sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Fla-Recife promete apitaço nos Aflitos

O espaço que a torcida do Flamengo terá nos Aflitos é apenas 10% da capacidade do estádio. A maioria da arquibancada será mesmo do Náutico. Mas os cerca de dois mil torcedores rubro-negros prometem fazer muito barulho neste sábado. Só a Fla-Recife, por exemplo, comprará mil apitos para distribuir durante o jogo. Além dela, outras torcidas como a Fla-Fortal, Fla-Bahia, Fla-Natal, Fla Manguaça-RN, Fla-Glória (de Sergipe) e Raça-Fla de Maceió já confirmaram presença.

– Tudo será feito para que o Flamengo se sinta em casa – disse Marcos Quintanilha, diretor da Fla-Recife.

E, com certeza, o Flamengo tem motivos para se sentir assim em Pernambuco. O simples fato de ser uma cidade nordestina já lhe dá essa condição. Afinal, são cerca de 12 milhões de rubro-negros no Nordeste todo (ou 23,8%) segundo pesquisa feita pelo Ibope em 2003. O Corinthians aparece na segunda posição, com 8,7%.

Por aqui, porém, as três maiores torcidas são do Sport, Santa Cruz e Náutico. O Flamengo aparece logo na quarta posição. Mas este não é o único fator para que o time se sinta em casa, em Recife. Pra começar, o desembarque da delegação rubro-negra no início da madruga foi calorosa. Algumas dezenas de torcedores recepcionaram o time no aeroporto.

Mas durante a tarde foi possível perceber que o Flamengo desperta os sentimentos de rivalidade – muitos do Sport, que ainda discute com o Fla quem foi o campeão do Brasileiro de 87 – e amor dentro da cidade.

Enquanto o LANCE! fotografava os integrantes da Fla-Recife, na praia de Boa Viagem (um dos cartões postais da cidade), muitos carros passaram buzinando. A maioria para provocar os rubro-negros. Mas uma parte para manifestar sua paixão.

A cena chamou tanta atenção de quem passava, que os moradores de um prédio na orla também participaram: uma família numa varanda começou a gritar e acenar com bandeiras e camisas do Fla.

Mesmo tendo apenas 2.600 lugares nos Aflitos, a torcida do Flamengo promete incomodar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário