domingo, 13 de setembro de 2015

Flamengo tem 50% de chances de G-4 e vasco 96% de rebaixamento


Tabela chances dos times 25ª rodada (Foto: GloboEsporte.com)
A rodada só não foi perfeita para o Corinthians porque o Atlético-MG conseguiu o empate no clássico com o Cruzeiro. Mas a vitória do líder do Brasileirão, somada ao resultado do Galo e à derrota do Grêmio aumentam as chances da conquista do sexto título corintiano, que agora são de 77%. Na última rodada, o Timão aparecia com 67%. Consequentemente, diminuíram as chances de mineiros e gaúchos. Mas nada que abale as esperanças de quem persegue o líder. O Atlético-MG tem 17% de chances de levantar a taça, e o Grêmio possui 3%. Flamengo e São Paulo também aparecem com possibilidades de título, mas remotas: 2% para o Rubro-Negro, e 1% para o Tricolor.

Os cálculos são do matemático Tristão Garcia, do site infobola. Segundo ele, "Para o cálculo são considerados o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição. O sistema de cálculo permite comparar os clubes não apenas pela pontuação ou aproveitamento, mas também pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local". 

Na outra ponta da tabela, o vasco conquistou, pela primeira vez no campeonato, a segunda vitória seguida e diminuiu o risco de rebaixamento. Mas nada que deixe a situação do Cruz-Maltino menos desesperadora. A equipe de Jorginho agora, segundo os cálculos de Tristão, tem 96% de risco de cair. Na última semana o número era de 98%. Com mais uma derrota, o Joinville também está em situação crítica. Os riscos de queda para o Coelho passaram de 77% para 81%. O Avaí deu um respiro no último minuto e melhorou sua situação. Tem 55% de risco de terminar o campeonato no Z-4. O Coritiba, que fecha a zona de rebaixamento, tem riscos menores do que o Figueira, que está logo acima. Enquanto o Coxa aparece com 44%, o Figueira tem 41%. Ainda na luta para fugir da degola, Goiás, Cruzeiro, Chapecoense e Ponte Preta aparecem com números consideráveis. O Esmeraldino tem 24% de risco, Raposa e Macaca possuem 18%, e a Chape está com 19%.


OBS: Números retirados do site infobola, que traz cálculos do matemático Tristão Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário