quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Em uma virada espetacular, Fla vence Penãrol pela Liga Sul-Americana


Depois de um primeiro tempo irreconhecível, o Flamengo tirou uma diferença de 26 pontos para vencer de forma espetacular o Penãrol, da Argentina, pela primeira rodada da fase final da Liga Sul-Americana de basquete. Sem seu principal jogador, o ala Marcelinho, que sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e ficará longe das quadras de cinco a seis meses, coube ao pivô Caio Torres, que anotou onze dos seus 18 pontos no último quarto, comandar a virada rubro-negra por 79 a 78 (39 a 49) sobre os tricampeões argentinos, nesta terça-feira à noite, em Corrientes, na Argentina.

O Flamengo ainda tem mais duas partidas na competição:  nessa quarta-feira (05.12), o time enfrenta o Brasília, às 21h (de Brasília), e na sexta (06.12), pega o Regatas Corrientes, às 23h10 (de Brasília). O time com melhor campanha leva o título.

Além do pivô Caio Torres, decisivo no último período, Olivinha com 23 pontos, 15 rebotes e três assistências, e Marquinhos, com 19 pontos, foram os destaques da virada sensacional do time da Gávea. O americano David Teague, com 18 pontos, foi o nome da equipe argentina.

Basquete, Peñarol e Flamengo, Liga Sul-Americana (Foto: Divulgação / FIBA) 
Benite tenta romper a defesa do americano David Teague, do Peñarol (Foto: Divulgação / FIBA)

O octacampeão carioca até que começou bem a partida e jogou de igual para igual com os argentinos até a metade do primeiro quarto. Mas num piscar de olhos o time brasileiro se perdeu em quadra, passou a se precipitar no ataque e assistiu ao Penãrol dominar os primeiros dez minutos por 29 a 17.

Se a coisa estava ruim, ficou ainda pior no segundo período. Com o americano David Teague e o ala Marcos Mata certeiros nas bolas de três pontos, os donos da casa se aproveitaram da péssma marcação rubro-negra e abriram 26 pontos de diferença, obrigando José Neto a parar o jogo. O pedido de tempo do treinador do Flamengo surtiu efeito, e a equipe carioca diminuiu o prejuízo para 20 pontos.

O Flamengo voltou muito melhor do intervalo, venceu a primeira metade do terceiro quarto por 12 a 6 e rapidamente diminuiu a vantagem argentina para 14 pontos. Sergio Hernandez pediu tempo e não poupou seus jogadores. O resultado da bronca refletiu dentro de quadra e a diferença subiu novamente para 18 pontos. Mas o time rubro-negro continuava melhor e terminou o período apenas dez pontos atrás. 

A diferença chegou a cair para oito pontos no último quarto, mas os erros do time carioca impediram que o Flamengo encostasse logo no marcador. A situação piorou quando o pivô Shilton fez sua quinta falta e foi excluído da partida a pouco mais de cinco minutos para o fim do jogo.

Quando tudo parecia perdido, o pivô Caio Torres chamou a responsabilidade, anotou 11 pontos e comandou a reação rubro-negra sobre os poderosos argentinos, que deixaram a quadra reclamando de uma falta na última jogada da partida.

Após celebrar a vitória com seus companheiros, Benite mostrou confiança na força do Flamengo para o restante da competição:

- Nós viemos aqui para conquistar o título e nos sagrarmos campeões, vencendo os três jogos. O que o Caio Torres fez neste jogo mostra a força do nosso time - disse o ala/armador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário