sexta-feira, 19 de abril de 2013

Artilheiro do Ano: 'brocador' Hernane faz três gols e pula para sexto



Hernane comemora, Flamengo x Remo (Foto: Wagner Meier/Agência Estado)
Depois de um início de ano fulminante marcando diversos gols na Taça Guanabara, o atacante Hernane, do Flamengo, caiu de rendimento. Sem conseguir marcar, chegou até a amargar o banco de reservas. Mas na última quarta-feira, o 'brocador' deu a volta por cima. Ele marcou os três gols do Rubro-negro na vitória por 3 a 0 sobre o Remo, pela Copa do Brasil, chegou aos 13 na temporada, e voltou a figurar entre os líderes do Prêmio Artilheiro do Ano. Na sexta posição, o jogador tem a companhia de ninguém menos que Neymar. O bicampeão da premiação também deixou o seu neste meio de semana, no triunfo de 2 a 0 sobre o Flamengo-PI.

O centroavante Elton, do Náutico, foi outro que reencontrou o caminho das redes. Ele marcou o único gol do Náutico no empate em 1 a 1 com o Crac, de Goiás, resultado que acabou eliminando o Timbu da Copa do Brasil. Com isso, voltou para terceira colocação ao lado de David Dener, da Desportiva Ferroviária, com 15 gols.

Já para o atual líder Giancarlo, do Ferroviário, a semana não foi das melhores. Após a derrota por 2 a 1 para o Guarany de Sobral, o artilheiro acertou sua saída do clube cearense e, por enquanto, está sem time para defender sua liderança na disputa. O destino do jogador pode ser o Vitória.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

Confira a lista de artilheiros do ano:

Prêmio Friedenreich Artilheiro do Ano 19/04 (Foto: Editoria de Arte)
 
O PRÊMIO
O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.
 
O HOMENAGEADO
Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.
 
OS VENCEDORES
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols


Montagem artilheiros Prêmio Friedenreich   (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário