segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Bicampeão, Cruzeiro deve assumir a ponta do Ranking Nacional de Clubes e o Mengão em terceiro



Bicampeão brasileiro, o Cruzeiro deverá assumir também a liderança no Ranking Nacional de Clubes que será divulgado na CBF após o fim da temporada. A pontuação referente ao título, além do vice-campeonato da Copa do Brasil, fez com que o time celeste somasse 6400 pontos em 2014 (800 do título, mais 480 do vice-campeonato, multiplicado por 5), e chegasse a 15.328 pontos, pulando da oitava para a primeira posição.

Em segundo lugar, segue o Corinthians, que ainda não tem uma pontuação definida. Caso seja terceiro colocado no Brasileirão, somará 14.880 pontos. Se ficar na quarta posição, terá 14.680 pontos. O Flamengo, também sem pontuação definida, se mantém em terceiro, podendo, dependendo da sua posição na tabela, ir de 14.578 a 14.658 pontos.

O Grêmio, antigo líder, deve perder pontos com a eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil diante do Santos e ocupará a quarta posição, podendo variar de 13.992 até 14.072 pontos. Em quinto lugar deve figurar o Santos, que pode variar entre 13.450 e 13.570 pontos.

Os critérios para a definição do ranking são as campanhas das equipes na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro nas últimas cinco temporadas. O peso para cada ano é diferente, com a pontuação de 2014 sendo multiplicada por cinco. O campeão brasileiro ganha 800 pontos, o vencedor da Copa do Brasil, 600, e há também pontuações para as Séries B, C e D.

Além de definir a vaga automática para as oitavas de final, o Ranking Nacional de Clubes tem influência no sorteio dos confrontos a partir das oitavas de final, com as equipes melhores colocadas indo para o mesmo pote dos que disputaram a Libertadores, e evitando, teoricamente, confrontos mais complicados.
Confira a tabela com os cinco primeiros colocados:


tabela - ranking nacional de clubes (Foto: GloboEsporte.com)Cruzeiro deve assumir a liderança do Ranking Nacional de Clubes (Foto: GloboEsporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário