montando um projeto para subir o atacante ao profissional em um futuro próximo. Diferentemente do que aconteceu com Vinicius e Paquetá, o Fla tem muito interesse em aproveitar bastante a joia na equipe principal. A expectativa é que ele adquira experiência rapidamente e já ganhe seu espaço. Como vem brilhando na base, Mateusão vem atuando pelo time sub-17.

O Barcelona foi um dos clubes a monitorar o atleta e tentar se aproximar da diretoria do Flamengo para deixar uma espécie de negociação aberta verbalmente entre as partes. No entanto, o Fla recusou qualquer iniciativa e não pensa em conversar sobre uma venda futura do jogador.

Fonte: Bola Vip





Empresa mostra resultado da reforma do campo da Gávea, sede do Flamengo


O campo da Gávea, sede do Flamengo, passou por uma reestruturação total. O gramado foi retirado e um outro colocado. A empresa responsável, a "Greenleaf", publicou nesta terça-feira a foto do resultado com um "antes e depois".



Atualmente, o gramado é utilizado principalmente para os jogos das divisões de base. Por causa do período de quarentena, a reforma não prejudicou as atividades.




terça-feira, 7 de abril de 2020

Gabigol torce por Neymar no Flamengo: 'É a cara dele'


Em entrevista para o ex-jogador Caio Ribeiro por meio de uma transmissão ao vivo no Instagram, o atacante Gabigol defendeu uma possível ida de Neymar para o Flamengo. O camisa 9 torceu para que este momento aconteça "logo menos" e lembrou que o craque do Paris Saint-Germain já manifestou em alguns momentos o desejo de vestir o manto rubro-negro. 

- Neymar no Mengão logo menos, eu apoio. Ele sempre falou que tem vontade de jogar pelo Flamengo. Óbvio que a gente gosta muito do Santos, tanto eu quanto ele, mas acho que o Flamengo é a cara dele e está todo mundo esperando esse momento para gente comemorar os gols juntos e jogarmos juntos - afirmou. 


Gabigol foi revelado nas categorias de base do Santos e subiu para o time profissional logo após a saída de Neymar para o Barcelona. Por conta dessa ligação em comum, ambos construíram uma amizade fora dos gramados. Diferentemente do ídolo, Gabigol ficou mais marcado pela passagem no Flamengo, onde conquistou a Libertadores e Brasileirão de 2019. 







segunda-feira, 6 de abril de 2020

Após atraso, fornecedor cita Covid-19 e abre conversas com o Flamengo por solução contra crise

Cartas na mesa e conversas por uma decisão que mantenha o equilíbrio em tempos de coronavírus. Depois de atrasar a primeira parcela do pagamento do patrocínio ao Flamengo, o fornecedor de material esportivo admitiu que a situação se deu pelo impacto da crise causada pelo Covid-19 e abriu diálogo em busca de solução.

A Adidas entrou em contato com o Globo Esporte .com para esclarecer que "está em conversas com seus parceiros, nas últimas semanas, para encontrarem juntos a melhor maneira de enfrentar os impactos econômicos provocados pelo Covid-19". Além do Flamengo, a empresa alemã é parceira de outros três clubes no Brasil: São Paulo, Cruzeiro e Internacional.

Acordo Flamengo / Fornecedor


  • Valor anual: R$ 17.725.750,00
  • Primeiro semestre: 01 de abril - R$ 8.862.875
  • Segundo semestre: 01 de outubro - R$ 8.862.875

Por contrato, o Flamengo recebe anualmente R$ 17.725.750,00 da Adidas. O valor é pago semestralmente, em 1º de abril e 1º de outubro. E os R$ 8.862.875 referentes ao primeiro semestre não bateram na conta rubro-negra na última quarta-feira, data prevista.

O Rubro-Negro não comenta oficialmente a situação. Nos bastidores, porém, houve desconforto com a condução do episódio e o clube entende que faltou clareza e justificativas em um primeiro momento. A partir da agora, as duas partes debatem juntas por uma alternativa.

