Multicampeão na base, o Flamengo teve aprovado na CBF nesta semana a renovação do certificado de clube formador, que referenda excelência no trabalho das categorias de base. Para tal, é necessário cumprir uma série de requisitos impostos pela entidade tanto na estrutura física quanto nos serviços oferecidos por profissionais dos mais variados setores. O novo documento tem validade de um ano, até 18 de outubro de 2022.
Além das questões diretamente ligadas a prática esportiva, o certificado de clube formador depende de outros fatores como médicos nas instalações de alojamento, auxílio odontológico, psicológico, entre outros. O vice de futebol de base do Flamengo, Vitor Zanelli, falou sobre a renovação do documento.
- Foi motivo de satisfação e orgulho para todos nós o fato de o Certificado nos ter sido entregue acompanhado de muitos elogios com relação à nossa excelência em estrutura física e de pessoal, que foi comprovada e citada durante a vistoria. Agradecemos a todos os profissionais que integram o nosso quadro estrutural no dia a dia de trabalho, e que fazem o nosso futebol de base tão forte. Nossa Diretoria, comandada pelo Presidente Rodolfo Landim, reconhece a importância da Base para o clube. Por isso, temos feito muitos investimentos em estrutura, e ainda faremos muito mais ao longo dos próximos anos.
O Flamengo é o atual campeão brasileiro Sub-17 e está na final da Copa do Brasil da mesma categoria. O clube terminou a fase de classificação do Brasileirão Sub-20 na primeira colocação geral e venceu a Taça Guanabara da categoria.