terça-feira, 17 de março de 2009

Leandro: o melhor lateral direito do mundo

Se o 3 de março é celebrado como "Natal" para alguns rubro-negros pelo nascimento de Zico (comparado a Jesus Cristo e Deus), o dia 17 do mesmo mês também pode ser considerado santo para os apaixonados pelo Flamengo. Há exatos 50 anos nascia em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, José Leandro de Souza Ferreira, ou simplesmente Leandro, um dos maiores jogadores da história do clube da Gávea e considerado por alguns especialistas como o melhor lateral-direito de todos os tempos no mundo.

Brilhante tanto na zaga quanto na lateral, Leandro é um dos raros exemplos de quem vestiu apenas o vermelho-e-preto por toda a carreira. Entre 1976 e 1990, ele defendeu o Flamengo e fez história ao conquistar quatro títulos brasileiros (80, 81, 83 e 87), quatro Estaduais (79, 79 especial, 81 e 86), além do Mundial e da Libertadores de 1981.

Em 417 jogos com a camisa do Flamengo, Leandro marcou apenas 14 gols. Dois deles históricos: na decisão do Brasileirão de 1983, na vitória por 3 a 0 sobre o Santos e o mais famoso deles no triangular decisivo do Estadual de 1985, contra o Fluminense, com uma bomba de fora da área que explodiu nas costas do goleiro Paulo Vítor antes de balançar as redes do Maracanã.

Ao contrário de contemporâneos, como Zico, Júnior, Andrade, Adílio e Raul, Leandro não tem mais ligação com o futebol e preferiu fugir dos holofotes e voltar para a vida tranquila de Cabo Frio, onde gerencia a “Pousada do Leandro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário