sábado, 29 de outubro de 2011

Luxa: ‘Fizemos grandes clássicos, mas largamos pontos importantes’


chamada carrossel vanderlei luxemburgo  flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
A sete rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Flamengo se vê distante cinco pontos do líder (57 contra 52) e em desvantagem no número de vitórias em relação aos principais concorrentes ao título e vagas na Libertadores - este é o primeiro critério de desempate. Em quarto lugar, o Rubro-Negro venceu 13 partidas até agora. vasco, Corinthians (55 pontos) e Fluminense (50) venceram 16 cada. O Botafogo (52 pontos) venceu 15, enquanto o São Paulo (49) tem 13 triungos, e o Inter (48) venceu 12.

Dos times que estão à frente, a equipe de Vanderlei Luxemburgo só vai ter o confronto direto exatamente com os vascaínos, na última rodada. Para não correr riscos de deixar o G-5 na reta final, é bom que o Rubro-Negro engorde a conta com o máximo de pontos. Luxa lamenta que o Fla não tenha acumulado gordura ao longo da competição, especialmente por ter se saído bem em jogos contra os concorrentes.

- Todos nessa reta final têm de ganhar, não tem jeito. Deixamos escapar a chance de guardar uma gordura. Conseguimos vitórias importantes nos grandes enfrentamentos, mas perdemos pontos quando não era permitido. Perdemos pontos para o Bahia lá e aqui (empate por 3 a 3 e derrota por 3 a 1), para o Atlético-GO aqui (derrota por 4 a 1). Fizemos grandes clássicos, mas largamos pontos importantes, que podem fazer falta. Se acontecer algo, não foi por causa dos clássicos. Não basta ganhar só os grandes jogos, só isso não ganha campeonato.

No primeiro turno, o Flamengo empatou sem gols com o vasco. Contra o Corinthians, empate no Rio e derrota por 2 a 1 em São Paulo. Contra o Botafogo, dois empates: 0 a 0 e 1 a 1. Nos Fla-Flus, duas vitórias: 1 a 0 e 3 a 2. Mesmo desempenho que teve contra o São Paulo: 1 a 0 no Engenhão e 2 a 1 no Morumbi. Contra o Inter, empate por 2 a 2 no Beira-Rio. O segundo jogo contra o Colorado será na penúltima rodada.

Por outro lado, o Rubro-Negro vacilou feio em alguns momentos. Os pontos mais críticos deixados pelo caminho: derrotas para Atlético-GO, Bahia e Atlético-PR em casa. Também empatou com o Ceará como mandante (1 a 1) e não aproveitou o momento ruim do Palmeiras para vencer no Engenhão (também 1 a 1). Houve também o empate por 3 a 3 com o Bahia, em Salvador, na terceira rodada. A equipe carioca vencia até os 44 minutos e permitiu a igualdade.

É por essas e outras que a partida contra o Grêmio tem caráter decisivo. O jogo vai marcar o reencontro de Ronaldinho com a magoada torcida tricolor. Ninguém por lá engoliu a opção dele pelo Flamengo, já que o clube que o revelou estava de portas abertas. O confronto será às 16h (de Brasília), no Olímpico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário