quinta-feira, 28 de março de 2013

Palmeiras deixa 'surra' do turno para trás e desafia líder Flamengo no Rio


A distância que separa Flamengo e Palmeiras na tabela de classificação ainda é enorme. Mas a expectativa para o segundo clássico entre os dois clubes de camisa na recente história do NBB é completamente diferente do jogo válido pela 16ª rodada do primeiro turno. Se na "surra" por 106 a 61 do dia 19 de janeiro o time rubro-negro era líder invicto, e o Verdão amargava a vice-lanterna, com apenas duas vitórias em 15 partidas, no reencontro desta quinta-feira, às 21h, no Ginásio do Tijuca, os donos da casa terão pela frente um adversário embalado e que venceu sete dos seus últimos dez compromissos.

Já classificado para os playoffs, o Flamengo ocupa o primeiro lugar do NBB, com 55 pontos, 89,7% de aproveitamento (26 vitórias e três derrotas). O Palmeiras, 14º colocado, soma 40 pontos, 33,3% de aproveitamento (dez vitórias e 20 derrotas). O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo desta quinta em tempo real, com vídeos, a partir das 20h45m.

montagem Flamengo e Palmeiras basquete treino (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) 
Flamengo e Palmeiras se preparam para mais um clássico (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
Apesar de o Flamengo seguir na liderança e o retrospecto das duas equipes ser exatamente o mesmo nas últimas dez partidas do NBB - sete vitórias e três derrotas -, o momento do Palmeiras pode ser considerado melhor. Afinal, enquanto o time paulista praticamente se livrou do rebaixamento e sonha com uma vaga nos playoffs, a equipe do técnico José Neto sofreu seus únicos três revés na competição neste período.

- Nessa temporada do NBB cada equipe teve seu momento, e, com certeza, esse é o momento do Palmeiras. Eles venceram sete dos últimos dez jogos, têm um time mais forte do que tinham no primeiro turno e cresceram individualmente. Principalmente os três americanos, que foram fundamentais na evolução da equipe. Nós atravessamos um momentos no qual os resultados foram negativos por uma série de motivos, mas não nos abalamos. O time se reencontrou nos dois últimos jogos e sabemos o que precisamos fazer para conquistar nossos objetivos  - reconheceu o treinador do Flamengo, José Neto. 

O bom momento palmeirense, no entanto, esbarra num obstáculo que vem incomodando o assistente técnico Eran Sherzer, substituto do espanhol Arturo Alvarez - que está na Espanha resolvendo problemas com seu visto de trabalho - nos útlimos sete jogos. 

- Nossa motivação está muito alta agora. Sabemos que o Flamengo é um outro nível, e ainda não comprovamos que podemos vencer fora de casa. É um desafio pessoal. Queremos comprovar pelo menos que podemos fazer um bom jogo no Rio. Sabemos que ganhar vai ser difícil. Mas fazer um bom jogo fora de casa é o nosso objetivo - afirmou o comandante alviverde.

A três vitórias do Limeira, 12º colocado e dono da última vaga nos playoffs no momento, os jogadores da equipe paulista sabem que uma derrota no Rio a quatro jogos do fim da fase de classificação pode significar a eliminação precoce da temporada.

- É basquete, vamos tentar vencer. Temos de ir lá e jogar bem desde o começo. Não podemos começar mal e entregar muitos pontos no início. Eles têm um ótimo time, um dos melhores do campeonato. Precisamos prestar muita atenção com alguns jogadores. Vai ser um jogo difícil, mas acho que podemos nos sair bem - afirmou o ala-pivô Tyrone Curnell, de 2,03m.

Um dos destaques do time rubro-negro no NBB, com médias de 14,5 pontos e 8,5 rebotes, Olivinha aponta a confiança dos jogadores no trabalho da comissão técnica alviverde como a principal arma na mudança de comportamento do adversário do Flamengo nesta quinta-feira.

- Sabemos que será um jogo muito perigoso e completamente diferente daquele do primeiro turno. Eles cresceram na competição, ganharam confiança e ainda sonham com uma vaga nos playoffs. O fato de ser um clássico entre dois clubes dos gramados torna o clima ainda mais especial. Particularmente, eu gosto desse tipo de jogo. Acredito que a torcida deles marcará presença no Tijuca, mas tenho certeza que nosso torcedor vai comparecer em massa para nos apioar. Temos que entrar concentrados em quadra para não sermos surpreendidos - explicou o ala-pivô rubro-negro.

José Neto orienta jogadores do Flamengo no treino às vésperas do clássico contra o Palmeiras (Foto: Marcello Pires) 
José Neto orienta os jogadores do Flamengo antes do clássico contra o Palmeiras (Foto: Marcello Pires)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário