terça-feira, 26 de maio de 2015

Wrobel responde Luxa: "A gente o contratou, então, deve entender"


Rodrigo Caetano e Alexandre Wrobel Flamengo (Foto: Richard Souza/GloboEsporte.com)O vice-presidente de futebol do Flamengo, Alexandre Wrobel, concedeu entrevista na tarde desta terça-feira no Ninho do Urubu. O tema: as declarações dadas por Vanderlei Luxemburgo pela manhã, um dia após a queda do treinador. O dirigente não detalhou quais fatores motivaram a troca de comando, rebateu as críticas, mas também fez elogios a Luxa, quem tratou como grande rubro-negro e pessoal à qual tem apreço. Sem um novo nome definido para o cargo, o Flamengo terá Jayme de Almeida nesta quarta-feira contra o Náutico. Mas é bom destacar: ele assume apenas interinamente, sem chances de efetivação por ora.
Integrante de uma diretoria que, segundo Luxa, "não sabe nada de futebol", Wrobel respondeu secamente e com uma pitada de ironia.

- (Quero) Deixar o agradecimento ao Vanderlei pelo trabalho realizado. Grande rubro-negro. Por situações que não vou expor, nos levaram a tomar essa decisão. Respeito (a opinião de Luxemburgo). Ele externou a opinião dele. A gente o contratou, então, um pouquinho, deve entender, né. Mas respeito.

O dirigente continuou.

- Avaliação é diária. Nos reunimos e falamos varias vezes ao dia. Não tem um fator determinante. No dia a dia as coisas vão acontecendo, o desgaste vai ocorrendo e chegamos a decisão. O time não vinha jogando bem, apresentando o que gostaríamos. O grupo é qualificado para estar mais acima - disse.

O diretor executivo Rodrigo Caetano esteve presente e opinou:

- Assim como o Wrobel, lamentamos qualquer troca. Meu trabalho, dessa forma, também não atinge êxito, mas tem situações que nos levam a isso. Quanto às opiniões, as minhas e do Vanderlei, sempre buscamos a melhoria, nós levamos à diretoria. Nem sempre o Flamengo vai realizar na velocidade do meu desejo ou do Vanderlei.

O presidente Eduardo Bandeira de Mello acompanhou a entrevista, porém, não respondeu a questionamentos. De acordo com Wrobel, Jayme de Almeida comandará o Fla, nesta quarta-feira, contra o Náutico, pela Copa do Brasil - o interino, inclusive, comandou treino nesta tarde. O nome do novo treinador ainda não foi definido. Mas obedecerá à mesma política.

- Vamos trabalhar dentro do nosso orçamento. Não quer dizer que eu não possa pagar um grande salário a um grande jogador ou técnico. Não vamos fugir disso nunca, mas não quer dizer que não possamos fazer uma grande contratação - acrescentou Wrobel.

Vanderlei Luxemburgo já havia treinado o Flamengo em 1991, 1995 e entre 2010 e 2012. No total, são 245 jogos como técnico rubro-negro, 127 vitórias, 67 empates e 51 derrotas. Conquistou o Carioca em 2011. Nesta última passagem pelo Flamengo, foram 59 jogos. Estreou no clássico contra o Botafogo, no Brasileiro passado, e venceu por 1 a 0. Foram 34 vitórias, 14 derrotas e 11 empates. O time está na terceira fase da Copa do Brasil e na 17ª posição do Brasileirão.

Confira tópicos abordados por Alexandre Wrobel:

Ninho do Urubu (Luxa criticou as condições do CT)

Lamentamos. Não vou entrar nesses detalhes. Todos sabemos que a estrutura do CT está aquém do que gostaríamos. Estamos caminhando para isso, mas o caixa é um só, e essa gestão está priorizando os impostos e salários. Pelo planejamento, vamos ter condição financeira para finalizar.

 Nega que Luxa não era ouvido pelo Conselho Gestor
                                                                                                                                                                                     
Nunca ganhei nada na vida sozinho e não acredito nesse discurso. O que tem aqui é um departamento de futebol composto por diversos profissionais. Não tem só um culpado. Somos democráticos, e a diretriz adotada está clara para todos. Vanderlei participou de todas as reuniões de contratação e dispensa e o Rodrigo idem.

Jayme sem chances de efetivação por ora

Jayme só dirige o time interinamente amanhã. (Perfil do novo treinador) É uma questão interna.

Sem economia na busca por técnico ou reforços

Vamos trabalhar dentro do nosso orçamento. Não quer dizer que eu não possa pagar um grande salário a um grande jogador ou técnico. Não vamos fugir disso nunca, mas não quer dizer que não possamos fazer uma grande contratação.

Em relação ao "alinhamento", termo da moda no Flamengo, segundo Luxemburgo

Acho que o fato de estar alinhado é bom para todo mundo. Como o Rodrigo disse, quando foi contratado ele sabia do modelo de governança. Não tem problemas externar opiniões. Quando fomos para Atibaia, fomos buscar um alinhamento. Ninguém é obrigado pensar igual, isso não quer dizer que não está alinhado.

Sem polemizar as queixas de Luxa em relação à demora nas contratações

Não vou repercutir declarações do Vanderlei. Tenho um apreço grande. Nossas dificuldades é porque temos um orçamento justo. O dinheiro é único. Não conseguimos executar não é por má vontade. Isso tem em outros clubes, encaro com naturalidade.

Sem pistas sobre nomes ou andamento de negociações

Não tem nada confirmado ou negado, estão caminhando. Desculpa ser evasivo, mas qualquer coisa pode atrapalhar. Quando se busca um jogador de nome, naturalmente a negociação se arrasta. Buscamos contratações para fazer a diferença. Quero acalmar torcida porque estamos caminhando bem para acalmar a torcida.

Luxa não pediu para ser liberado e seguir para o São Paulo

Vanderlei não pediu liberação. Soube que teve uma sondagem do São Paulo e ele mesmo disse que não via nada de mais em ouvir outras propostas. Ele tinha uma multa rescisória. Ele em nenhum momento mencionou essa possibilidade. Nossa intenção era que o trabalho continuasse, infelizmente não foi possível

Tópicos abordados por Rodrigo Caetano:

Sobre não ter participado da decisão de demitir Luxa

Respeito o Vanderlei. trabalhamos juntos e temos uma afinidade. Esse tipo de conversa sempre vai ficar em âmbito interno. Nossas opiniões serão manifestadas para quem de direito. A decisão do Flamengo é de um colegiado, e eu, como um executivo, tenho que estar participando. A definição não é só minha e nem só do presidente. É óbvio que em algum momento tenho que estar sabendo.

Mexida no comando não altera planejamento do elenco

Não é momento de remontagem do elenco. Mesmo quando era o Vanderlei, os nomes que buscávamos seriam aprovados por qualquer técnico. Isso não vai alterar em nada (a busca por reforços).

Ingerência de Luxa nas negociações

Sempre que o Vanderlei ligou, foi porque pedimos que atuasse. Não podemos desprezar o conhecimento e o relacionamento do Vanderlei. Sempre esteve acordado conosco, muitas vezes comigo ao lado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário