O Flamengo fechou há quase um ano, no dia 30 de dezembro de 2016, a parceria com a Carabao,
que vai render, em seis anos, R$ 190 milhões aos cofres do clube. O
plano inicial era que a empresa de energéticos estampasse sua marca nas
mangas do uniforme rubro-negro em 2017 e virasse patrocinadora master em
2018, mas isso mudou.
Em entrevista ao GloboEsporte.com, feita por e-mail, via assessoria de
imprensa, Bruno Spindel, diretor de marketing do Flamengo, admitiu, pela
primeira vez, que a Carabao seguirá na manga do uniforme no ano que
vem, mas não entrou em detalhes do motivo que resultaram na mudança dos
planos:
- Estabelecemos uma parceria de longo prazo entre a melhor bebida
energética e a maior equipe de futebol do Brasil. Ambas as partes estão
satisfeitas com o desempenho do relacionamento e conscientes dos
desafios pela frente. A Carabao comprometeu-se com uma
estratégia de longo prazo, cumprindo os compromissos financeiros de 2017
com antecedência e confirmando que permanecerão com a marca na manga da
camisa, enquanto discutimos a possível expansão futura do patrocínio - falou.
A Carabao, empresa tailandesa recém-chegada ao Brasil,
encontrou dificuldades para realizar a distribuição de seu produto nas
grandes redes de varejo e para se firmar no país no primeiro ano da
parceria com o Flamengo. As latas do energético não são encontradas, por exemplo, nas principais redes varejistas do Brasil.
Por causa dessas dificuldades de estabilização no mercado nacional, a
Carabao atrasou pagamentos ao Flamengo em 2017 - chegou a dever R$ 9
milhões. A dívida foi quitada neste mês.