No Brasil, a empresa alemã é fornecedora de material esportivo ainda de São Paulo, Cruzeiro e Internacional. No mundo, são 215 times em 63 países, além de 30 seleções nacionais


Confira o posicionamento da empresa:
"A adidas está em conversas com seus parceiros, nas últimas semanas, para encontrarem juntos a melhor maneira de enfrentar os impactos econômicos provocados pelo Covid-19.
Essa medida está sendo tomada, não só pela adidas, como também por diversas companhias dentro deste novo e imprevisível contexto econômico, para proteger a longevidade de parcerias e negócios.
A adidas segue o diálogo constante e aberto".
A parceria do clube com a empresa teve início em 2013 e vai até 2023. Além da cota fixa de patrocínio, o Flamengo recebe valores referentes a royalties pela venda de produtos oficiais e premiação por metas esportivas alcançadas.
Com o pagamento integral do salário do mês de março e tentativa de manutenção da folha salarial intacta após as férias coletivas de abril, o Flamengo tem consciência de que é inviável seguir neste cenário caso a paralisação do futebol supere o mês de maio. Nos bastidores, os dirigentes trabalham por alternativas, mas evitam precipitar o início das negociações por redução de salário antes de uma posição das autoridades de saúde.
Além do atraso da Adidas, o Flamengo sofreu uma baixa em sua cartela de patrocinadores. A Azeite Royal, que tinha acordo de R$ 3 milhões para exibir a marca no calção do time de futebol.



Flamengo e Amazon: o atual cenário da negociação por patrocínio master


O Flamengo está longe de ver com pessimismo o acordo com a Amazon, que indicava iminência antes do mundo revirar-se com a pandemia do novo coronavírus. Confiante em um desfecho positivo, o clube mantém conversas para que a empresa seja o seu patrocinador master, ainda em 2020.

Hoje, não há pressa quanto à Amazon já que o Banco BS2, que paga R$ 15 milhões anuais pela exposição, além de um valor relativo às contas abertas, tem vínculo para o espaço nobre dos uniformes até dezembro deste ano. 

A expectativa interna é que a nova parceria seja selada assim que os efeitos da COVID-19 estejam controlados. Caso isto ocorra, a marca do banco digital deve ser reposicionada na camisa. As mangas estão livres, por exemplo. 

Dá para dizer que há otimismo do Fla em relação à Amazon, o que se deve pela não turbulência da gigante global em meio à crise pandêmica, cujo cenário se estende a quase todos os poderosos do ramo de serviços de streaming e de comércio eletrônico, em tempos de quarentena. Um exemplo é que a marca, através de seu CEO, Jeff Bezzos, doou 100 milhões de dólares (cerca de R$ 535 milhões, na atual conversão) para combate à fome nos EUA, na última semana. 

LANDIM DESPISTA 

Também recentemente, Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, despistou sobre a empresa (ou empresas) em questão, prometendo informar à torcida assim que algo for oficializado. 

- Não posso falar desse assunto aqui. Estamos em fase de negociação. Quando e se tiver algum contrato com patrocinador, vamos nos pronunciar. Enquanto isso, a imprensa trabalha eficientemente, mas isso de forma nenhuma é oficial - falou Landim, em entrevista à FLA TV, no YouTube. 

O QUE DIZ O ORÇAMENTO

LANCE! conversou com representantes da diretoria rubro-negra, que, pedindo anonimato, afirmaram que o clube da Gávea está longe de ver a Amazon com o "pé atrás" nas conversas, "agora mais arrastadas, bem devagar", o que é compreensível pela não garantia dos próximos passos do mercado internacional. 

Para este ano, só em relação a patrocínio (sem contar publicidade) no futebol, o Flamengo prevê R$ 79 milhões a serem embolsados. Em 2019, o valor acumulado foi de R$ 67 milhões quanto a este recorte.

Cabe lembrar que o Flamengo sofreu um baque inesperado nos últimos dias, já por conta do coronavírus, quando o Azeite Royal, que estava no calção, rompeu o contrato unilateralmente - assim como fez com os outros três clubes grandes do Rio e com o Complexo do Maracanã.

Agora, são seis marcadas distribuídas pelos uniformes de jogo do Flamengo. 

MAIS SOBRE A AMAZON

Fundada em 1994 por Jeff Bezos, em Seattle, nos Estados Unidos, a Amazon começou como uma startup que vendia livros usados. O crescimento foi exponencial e, já em 1997, a empresa atuava em diferentes cidades americanas e as ações alcançaram um valor de 54 milhões de dólares na bolsa americana.

De acordo com dados da consultoria Brand Finance, a Amazon lidera o posto das empresas mais valiosas de 2020 e está avaliada em US$ 220,7 bilhões (cerca de R$ 1,1 trilhão).