quinta-feira, 14 de maio de 2015

Radar dos emprestados: Flamengo monitora e avalia, mas ninguém desabrocha


Ser emprestado para outro time não significa que o jogador não terá mais chance no Flamengo. O Rubro-Negro reduziu drasticamente seu elenco no início de 2015 e totalizou 21 jogadores emprestados, dos quais 12 ainda terão contrato com o clube após a virada do ano: o lateral-direito Léo, os zagueiros Erazo e Welinton, os volantes Recife, Vitor Hugo e Muralha, os meias Rodolfo, Mattheus, Adryan e Rafinha, e os atacantes Bruninho e Thomás. E todos eles, até mesmo aqueles cujos compromissos se encerrarão ainda em 2015, têm o desempenho monitorado pela diretoria, especialmente pelo diretor executivo Rodrigo Caetano e pelo gerente de inteligência e mercado Marcos Biasotto. Segundo Rodrigo, um novo aproveitamento de alguns atletas é possível.

- Cada caso é um caso. Não é por que o jogador está numa crise técnica ou tem uma dificuldade de adaptação que não vai ser avaliado aqui com carinho, principalmente esses que têm um histórico no clube. É nossa obrigação avaliá-los com todo o carinho para que não haja erro nessa possível avaliação. Em relação a aproveitamento, é possível, sim. Cada caso é um caso. Nós vamos avaliar no momento certo - afirmou o dirigente.

Mas a situação atual de praticamente todos os 12 jogadores que poderão voltar não é nada animadora. O que tem mais se destacado positivamente é Rafinha, que está no Atlético-GO, mas ainda longe de empolgar. Nomes como Adryan e Mattheus, que já foram tratados como grandes promessas, estão sumidos no futebol europeu. Muralha, outro atleta promissor, foi afastado do Bragantino, que acabou rebaixado à Série B do Campeonato Paulista.

O GloboEsporte.com contou com a ajuda de suas praças espalhadas pelo Brasil para resumir a situação de cada um dos 12 que podem ganhar nova chance no Flamengo. Veja a seguir um quadro com as datas de validade dos contratos desses jogadores com o clube da Gávea e em seguida uma breve análise individual de como eles foram no ano até agora.

Jogadores emprestados pelo Flamengo (Foto: Reprodução)


                                                                  
Lajeadense x Internacional Léo Inter (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter) 

Léo: Internacional
Começou o ano como titular, mas nunca conseguiu empolgar torcida e comissão técnica coloradas. Sofreu uma lesão no joelho (Inter não revelou qual) e passou por uma artroscopia. Ficou um mês e meio fora e voltou ao time no último domingo, contra o Atlético-PR. O titular da posição hoje é William, que está com moral na equipe.


Erazo, zagueiro do Grêmio (Foto: Eduardo Moura) 

Erazo Grêmio

Inicou 2015 como titular em função da lesão de Pedro Geromel. Alternou boas e más partidas, mas nunca conseguiu passar confiança. Perdeu a posição com o retorno de Geromel e hoje é o reserva imediato da dupla de zaga titular. É quem tem o contrato mais breve com o Flamengo, até 27 de janeiro de 2016.





                                                                  
Welinton, zagueiro do Coritiba (Foto: Monique Silva) 

Welinton: Coritiba

É um coringa do técnico Marquinhos Santos e tem atuado tanto na zaga como na lateral esquerda. Quando o treinador está com sua dupla de zaga titular - Luccas Claro e Leandro Almeida -, Welinton se desloca para a esquerda, onde ajuda na contenção e libera Carlinhos para ajudar o ataque.





Recife, volante do Atlético-GO (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)


Recife: Atlético-GO
Recife teve pouco espaço no time goiano. Prejudicado por lesão muscular na pré-temporada, só estreou na 10ª rodada do campeonato estadual. Ao todo, foi titular em cinco partidas no ano e entrou no decorrer de outra. Tem sido relacionado pelo técnico Marcelo Martelotte, mas está na reserva.






