O primeiro tempo da partida foi eletrizante com muitas situações de gol para ambos os lados. Logo aos cinco minutos, o atacante Bruno Paulo perdeu uma chance incrível de abrir o placar para o clube carioca.
O Fortaleza respondeu em forma de gol. Bismarck cobrou escanteio da direita e Ronaldo subiu mais do que Paulista para marcar de cabeça.
Pouco depois, Lenon arriscou de fora e quase igualou o marcador. No entanto, aos 28 minutos, o Rubro-Negro conseguiu empatar o jogo. Guilherme Camacho chutou prensado e a bola sobrou para Vinícius Paquetá tocar de canhota na saída do goleiro.
Mais vivo no jogo, o Leão logo conseguiu o desempate. Bambam fez jogada pela esquerda e chutou para a defesa de Marcelo. No rebote, Adaílton chutou meio sem jeito, mas o goleiro rubro-negro entrou com bola e tudo. Jorbison ainda tentou salvar o lance, mas ela já tinha ultrapassado a linha.
Não demorou para o Fortaleza chegar ao terceiro gol com todos os méritos. Ânderson cruzou da esquerda e Bambam escorou como um típico artilheiro.
O Flamengo diminiuiu num lance de pura sorte. Jorbison foi cruzar da esquerda e acabou encobrindo o goleiro Ronaldo. No entanto, no minuto seguinte, já nos acréscimos da etapa inicial, Bismarck acertou um chute de fora da área e fez 4 a 2 Fortaleza.
No segundo, rapidamente, aos 48 segundos, o Rubro-Negro reagiu e diminuiu outra vez. Bruno Paulo aproveitou cruzamento de Jorbison para marcar de cabeça.
O Flamengo chegou perto do empate em um chute de fora da área de Guilherme Camacho, mas Roberto fez defesa espetacular. Daí para a frente a partida esfriou e a chuva apertou em Hortolândia.
As emoções retornaram aos 30 minutos quando o Fortaleza praticamente garantiu a sua classificação. bamabam serviu Adaílton, que tocou na saída do goleiro para fazer seu segundo gol na partida.
O Rubro-Negro ainda tentou descontra numa bela jogada de Juninho, mas o goleiro do Fortaleza salvou em mais um milagre, levando sua equipe às oitavas-de-final.
No finzinho do jogo, Diego Maurício sofreu pênalti, que ele mesmo cobrou, converteu, mas não evitou a eliminação rubro-negra.
Ficha Técnica:
Flamengo 4 X 5 Fortaleza
Estádio: José Francisco Breda, Hortolândia (SP)
Data/hora: 14/01/2009 - 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Braghetto
Cartões amarelos: Cristiano, Guilherme Camacho (FLA); Roberto, Bambam, Renan (FOR)
GOLS: Ronaldo, 15'/1ºT (0-1); Vinícius Paquetá, 28'/1ºT (1-1); Adaílton, 32'/1ºT (1-2); Bambam, 40'/1ºT (1-3), Jorbison, 45'/1ºT (2-3); Bismarck, 46'/1ºT (2-4); Bruno Paulo, 48''/2ºT (3-4); Adaílton, 30'/2ºT (3-5); Diego Maurício, 50'/2ºT (4-5).
Flamengo: Marcelo, Galhardo, Cristiano, Henrique e Jorbison; Lenon, Paulista, Guilherme Camacho (Diego Maurício, 18'/2ºT) e Elivelto; Vinícius Paquetá (Juninho, 31'/2ºT) e Bruno Paulo. Técnico: Armênio Moura.
Fortaleza: Roberto, Bin, Vítor, Clécio e Ronaldo; Renan, Ânderson, Bismarck e Marlon (Leandro Mendes, 45'/2ºT); Bambam e Adaílton. Técnico: Jorge Veras.