quinta-feira, 12 de julho de 2012

Globo antecipa renovação e clubes recebem bônus milionário

Em negociações há mais de duas semanas com os 12 principais clubes do Brasil, a TV Globo articulou a prorrogação do contrato de transmissão do Campeonato Brasileiro por mais dois anos. E a assinatura até 2017 renderá a cada um, à título de bonificação, R$ 30 milhões.

Os quatro do Rio de Janeiro, mais os quatro de São Paulo e o Atlético-MG já aceitaram a proposta e a previsão de recebimento das luvas é já para a próxima semana.

O Flamengo foi um dos últimos a acertar os detalhes de seu acordo na segunda-feira após uma reunião de um diretor da alta cúpula na sede da emissora.

As conversas tiveram início após assembleia da CBF realizada no dia 29 de junho na sede da instituição, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esporte, estava presente no encontro.

Depois da reunião, enquanto José Maria Marin, presidente da CBF, e Marco Paulo Del Nero, vice, davam coletiva, o executivo se reuniu com o presidente do Internacional, Giovanni Luiggi. O primeiro contato com os demais presidentes de clubes sobre este assunto também aconteceu nesse mesmo dia.

A TV Globo também se já mexe nos bastidores, visando a renovação dos contratos dos Estaduais. Os contratos pela transmissão dos Campeonatos locais do Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, terminam em 2015. A emissora teme o avanço da Fox sobre as competições nacionais. Essa intenção já foi, inclusive, tornada pública pelo presidente da empresa no Brasil recentemente.

Formatos

Clube dos 13

Até o ano passado, os contratos de transmissão do Campeonato Brasileiro eram intermediados pelo Clube dos 13. Depois de um longo processo no Cade, que resultou numa licitação fracassada do C13, os clubes passaram a negociar diretamente com a TV Globo. Na época, a Record chegou a fazer ofertas aos clubes, que alegaram know-how e visibilidade para os patrocinadores maior com a emissora carioca.

Direto

O primeiro a assinar com a Globo foi o Grêmio. Todos os contratos originais iam até 2015, um ano a mais do que costumava ser. Até 2011, os acordos eram por três anos. Além do prazo, a Globo também acabou com a divisão de cinco clubes que ganhavam mais - Flamengo, Corinthians, vasco, Palmeiras e São Paulo. Hoje, é o Flamengo quem recebe mais, seguido de perto pelo Corinthians.


Nenhum comentário:

Postar um comentário