Vítor Hugo, novo meia-atacante do Alecrim (Foto: FlaImagem)


Vitor Hugo: do Alecrim-RN ao Voltaço?
Não teve bom rendimento no Alecrim durante o Campeonato Potiguar. Sofreu lesão na coxa direita e ficou boa parte do primeiro turno no DM. No segundo, com o desmanche do time por conta das seguidas saídas de jogadores, o volante teve continuidade e jogou sete duelos, mas sem brilho. Contrato acabou, e ele tem chance de defender o Volta Redonda-RJ.





Apresentação Muralha Bragantino (Foto: Divulgação/ C.A. Bragantino)


Muralha: do Bragantino ao Luverdense-MT?
Chegou com moral ao Bragantino e vestiu a camisa 10 na estreia. Sem corresponder jogando de forma mais ofensiva, passou a atuar mais recuado com a 8, mas de novo não empolgou. Na despedida do time no Paulistão, onde o clube terminou rebaixado, foi expulso após duas entradas violentas. Nos bastidores, Muralha foi criticado por suposta falta de entrega nos treinos e em campo. Foi afastado e deve disputar a Série B pelo Luverdense-MT.


Rodolfo Coritiba (Foto: Divulgação/ Site oficial Coritiba) 


 Rodolfo: Coritiba
Teve poucas chances de jogar no Coxa desde que chegou e passa mais tempo no banco de reservas do que em campo. Na última partida, contra a Chapecoense, na estreia do clube no Brasileirão, o meia substituiu Negueba, mas não mudou o panorama do jogo.



Mattheus flamengo  (Foto: Pedro Martins / AGIF)


 Mattheus: Estoril-POR

A situação de Mattheus no Estoril, 12º colocado do Campeonato Português, não é das mais fáceis. Ele foi relacionado para poucos jogos até aqui e disputou dois deles, sempre saindo do banco de reservas. O contrato do filho de Bebeto por lá vai até junho, e o compromisso com o Flamengo termina em maio do ano que vem. Uma das grandes promessas da base, ainda tenta se firmar.




Adryan: Leeds United-INGAdryan só foi relacionado para quatro duelos em 2015, tendo jogado dois deles: um como titular e outro saindo do banco. Na passagem geral pelo Leeds, foram 13 partidas, nenhum gol marcado e o prêmio de "melhor simulação de 2014". Assim como Mattheus, tem contrato por lá até junho, e o compromisso com o Fla vai até março de 2016.





Rafinha, atacante do Atlético-GO (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)



 Rafinha: Atlético-GO
Ainda não desequilibrou como a torcida do Dragão esperava, mas participou de todas as 17 partidas do time neste ano, sendo 14 como titular e três como reserva. O meia marcou três gols até aqui e já atuou tanto mais recuado, auxiliando na armação da equipe, como mais avançado, centralizado no meio ofensivo.





Bruninho Flamengo e Asa (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)


Bruninho: do XV de Piracicaba-SP ao Luverdense?
Contratado pelo XV de Piracicaba como um dos principais reforços para o Paulistão, o atacante decepcionou. Em nove jogos, sequer marcou gol. Após a eliminação nas quartas de final diante do campeão Santos, os atletas foram dispensados, e o vínculo de Bruninho com a equipe piracicabana se encerrou. Deve ser repassado ao Luverdense-MT para a Série B.





Thomás Ponte Preta entrevista (Foto: Fernando Cesarotti) 
Thomás: da Ponte Preta ao Seattle Sounders
Começou bem na Ponte em 2014, mas terminou a Série B como coadjuvante. Após ter o contrato esticado, decepcionou em 2015, a ponto de o técnico Guto Ferreira cobrar publicamente uma mudança de postura do atleta. Fora dos planos para o Brasileirão, acertou com o Seattle Sounders, clube que disputa a MLS, dos EUA.







Jogadores como Amaral (Vitória), Fernando (Bragantino, chance de ir para o Volta Redonda), e Igor Sartori (Bragantino, acertando com o RB Brasil-SP) têm contrato com o Flamengo somente até o fim de 2015, por isso não entraram na lista acima. Já o atacante Negueba, que tem sido titular no Coritiba, foi transferido em definitivo para o clube paranaense e não tem mais contrato com o Fla. O Rubro-Negro cedeu o jogador e ficou com parte de seus direitos econômicos, enquanto o Coxa ficou com os direitos federativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário