sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Dirigente revela tática para manter a base campeã

O ano começou e até agora o Flamengo ainda não anunciou qualquer contratação. Por trás dessa falta de novidades na Gávea, está um trabalho tão árduo quanto o de garimpar boas oportunidades no mercado. Além de filosofia para 2010, manter o time que conquistou o Campeonato Brasileiro tem sido o principal trabalho da diretoria rubro-negra.

Afinal, o assédio não tem sido pequeno em cima dos jogadores campeões brasileiros. Segundo o vice de futebol, Marcos Braz, boa parte do grupo vem sendo assediada por empresário e clubes nacionais e do exterior.

- Fiz coisas do arco da velha para segurar esses caras aqui. Quando vieram as sondagens, já dizia logo que só negociava se pagassem a multa rescisória. Como elas são altas, de 7 ou 8 milhões de euros (entre R$ 17,5 milhões e R$ 20 milhões), os empresários já se assustam logo. Chegou coisa para o Kleberson, Willians, Léo Moura, Álvaro... Quase todos os titulares e mais quatro reservas que sempre jogam receberam sondagens. Todos jogadores do Flamengo têm mercado e trabalhamos em cima da manutenção deles.

Sem querer citar os nomes dos clubes que têm procurado os jogadores do Flamengo, o dirigente falou do esforço que tem sido manter boa parte do grupo campeão na Gávea. Até o momento, três jogadores estão praticamente fora do elenco de 2010. Aírton foi negociado com o Benfica, Everton deve ir para o Tigres, do México, e Zé Roberto não renovou o empréstimo e deve retornar ao Schalke 04 da Alemanha.

- Cada jogador você fala uma coisa para convencer a permanecer. Para o Adriano, que teve uma ótima proposta do Roma, você lembra que é um ano de Copa do Mundo, que vale a pena ficar para garantir uma vaga na Seleção Brasileira... Para um garoto mais novo, você diz que vale a pena permanecer para consolidar ainda mais a carreira após um título... É na base da psicologia. Pode não parecer, mas isso é cansativo. Não foi essa facilidade toda manter esses jogadores. O Aírton só saiu por uma situação diferente, pois o Flamengo tem um percentual pequeno e a proposta não veia para nós – explicou Braz, que ainda negocia a renovação com Ronaldo Angelim.

Apesar de investir suas fichas na manutenção de uma base vitoriosa, o dirigente garante que o Flamengo estará reforçado para a disputa do Carioca, Libertadores e Brasileiro em 2010.

- Não é por isso que vou deixar de contratar. Estamos em cima do Love, do Michael, de um zagueiro, fora os nomes estão sendo oferecidos e que estão sendo analisados. O Flamengo vai contratar, mas com calma e tranqüilidade. Não vamos entrar nessa loucura de mercado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário