domingo, 2 de dezembro de 2012

Dorival pede investimento pesado: 'Fla precisa de jogadores de ponta'


Ainda não dá para falar quase nada sobre o 2013 do Flamengo. A eleição presidencial de segunda-feira vai dizer qual será o rumo do clube nos próximos três anos. Dorival Júnior, por exemplo, não sabe se o clássico deste sábado, contra o Botafogo, foi o último jogo dele no comando da equipe, apesar de ter contrato até o fim da próxima temporada. O técnico fez um diagnóstico do futebol do clube após o empate por 2 a 2 e constatou: para corrigir os erros de 2012, será preciso investir pesado.

O Rubro-Negro termina o Campeonato Brasileiro em dívida. Com apenas 50 pontos e 43,9% de aproveitamento, ocupa a 11ª posição e pode ser ultrapassado pela Ponte Preta no complemento da última rodada. No balanço de Dorival, a reformulação do elenco durante a competição tem peso importante.

- Temos consciência das dificuldades que teremos, do que teremos que superar para termos ganho de qualidade. O ano de 2012 tem de servir de exemplo para que não fiquemos parados no ano seguinte. Se olharmos por percentual, é natural que não será aquilo que gostaríamos de ter alcançado. Nós tivemos uma fase de transição dentro do campeonato, isso prejudica qualquer equipe. Assumo a responsabilidade, sempre assumi. Tivemos uma recuperação, a primeira sequência foi mais regular, com oito, nove partidas sem derrotas, mas muito pouco para o que gostaríamos. Fica aí uma base para o ano seguinte. Se não é a ideal, pode ser melhorada.

Dorival Junior Flamengo x Botafogo (Foto: Ernesto Carriço / Ag. Estado) 
Dorival Júnior orienta o time no último jogo de 2012 (Foto: Ernesto Carriço / Ag. Estado)

Em 2013, o treinador, que está no cargo há quatro meses, pretende trabalhar com no máximo 28 atletas. Segundo ele, a definição de quem será dispensado ou emprestado já ocorreu, mas mudanças podem ocorrer. Tudo depende dos reforços que serão contratados.

- Vamos ver os jogadores que chegarão para confirmar quem está saindo. Uns sairão por empréstimo. Um exemplo é o Wellington Nem, que fez um ano muito bom pelo Figueirense e esse ano fez um belo campeonato pelo Fluminense. Alguns jogadores precisam de uma sequência e essa sequência pode ocorrer em outras equipes. O Flamengo precisa de jogadores de ponta para que possa alcançar nova condição técnica e estar apto a buscar campeonatos. Esse passa a ser o objetivo a partir de agora da comissão técnica e da diretoria, fazer com que tenhamos um crescimento natural.

Até agora, o diretor de futebol Zinho só falou abertamente um nome: o meia Renato Augusto, do Bayern Leverkusen, da Alemanha. O atacante Robinho, do Milan, da Itália, demonstrou interesse de jogar no Flamengo e também pode virar um alvo.

- Acredito que o Flamengo deva investir, tem que investir para encorpar essa equipe. O Flamengo tem que voltar a disputar campeonatos, brigar por títulos. Logicamente que passa por contratações importantes. Vamos ficar nos aguardo do desfecho (da eleição), para que depois possamos identificar algumas situações pontuais e um pouco mais diretas. Até este momento estamos falando de hipóteses - afirmou Dorival.

O grupo do Flamengo entrou de férias neste sábado e vai se reapresentar no dia 3 de janeiro para pré-temporada no Ninho do Urubu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário