segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Transferência de Aírton para o futebol português pode ganhar novo capítulo

A transferência de Aírton para o Benfica, dada como certa por todas as partes envolvidas, pode ganhar um capítulo inesperado. A antiga dívida do Flamengo com o Atlético de Madri por conta da contratação do zagueiro paraguaio Gamarra há nove anos, ainda não foi equacionada, o que atrapalha a ida do volante campeão brasileiro para Portugal.

Há anos, Flamengo e Atlético de Madri brigam nos tribunais. Recentemente, eles alinhavaram na Fifa um acordo para amortizar o débito rubro-negro: um percentual considerável de toda transferência internacional iria direto para os cofres espanhóis. Assim aconteceu, por exemplo, na saída do atacante Emerson para o Al Ain, dos Emirados Árabes.

Só que, ao que parece, cada caso tem que ser analisado separadamente. O GLOBOESPORTE.COM apurou que os representantes do Atlético de Madri aqui no Brasil não foram ouvidos no caso envolvendo a saída de Aírton. Ou seja, se os espanhóis realmente fazerem valer esse acordo, os dirigentes rubro-negros não devem abrir mão de boa parte dos euros portugueses para ficar apenas com uma quantia irrisória. Com isso, Aírton ainda permaneceria na Gávea.

O vice jurídico do Flamengo, Adalberto Ribeiro, não soube informar com precisão os detalhes do último dos acordos judiciais com o Atlético de Madrid. O atual seria o terceiro feito entre os rubro-negros e os espanhóis, válido justamente após a transferência de Emerson.

- Não tenho certeza, de cabeça, se o Atlético de Madrid tem de opinar com relação à transferência de algum jogador do Flamengo. Acho que sim. Mas talvez só depois de março é que eles passam a receber um percentual por alguma transferência. Só lendo o acordo mesmo – disse Adalberto.

O Flamengo já havia aceitado vender os 15 % dos direitos econômicos que tem de Airton por R$ 3 milhões ao Benfica. O mesmo aconteceu com o Nova Iguaçu e a Traffic, que possuem o percentual restante.

- Está tudo certo com o Benfica – disse Fernando Gonçalves, diretor executivo da Traffic, ao GLOBOESPORTE.COM.

Segundo jornalistas portugueses, Aírton está sendo aguardado em Lisboa nesta terça-feira para ser apresentado como jogador do Benfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário