quarta-feira, 10 de julho de 2013

Por perdão de dívidas de clubes, Marin e aliados 'fogem' de Romário




Marin e Romário (Foto: Beto Oliveira/Camara Federal)Um jantar no apartamento do deputado Jovair Arantes, na noite da última terça-feira, em Brasília, reuniu diversos deputados federais em torno do presidente do Comitê Organizador Local da Copa (COL) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin.

No encontro, os parlamentares e o cartola alinharam as bases do Proforte, novo programa federal voltado para o perdão de dívidas de clubes e entidades esportivas. A ideia é que o projeto seja uma Medida Provisória (MP), e não um Projeto de Lei. A manobra faria com que o tema não precisasse passar pela Comissão de Turismo e Desporto (CTD), presidida por Romário, notório opositor de Marin. Uma minuta do texto foi apresentada por Vicente Cândido (PT-SP), que também foi relator da Lei Geral da Copa.

Com a MP, a matéria seria votada no Plenário da Câmara, e a tendência é que o governo indique um relator da base aliada.

- A ideia é fecharmos isso até agosto. Vamos buscar pesar os prós e os contras e ouvir opiniões de todos os lados, inclusive do Romário, que é um adversário da CBF. A Câmara não pode imaginar que não pode contribuir com o futebol brasileiro - disse Jovair Arantes, em entrevista ao LANCE!Net.

Quando informado do encontro, o deputado Romário (PSB-RJ) demonstrou surpresa, mas não perplexidade com o movimento da bancada da bola. Para o ex-jogador, que é contra o perdão das dívidas, o tema é de interesse da sociedade civil, e que a aprovação do Proforte representa, na verdade, um passo no projeto de perpetuação de poder de Marin e Del Nero.

- Eles vão querer aprovar isso no peito. Não passar pela Comissão não é um ato contra mim, mas contra a população. A CBF é corrupta e o Marin é um dos maiores ladrões do Brasil - disparou Romário ao L!Net.

As reuniões informais deste grupo, que também incluem o vice da CBF, Marco Polo Del Nero, e Vandenbergue Machado, diretor de Assessoria Parlamentar da CBF,  tem sido cada vez mais frequentes, mas nunca ocorrem no ambiente do Congresso. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, já participou das reuniões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário